Primavera dos Museus comemorada no TRT6
O Tribunal Regional do Trabalho da 6º região comemora a Sexta Primavera dos Museus, com o evento “Canavial: narrativas simbólicas do trabalho”. Com a programação variada serão apresentadas palestras, roda de diálogo, exposição de fotografias, exibição de filmes e apresentação de mestres de coco.
A semana vai apresentar o trabalho nos canaviais do período colonial até a atualidade. Desde os séculos XVI e XVII, o Brasil é o principal produtor de açúcar do mundo. Além disso, a semana se propõe a discutir o papel dos museus.
A comemoração que teve início esta semana, contou com a presença, na abertura do evento, da museóloga do TJPE, Gabriela Severien, em uma conferência sobre a função social dos museus. A abertura também contou com a participação da responsável pela pesquisa desenvolvida na pós-graduação de história da UFPE, Vera Acioli, que apresentou o universo laboral do trabalhador de cada no Pernambuco a aprtir dos processos trabalhistas do TRT-PE. Até quinta, também são apresentadas curtas sobre a atividade laborais relacionadas à zona canavieira.
Participarão durante a semana os palestrantes Fábio Lima, representante do Minc Regional Nordeste e Teca Carlos, assessora da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), representando a Fundarpe. O encerramento contará com a participação de Zé Negão e Zé Maria, do grupo Laia (Laboratório de Intervenção Artística). Com informações do TRT6.
Acessos: 0