CALENDÁRIO 2026 

Amizade após os 50 anos é chave para saúde e bem-estar 

Servidores contam histórias de amizades criadas há décadas. 

O Brasil está envelhecendo e rapidamente. Segundo o IBGE, mais de 32 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, cerca de 15% da população. Até 2050, essa proporção deve dobrar. Com esse cenário, cresce também a preocupação com o bem-estar emocional e social na maturidade, especialmente diante do aumento dos casos de solidão e isolamento. 

Uma pesquisa do Datafolha (2022) revelou que mais de um terço dos brasileiros com 60 anos ou mais se sentem frequentemente sozinhos. O dado acende um alerta: o isolamento em idades mais avançadas não é apenas uma questão emocional — ele está ligado a problemas de saúde física, mental e à redução da expectativa de vida. 

Por outro lado, os especialistas são unânimes: manter amizades e vínculos sociais sólidos após os 50 anos pode transformar o processo de envelhecer. 

Estudos da Fiocruz mostram que idosos que mantêm relações de amizade ativas têm até 40% menos risco de desenvolver depressão. Os benefícios também se estendem ao corpo: manter laços sociais fortalece o sistema imunológico, reduz a pressão arterial e melhora a disposição. 

Essas descobertas brasileiras se somam a dados internacionais. Uma revisão da Brigham Young University, que analisou mais de 300 mil pessoas, concluiu que relações sociais fortes podem aumentar a expectativa de vida em até 50%. 

A tradicional Harvard Study of Adult Development, que há 80 anos acompanha a vida de centenas de pessoas, também aponta que a qualidade das relações interpessoais é o principal fator de felicidade e saúde a longo prazo — mais do que dinheiro, fama ou até mesmo genética. 

Segundo especialistas, após os 50 anos, a amizade também ganha um novo valor simbólico: ela representa escolha, afeto mútuo e continuidade. Diferente de relações familiares, os amigos nessa fase da vida são selecionados com base na afinidade, apoio emocional e no prazer da convivência. 

Amigas há 50 anos 

E, se ter amigos depois dos 50 é bom, imagina ter uma amiga há 50 anos. A servidora Clelia Yara Bon Engel, reencontrou uma amiga da adolescência (Margarida Rodrigues) ao entrar no TRT2, em 1982. Elas trabalharam juntas por alguns anos e, hoje, aposentadas, ainda encontram tempo para se encontrarem.  

O relato de Clelia está publicado no hotsite da campanha do calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal, onde há histórias de muitas amizades de longa data. É o caso de um grupo de cinco servidoras da JCJ de Santa Cruz do Sul -RS, do TRT4, que se conhecem desde os anos 80.  

Na participação, enviada por Janine Griebel, ela conta que “mesmo estando aposentadas há mais de 20 anos”, elas “ainda se reúnem, periodicamente, para celebrar a amizade construída no período em que atuaram naquela Vara do Trabalho. Os laços de amizade são tão fortes que os anos de inatividade não afastaram o sentimento de carinho, respeito, cuidado de uma com a outra”.  

Esses encontros, assim como ligar para aquele amigo de longa data ou enviar um meme, são atitudes simples que podem fazer grande diferença na vida de todo mundo, especialmente, na saúde de cada um. Certifique-se de fazê-las.

 

A primeira foto mostra o grupo de amigas do TRT4 e a segunda traz Clelia e Margarida em um encontro.

Participe 

Você tem um amigo de longa data que fez no Judiciário? Conte pra gente! A campanha do calendário segue aberta até o dia 8/8 e todos os associados podem participar. 

Acesse o hotsite, conte sua história e anexe uma foto sua e do seu amigo em momento marcante e envie.  

O processo de pré-seleção e votação das 12 melhores participações será como nos anos anteriores. Haverá uma pré-seleção e até 36 participações irão para votação do público entre 12 e 29/8, quando mais votadas serão conhecidas. 

Acessos: 434

FELIZ DIA DOS PAIS! 💙 No Judiciário, eles dedicam seus dias a proteger direitos, promover a justiça e cuidar da sociedade. Em casa, essa missão continua: proteger, orientar, acolher e amar.

Para homenagear esses pais que fazem a diferença dentro e fora do trabalho, preparamos uma comemoração especial. 🎁

📅 No dia 31 de agosto, vamos sortear 36 prêmios úteis e de qualidade.

Todos os associados homens e adimplentes estão concorrendo automaticamente. Não é necessário cadastro.

#DiaDosPais #ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #ServidoresDoJudiciário #MêsDosPais
13 3
🏃‍♀️ Mais uma semana para colocar a sua história em movimento!

O prazo para participar do Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 foi prorrogado até 14 de agosto, às 16h.

Com o tema “Servidores em movimento”, a campanha quer conhecer histórias de associados que encontraram na atividade física uma forma de transformar a rotina, cuidar da saúde e buscar mais equilíbrio.

Vale caminhada, corrida, musculação, dança, ciclismo, natação ou qualquer outra atividade. Mais do que mostrar o exercício, queremos saber o que mudou na sua vida depois que você começou a se movimentar.

📸 Escolha uma foto em boa resolução
✍️ Conte sua história em até 600 caracteres
📅 Envie até 14/8, às 16h

As participações selecionadas irão para votação popular e as 12 mais votadas farão parte do calendário impresso de 2027.

Acesse o hotsite, confira o regulamento e participe!

#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
12 0
🔴 É hoje, às 19h, no YouTube!

A Reforma da Previdência já mudou as regras. A pergunta agora é: você conhece as regras vigentes e sabe como elas impactam o seu futuro?

A ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud convidam você para uma live com dois especialistas que vão esclarecer, de forma prática, os principais efeitos da reforma sobre a vida dos servidores: Amarildo Vieira de Oliveira, Diretor-presidente da Funpresp-Jud, e Jurandir Sell Macedo, Doutor em Finanças Comportamentais

Na conversa, eles vão explicar os impactos das regras vigentes na aposentadoria, na pensão por morte, na incapacidade permanente, na proteção da renda e no planejamento financeiro.

Hoje, 6/8
Às 19h

Ao vivo no YouTube da ANAJUSTRA Federal e no Instagram.
Esperamos você!

Comente “live” e receba o link para assistir no YouTube!
11 0