
Veja quem estará no impresso
Servidores da JT, JE e JF estão entre os mais votados.
Há mais de cem dias em regime de trabalho remoto, os índices divulgados semanalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelam que servidores e magistrados do Poder Judiciário da União (PJU) não pararam, pelo contrário, organizaram o tempo e a nova rotina para manter ou até superar a produtividade, em relação ao presencial.
Entre os dias 22 e 28/6, o Judiciário Federal destinou mais de R$ 5 milhões para o combate da pandemia do novo coronavírus. No mesmo período, 173 mil decisões foram proferidas, com destaque para o TRF4, TRF2 e TRT2 que figuram nas três primeiras posições do relatório divulgado pelo CNJ. O número total das 15 semanas em regime de teletrabalho é significativo: 2.598.283 milhões de decisões e mais de 6 milhões de despachos.
Atualmente, apenas os servidores que prestam funções primordiais têm atuado de maneira presencial nos órgãos do PJU, fato que resultou na queda do consumo de itens como papel, água e energia elétrica. De acordo com o CNJ, em publicação no Instagram, é provável que algumas mudanças tornem-se permanentes, visando a sustentabilidade e a redução dos custos, a exemplo de realização de eventos on-line e uma ampliação do teletrabalho.
Trabalhar em casa, antes da pandemia causada pelo Covid-19, era uma opção disponível para quem requisitava a modalidade de teletrabalho ao órgão de origem, principalmente por motivações pessoais. A partir de agora, por conta do isolamento social e da quarentena, a experiência atípica fará parte das histórias de vida de quase todos os servidores do Judiciário.
“Com a mudança abrupta, os colegas tiveram que compreender como balancear a rotina de trabalho com as outras atividades pessoais e familiares. O resultado é visto em todos os balanços publicados, mas temos que prestar atenção também na saúde mental dos servidores e na manutenção dos subsídios, já que é uma situação atípica de trabalho remoto. Por isso, somos solidários aos nossos associados que se dedicam ao trabalho durante uma pandemia e, de maneira hercúlea, não deixam a Justiça parar”, diz o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente.
Associados compartilham impressões do teletrabalho
Sem o deslocamento diário entre a casa e o trabalho, para alguns associados foi possível otimizar o dia a dia, incluir novas atividades e descobrir outras potencialidades, inclusive artísticas. Antônio Carlos Lessa, do TRT3, por exemplo, começou a compor músicas e até lançou um clipe com temática bem atual.
Confira o post no Espaço Cultural
A servidora do TRT4, Renata Wolff, compartilhou sua percepção do teletrabalho logo no começo da experiência, no mês de março. Agora, ela destaca uma das vantagens de trabalhar “de casa”, entre elas, a liberdade para organizar o tempo.
“Retirada a quantidade de tempo destinada a deslocamentos e outras tarefas (aliás, é impressionante o tempo gasto nelas, agora que se pode notar concretamente a diferença) que, com a permanência integral em casa, tornam-se ausentes, ter o dia à disposição para dividi-lo entre mais de uma atividade profissional, educacional, etc., tem se revelado muito conveniente. Podem-se intercalar as várias demandas sem prejuízo de que, ao final da jornada, estejam todas atendidas, fazendo proveito dos horários mais produtivos mentalmente sem que necessariamente coincidam com aqueles que seriam do trabalho presencial. Isso, claro, é uma percepção pessoal a partir das minhas (privilegiadas, há que se ressaltar) circunstâncias, e sempre ressalvo que o contexto macro é de profunda angústia social e política”, diz Renata, que também é escritora e se dedica a um mestrado em Escrita Criativa na na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Leia mais depoimentos sobre teletrabalho
Também está atuando remotamente? Compartilhe a notícia com os colegas de trabalho e acompanhe o conteúdo especial sobre a Covid-19 no site da ANAJUSTRA Federal.
Acessos: 0
Seminário de Integração no TRE-PI
No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.
O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.
A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.
💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.
#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
Quer mudar de cidade, tribunal ou área no Judiciário? ⚖️
O Mural de Permutas e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal pode ser o primeiro passo para a sua mudança!
🔹 Quase 400 cadastros ativos
🔹 Alertas automáticos para associados
🔹 Busca por tipo, cargo, ramo e especialidade
🔹 Totalmente gratuito e válido por 1 ano
💻 Milhares de acessos mostram como essa ferramenta conecta servidores de todo o Brasil e facilita oportunidades de mobilidade.
Não perca tempo! Cadastre-se e aumente suas chances de realizar a mudança que deseja.
👉 anajustrafederal.org.br > Mural de Permutas e Redistribuição
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorfederal #vidadeservidor #justiciafederal #permuta #judiciáriofederal #mobilidadefuncional
🔑 Não sabe como acessar o Clube de Vantagens?
É muito simples: use o mesmo CPF e senha do site principal.
👉 E tem mais: agora seus dependentes também podem aproveitar os descontos com o Login VIP!
Basta cadastrá-los na área restrita e cada um cria o próprio login para acessar a plataforma.
💰 São mais de mil convênios e serviços que ajudam você e sua família a economizar no dia a dia!
Já cadastrou seus dependentes? Conta para gente nos comentários!
#ClubeDeVantagens #ANAJUSTRAFederal #Benefícios
Entre os dias 26 e 29 de agosto, a Justiça Federal no Piauí realizou o V Encontro de Diretores de Secretaria de Vara, reunindo magistrados, diretores e servidores para debater gestão estratégica, inovação tecnológica e saúde mental.
Com o tema “Inteligência Artificial, Gestão Estratégica e Liderança Transformadora”, o evento contou com painéis, oficinas e workshops que ampliaram conhecimentos e fortaleceram a integração entre colegas da Justiça Federal.
A ANAJUSTRA Federal marcou presença apoiando a iniciativa e participando da entrega de brindes aos participantes, reforçando seu compromisso com a valorização dos servidores do Judiciário. 💙⚖️
Veja nos cards
#anajustrafederal #justicafederal #inteligenciaartificial #pju
No próximo dia 5 de setembro, o TRT-12 realiza o evento “Incluir TRT-12: diversidade, acessibilidade e arte para uma sociedade equitativa”.
Com programação cultural e palestras conduzidas por pessoas com deficiência, o encontro será um espaço de representatividade, equidade e inclusão.
A ANAJUSTRA Federal apoia esta iniciativa e reforça seu compromisso com ações que promovem diversidade e acessibilidade no Judiciário.
📍 Plenário do TRT-SC
🕐 Das 13h30 às 18h
👩💻 Participação presencial e online
#inclusao #acessibilidade #diversidade #trt12 #anajustrafederal
Vamos à memória que mais marcou nossa associada Jamille Ipiranga de Lima, do TRT7, e está no mês de setembro do calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal.
→ “Memórias do Judiciário” foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Arrasta pro lado e conheça a memória de Jamille.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal