TRT19 é destaque no Plano Estratégico da Justiça do Trabalho

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) foi destaque no Relatório de Resultados do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho em 2018 ao alcançar a melhor pontuação na meta 13, que mede o Índice de Alcance das Metas (IAM). No levantamento, o Tribunal atingiu 75 pontos dos 78 possíveis.

O IAM avalia o grau de cumprimento das metas no plano, atribuindo como satisfatório o alcance de pelo menos 80% da pontuação máxima (78 pontos). Esse percentual determina a efetividade do desempenho do TRT no Plano Estratégico da Justiça do Trabalho.

No relatório de resultados do ano passado, 11 tribunais pelo menos 80% de efetividade; três ficaram entre 72% e 79,99%; e sete entre 64% e 71,99% de efetividade. Apenas três obtiveram índice inferior a 64%.

De acordo com a presidente do TRT da 19ª Região (AL), desembargadora Anne Helena Fischer Inojosa, o bom desempenho é fruto do elevado compromisso de magistrados e servidores em não só cumprir os rumos traçados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo CSJT, mas também em atender os anseios do jurisdicionado.

“Não se trata apenas de cumprir metas por cumprir. Não procuramos apenas atingir números. Esse resultado significa que conseguimos julgar os processos com mais rapidez; reduzir o número de processos aguardando julgamento; melhorar a governança e a gestão administrativa do Tribunal como um todo”, afirmou.

Ações Executadas pelo TRT da 19ª Região

Segundo o secretário de Gestão Estratégica do TRT, Victor Rezende Dorea, o tribunal promoveu diversas ações para obter um bom desempenho nas metas. Entre as medidas, vale a pena mencionar a criação do Programa Mérito de Produtividade de 1º e 2º graus, que premia as unidades que se destacam no cumprimento das metas nacionais.

Outra medida adotada pelo tribunal é o encaminhamento mensal do desempenho dos gabinetes dos desembargadores e de todas as Varas do Trabalho para que as unidades possam acompanhar a evolução das atividades, permitindo ações individualizadas nas metas com desempenho insuficiente.

O TRT da 19ª Região também promoveu reuniões da Comissão de Avaliação da Estratégia direcionadas ao encontro de soluções para o desempenho insatisfatório de alguns indicadores e aproximou as equipes da Secretaria de Gestão Estratégica, da Corregedoria, da Secretaria Judiciária, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Presidência. Outra ação foi a parceria com a Corregedoria Regional do Trabalho para que os resultados das metas sejam apresentados durante as correições ordinárias.

Outro fator de elevação dos resultados destacados pelo secretário de Gestão Estratégica é o monitoramento periódico realizado pela Diretoria-Geral, que compartilha com as unidades administrativas as carências apontadas pelos órgãos de controle interno e externo quanto às metas referentes à governança e à gestão administrativa.

Metas para 2019

O gestor explica que, para este ano, a Comissão de Avaliação da Estratégia do TRT da 19 Região (AL) estabeleceu como meta atingir ou superar os resultados obtidos em 2018. “Essa medida, embora extremamente desafiadora, visa estimular as Varas do Trabalho e os gabinetes de desembargadores a continuar com o ótimo desempenho verificado no ano anterior”, explica.

De acordo com o secretário, ser destaque na Meta 13 é reflexo de boa governança institucional, gestão orçamentária eficiente, boa prestação jurisdicional e alto índice de julgamento, especialmente por meio da conciliação.

Série de matérias 

Com o objetivo de divulgar as ações executadas pelos TRTs e promover o compartilhamento de informações relevantes para que toda a Justiça do Trabalho alcance as metas estabelecidas no Plano Estratégico, o CSJT está produzindo uma série de matérias sobre os Tribunais Regionais do Trabalho que foram destaque no Relatório de Resultados de 2018.

Acessos: 0

O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
24 2
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
26 91
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
40 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
14 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6