Feira de Artes Manuais comemora Dia do Artesão no Rio de Janeiro

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Começou ontem, 19, e vai até domingo, 23, a oitava edição da maior feira de capacitação em artesanato do Rio de Janeiro e uma das maiores do Brasil, a Rio Artes Manuais, em comemoração ao Dia Nacional do Artesão. Este ano a feira tem como tema central a Copa do Mundo e oferece oficinas técnicas com material gratuito para os artesãos.

Segundo o coordenador do evento, Roberto Santos, a ideia da feira é aprender a fazer a arte e a levar pronta para casa. “É o que chamamos de ‘faça e leve’”, afirmou.

No ano passado, a Rio Artes Manuais contou com 8,7 mil participantes nas oficinas e para este ano estima-se de 20 mil a 25 mil alunos. O aumento também foi percebido no número de expositores, que apresentou acréscimo de 40%.  

Divulgação

A feira oferece ao artesão não somente a oportunidade de dar mais qualidade a seu produto, mas também aumenta a competitividade do setor, uma vez que muitas famílias têm hoje o artesanato como fonte de renda. Desse modo, o momento será aproveitado para que as indústrias apresentem novos produtos ao público e novas técnicas aos expositores.

No Rio de Janeiro, o Projeto Rio Ecosol seleciona grupos de artesãos de comunidades carentes, além dos que integram o Fórum de Economia Solidária, para participar da Rio Artes Manuais e outras feiras. Outros artistas são recrutados pelo Programa Rio de Janeiro Artesãos, do governo fluminense.

Este ano, mais três comunidades entraram no projeto Rio Ecosol: Morro da Coroa, em Santa Teresa, Nova Holanda, no Complexo da Maré, e Antares Palmares, na zona oeste. Com isso, chega a sete o número de regiões atendidas pelo projeto. As quatro primeiras foram Cidade de Deus, Morro do Alemão, Manguinhos e Santa Marta. Neste caso, o objetivo é capacitar os artesãos, permitindo que eles trabalhem de forma coletiva, formando redes locais, e buscar a comercialização em conjunto.

Fonte: Correio Braziliense

 

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester ny
how to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheater
wife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheat
my boyfriend thinks i cheated allpaul.com i cheated on my boyfriend with a black guy
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester ny
why women cheat cheaters why married men cheat
how to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheater
i want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spouse

Acessos: 0

📍 Quer trocar de cidade, de tribunal ou de ramo no Judiciário?
O seu caminho pode começar no Mural de Permutas e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal, um dos serviços mais acessados do nosso site!
🔎 Milhares de acessos mostram o quanto essa ferramenta facilita conexões entre servidores de todo o Brasil.
📌 Quase 400 cadastros ativos.
📌 Alertas automáticos para associados.
📌 Busca por tipo, cargo, ramo e especialidade.
📌 Totalmente gratuito e válido por 1 ano.
💬 Acesse o site, cadastre-se e aumente suas chances de realizar a mudança que você deseja.
👉 anajustrafederal.org.br > Mural de Permutas e Redistribuição
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorfederal #vidadeservidor #justiciafederal #permuta #judiciáriofederal #mobilidadefuncional #novosoportunidades
7 0
CALENDÁRIO 2026 | AMIZADE do trabalho para a vida

Tem gente que se tornou amigo no primeiro dia de trabalho. Tem gente que virou amigo depois de anos no mesmo tribunal. Tem gente que virou irmão e gente que virou casal.

Não é incrível o poder da amizade? 🎁🥰

Confira todas as histórias compartilhadas no hotsite do calendário 2026 e se inspire!

🗓️ Você tem até a próxima sexta, 8/8, para enviar a sua participação e homenagear um amigo ou uma turma inteira. 

Digite “amizade” nos comentários e receba o link para participar 👇

#calendario2026 #calendarioanajustrafederal #amizade #dotrabalhoparaavida
12 2
A ANAJUSTRA Federal vai entrar com ação coletiva para isentar o Benefício Especial (BE) da cobrança de IR e pedir a restituição do que foi pago nos últimos cinco anos!

Há precedentes e parecer da AGU (Despacho nº 43/2020), confirmando a natureza compensatória da verba e reforçando o direito dos servidores à não tributação.

🧾 Quem pode participar?
Servidores associados que migraram de regime e contribuíram sobre a remuneração total.

🖊️ Como participar?
Acesse a área restrita do site e assine a autorização digital até 31/8.

🔗 Ainda não é associado?
Associe-se agora e tenha acesso a essa e outras ações, além de inúmeros benefícios.

📩 Dúvidas? Escreva para:
acoes@anajustrafederal.org.br
35 0