Feira de Artes Manuais comemora Dia do Artesão no Rio de Janeiro
Começou ontem, 19, e vai até domingo, 23, a oitava edição da maior feira de capacitação em artesanato do Rio de Janeiro e uma das maiores do Brasil, a Rio Artes Manuais, em comemoração ao Dia Nacional do Artesão. Este ano a feira tem como tema central a Copa do Mundo e oferece oficinas técnicas com material gratuito para os artesãos.
Segundo o coordenador do evento, Roberto Santos, a ideia da feira é aprender a fazer a arte e a levar pronta para casa. “É o que chamamos de ‘faça e leve’”, afirmou.
No ano passado, a Rio Artes Manuais contou com 8,7 mil participantes nas oficinas e para este ano estima-se de 20 mil a 25 mil alunos. O aumento também foi percebido no número de expositores, que apresentou acréscimo de 40%.
Divulgação
A feira oferece ao artesão não somente a oportunidade de dar mais qualidade a seu produto, mas também aumenta a competitividade do setor, uma vez que muitas famílias têm hoje o artesanato como fonte de renda. Desse modo, o momento será aproveitado para que as indústrias apresentem novos produtos ao público e novas técnicas aos expositores.
No Rio de Janeiro, o Projeto Rio Ecosol seleciona grupos de artesãos de comunidades carentes, além dos que integram o Fórum de Economia Solidária, para participar da Rio Artes Manuais e outras feiras. Outros artistas são recrutados pelo Programa Rio de Janeiro Artesãos, do governo fluminense.
Este ano, mais três comunidades entraram no projeto Rio Ecosol: Morro da Coroa, em Santa Teresa, Nova Holanda, no Complexo da Maré, e Antares Palmares, na zona oeste. Com isso, chega a sete o número de regiões atendidas pelo projeto. As quatro primeiras foram Cidade de Deus, Morro do Alemão, Manguinhos e Santa Marta. Neste caso, o objetivo é capacitar os artesãos, permitindo que eles trabalhem de forma coletiva, formando redes locais, e buscar a comercialização em conjunto.
Fonte: Correio Braziliense
Acessos: 0