CALENDÁRIO 2026 

Amizade após os 50 anos é chave para saúde e bem-estar 

Servidores contam histórias de amizades criadas há décadas. 

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Brasil está envelhecendo e rapidamente. Segundo o IBGE, mais de 32 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, cerca de 15% da população. Até 2050, essa proporção deve dobrar. Com esse cenário, cresce também a preocupação com o bem-estar emocional e social na maturidade, especialmente diante do aumento dos casos de solidão e isolamento. 

Uma pesquisa do Datafolha (2022) revelou que mais de um terço dos brasileiros com 60 anos ou mais se sentem frequentemente sozinhos. O dado acende um alerta: o isolamento em idades mais avançadas não é apenas uma questão emocional — ele está ligado a problemas de saúde física, mental e à redução da expectativa de vida. 

Por outro lado, os especialistas são unânimes: manter amizades e vínculos sociais sólidos após os 50 anos pode transformar o processo de envelhecer. 

Estudos da Fiocruz mostram que idosos que mantêm relações de amizade ativas têm até 40% menos risco de desenvolver depressão. Os benefícios também se estendem ao corpo: manter laços sociais fortalece o sistema imunológico, reduz a pressão arterial e melhora a disposição. 

Essas descobertas brasileiras se somam a dados internacionais. Uma revisão da Brigham Young University, que analisou mais de 300 mil pessoas, concluiu que relações sociais fortes podem aumentar a expectativa de vida em até 50%. 

A tradicional Harvard Study of Adult Development, que há 80 anos acompanha a vida de centenas de pessoas, também aponta que a qualidade das relações interpessoais é o principal fator de felicidade e saúde a longo prazo — mais do que dinheiro, fama ou até mesmo genética. 

Segundo especialistas, após os 50 anos, a amizade também ganha um novo valor simbólico: ela representa escolha, afeto mútuo e continuidade. Diferente de relações familiares, os amigos nessa fase da vida são selecionados com base na afinidade, apoio emocional e no prazer da convivência. 

Amigas há 50 anos 

E, se ter amigos depois dos 50 é bom, imagina ter uma amiga há 50 anos. A servidora Clelia Yara Bon Engel, reencontrou uma amiga da adolescência (Margarida Rodrigues) ao entrar no TRT2, em 1982. Elas trabalharam juntas por alguns anos e, hoje, aposentadas, ainda encontram tempo para se encontrarem.  

O relato de Clelia está publicado no hotsite da campanha do calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal, onde há histórias de muitas amizades de longa data. É o caso de um grupo de cinco servidoras da JCJ de Santa Cruz do Sul -RS, do TRT4, que se conhecem desde os anos 80.  

Na participação, enviada por Janine Griebel, ela conta que “mesmo estando aposentadas há mais de 20 anos”, elas “ainda se reúnem, periodicamente, para celebrar a amizade construída no período em que atuaram naquela Vara do Trabalho. Os laços de amizade são tão fortes que os anos de inatividade não afastaram o sentimento de carinho, respeito, cuidado de uma com a outra”.  

Esses encontros, assim como ligar para aquele amigo de longa data ou enviar um meme, são atitudes simples que podem fazer grande diferença na vida de todo mundo, especialmente, na saúde de cada um. Certifique-se de fazê-las.

 

A primeira foto mostra o grupo de amigas do TRT4 e a segunda traz Clelia e Margarida em um encontro.

Participe 

Você tem um amigo de longa data que fez no Judiciário? Conte pra gente! A campanha do calendário segue aberta até o dia 8/8 e todos os associados podem participar. 

Acesse o hotsite, conte sua história e anexe uma foto sua e do seu amigo em momento marcante e envie.  

O processo de pré-seleção e votação das 12 melhores participações será como nos anos anteriores. Haverá uma pré-seleção e até 36 participações irão para votação do público entre 12 e 29/8, quando mais votadas serão conhecidas. 

Acessos: 336

Fim de ano e as contas apertando? ✨

Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:

✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis

Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.

Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.

#anajustrafederal #financas #pju
10 0
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
73 26
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
9 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
16 0