Arte ecologicamente correta
O que seria descartado, jogado no lixo também pode servir como matéria-prima para obras de arte. Essa é a idéia desenvolvida pela mostra Design e Tecnologia a serviço do ambientalismo, que está exposta no espaço Impar do jornal O Imparcial em parceira com o TRT/MA desde o dia 24 desse mês. A técnica utilizada na produção das obras é conhecida como ecodesign, pelo fato de utilizar materiais reciclados. Os trabalhos ficam expostos até o dia 09/09.
Estão expostos no local a bicicleta geradeira, katapilha, katamóvel, chave canhão d´água, vasos, papeleira ecológica, caneca durável, envelope retornável e a obra “Recicláveis e reutilizáveis: o lixo nosso de cada dia.” Também fazem parte da mostra artesanatos feitos de materiais reciclados em forma de aves típicas da região.
A exposição apresenta também produtos adotados pelo TRT e que são usados no dia-a-dia por magistrados e servidores no ambiente de trabalho. Os exemplos são a caneca durável para substituir os copos descartáveis e o envelope reutilizável feito em papel kraft natural e que pode ser usado 24 vezes cada um.
Iniciativa
Esse trabalho faz parte da Agenda Ambiental instituída pelo Tribunal Regional do Trabalho, com ações previstas para todo o ano de 2009 e está em consonância com a Recomendação nº 11/2007 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os tribunais adotem políticas públicas para um ambiente ecologicamente equilibrado. E o jornal O IMPARCIAL corrobora com a ideia.
Os trabalhos foram desenvolvidos pela Comissão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão e por artesãos locais.
Dia Internacional da Fotografia
Já no Espaço de Arte do TRT/MA está exposta a mostra de fotografia “O Mundo do Trabalho,” em comemoração ao Dia Internacional da Fotografia. Os trabalhos apresentados são frutos do I Concurso de Fotografia da Justiça do Trabalho no Maranhão. A exposição fica aberta ao público, até o próximo dia 04 de setembro.
As mesmas fotografias, em formato de banners, também fazem parte da mostra itinerante “Mundo do Trabalho”, que percorre as Varas Trabalhistas do interior do Estado.
*Com informações do TRT16
Acessos: 0