CALENDÁRIO 2026

Quem tem amigos é mais feliz e pode viver mais, apontam estudos

Manter relações de amizade ajuda a proteger o cérebro de doenças que costumam aparecer na velhice.

“A amizade sincera é um santo remédio, um abrigo seguro.” O trecho, tirado de uma música de Renato Teixeira, é um resumo do que uma verdadeira amizade pode significar: saúde, alegria, conforto. Algumas pessoas querem ter “um milhão de amigos”, como diz outra música. Já outros, preferem manter os poucos e bons. Mas tem uma coisa que todos – ou quase todos – concordam. Estar perto dos amigos faz a vida ser mais completa.  E embora a afirmação pareça apenas mais uma frase de efeito formada pelo senso comum, trata-se de uma informação cientificamente comprovada.

Pesquisas apontam que a amizade é capaz de nos fazer mais felizes do que ter um bom emprego, ser feliz na carreira ou até mesmo conseguir a tão almejada segurança financeira.

Um estudo realizado na Universidade de Harvard investigou, durante 75 anos, qual o segredo da felicidade. A pesquisa estudou mais de 700 pessoas divididas em dois grupos, formados por estudantes de Harvard e moradores das cidades vizinhas a Boston. Além das pessoas selecionadas, as famílias dos participantes também foram monitoradas em entrevistas realizadas a cada dois anos, exames médicos e experiências de interação com outras pessoas.

O poder do afeto

Em entrevistas sobre o tema, o psiquiatra e psicanalista Robert Waldinger – que é autor do livro “Uma vida boa” e também um dos diretores do estudo de Harvard – afirma que teve acesso a dados sobre a verdadeira felicidade e a sensação de satisfação. No TED “Do que é feita uma vida boa?”, ele lançou a pergunta “Se você hoje fosse investir no seu melhor ‘eu’ futuro, no que você colocaria seu tempo e energia”? A resposta não tem nada a ver com dinheiro, carreira ou status, mas sim com as relações pessoais.

Dentre as pessoas avaliadas no estudo, quem criou laços com outras pessoas viveu mais – e viveu melhor. O afeto compartilhado é o maior sucesso que alguém pode ter. Investir em amigos, família e amores é o melhor que você pode fazer por si mesmo (depois, é claro, de investir em si mesmo no próprio bem-estar).

Faz bem para a saúde

Laços de amizade ajudam a dominar novas habilidades sociais, resultando em uma comunicação clara, desenvolvimento de identidade e maior suporte para o autoconhecimento.

Embora atualmente as amizades estejam cada vez mais saindo do mundo real e entrando para o mundo virtual, o valor da amizade é o mesmo: evidências científicas mostram que conviver e socializar ativam áreas do cérebro que causam sensações de prazer e bem-estar, por meio da liberação de neurotransmissores como dopamina, o hormônio da felicidade, e a oxitocina, apelidada de hormônio do amor.

Além disso, manter relações sociais, proveitosas e duradouras, além de uma vida social ativa, ajudam a proteger o cérebro de doenças que costumam aparecer na velhice, como a demência.

Benefícios da amizade

1.   Longevidade: Os laços de amizade apresentam impacto benéfico no bem-estar e na saúde, contribuindo para a longevidade. Estudos afirmam que a amizade pode aumentar em 50% as chances de uma vida longa e mais saudável.

2.   Diminui o risco de doenças: Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, constataram que pessoas com forte apoio social dos amigos têm um risco reduzido de muitos problemas como depressão, hipertensão e até ajuda a regular o Índice de Massa Corporal.

3.   Amadurecimento: Amigos partilham de experiências e garantem o aprendizado, por isso, a convivência e a troca nas relações permitem o desenvolvimento de sentimentos positivos, o que é crucial para o amadurecimento.

4.   Fortalecimento do cérebro: Uma amizade verdadeira pode ajudar no fortalecimento do cérebro quando se fala de sinais de envelhecimento, contribuindo para a prevenção de doenças como o Alzheimer.

Amizades do trabalho para a vida eternizadas no Calendário

O calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal vai celebrar as amizades formadas no Judiciário. Para concorrer a um lugar no impresso, acesse o hotsite da campanha, conte a sua história, anexe uma foto de um momento especial com seu amigo e envie.  

Podem participar apenas servidores associados.

Acessos: 720

📚 Histórias que merecem ser contadas. E preservadas!

Recebemos com muita alegria um exemplar do livro Memórias da História da Justiça do Trabalho na Paraíba, de autoria do nosso associado Ocino Batista, servidor aposentado do TRT da 13ª Região. @trt13paraiba 

Na obra, Ocino percorre quatro décadas da história da Justiça do Trabalho na Paraíba, resgatando acontecimentos e experiências sob o olhar de quem acompanhou de perto essa trajetória.

E essa história com a literatura não é novidade por aqui! ❤️ Em março de 2021, contamos no nosso blog Espaço Cultural sobre sua estreia como romancista, com A Chegada da prima Vera, uma narrativa ambientada no sertão cearense.

Advogado, escritor e articulista, com publicações em diversos veículos de comunicação, Ocino segue transformando vivências e memórias em literatura.

Para nós, é uma alegria acompanhar e valorizar o talento dos nossos associados. E, desta vez, com um presente que também contribui para preservar a memória da Justiça do Trabalho.

👏 Parabéns pela obra, Ocino! E muito obrigado pelo carinho de compartilhar conosco mais esse capítulo da sua trajetória!

#anajustrafederal #espaçocultural #literatura #justiçadotrabalho #trt13
49 3