A Patagônia pelas lentes da servidora do TRT4
TRT4 |
Uma seleção de 37 imagens registradas por Denise Bampi sintetizam o olhar da servidora da 5ª VT de Caxias do Sul durante uma expedição fotográfica de 14 dias pela Patagônia Argentina.
A mostra faz parte da série “Turismo Internacional” e está em exposição na galeria do prédio 2 do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, nº 1432). A visitação é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, até o dia 28 de julho.
A mostra reúne olhares sobre as belezas naturais da região, que incluem a flora e fauna locais, e tem como seu ponto alto o Perito Moreno, uma das reservas de água doce mais importantes do mundo. Com cinco quilômetros de largura e cerca de 60 metros de altura, é a maior geleira do mundo em extensão horizontal.
“Ficar de frente para a imensidão do Perito Moreno… os olhos chegaram a ficar marejados com tanta beleza! Nas fotografias, tento passar um pouco desta emoção que ficará para sempre registrada em minha mente e em meu coração!”.
A Patagônia
Região do sul argentino, o termo “Patagônia” teria vindo da palavra “patagón” (pé grande), devido aos nativos que foram confundidos com gigantes. Nela vivem pouco mais de 700 mil pessoas e não menos que 2 milhões de pinguins de magalhães que, todos os anos, viajam com a corrente marítima e passam pelo Brasil. Há, também, a criação de milhões de ovelhas, principal atividade econômica da região (lã e carne).
Há pouca variedade de árvores, mas a vegetação rasteira e arbustiva é muito rica.
Ushuaia, conhecida como Cidade do Fim do Mundo, está situada na Terra do Fogo (região mais ao Sul do continente americano).
Na cidade de El Calafate estão localizados os glaciares. É a área com mais geleiras fora das zonas polares.
O Perito Moreno é considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo. Possui cinco quilômetros de largura e cerca de 60 metros de altura. É a maior geleira, em extensão horizontal, do mundo. Foi declarado patrimônio da humanidade, pela Unesco, em 1981.
Fonte: TRT4
Acessos: 0