TRT7 inaugura bicicletários em Fortaleza e Juazeiro do Norte
Os ciclistas amadores e profissionais do TRT7 comemoraram, no início do mês de maio, a instalação de três paraciclos, um tipo de bicicletário, em dois locais na capital, no Centro de Fortaleza, no Fórum, e no anexo da sede, localizado no bairro Aldeota. O Fórum do Cariri, localizado na cidade de Juazeiro do Norte também atenderá os servidores, magistrados e público externo que utiliza a bicicleta como meio de transporte.
A iniciativa veio acompanhada da “Paraciclos de Todos” com informações fixadas nas estruturas metálicas onde as bicicletas são estacionadas. Entre as informações da campanha, os benefícios ecológicos, econômicos e relacionadas à saúde foram enumerados no cartaz, entre eles, a ausência de emissão de poluentes; o baixo custo de manutenção da bicicleta; a ausência de engarrafamentos e a melhoria da frequência cardíaca e prevenção de doenças de ossos e músculos nos adeptos do ciclismo.
Servidor Estelo Firmino de Sousa inaugura um dos bicicletários do TRT7, em Fortaleza. Crédito da foto: TRT7. |
O servidor Estelo Firmino de Sousa já utiliza a bicicleta para ir ao TRT7 e afirma que apesar de percorrer 11 km para chegar ao destino, a economia de tempo passa de meia hora para realizar o mesmo trajeto de carro.
“Moro na R. Licurgo Montenegro, no bairro Padre Andrade. Fica a uma distância de aproximadamente 11 km do trabalho. Venho pela ciclovia da Av. Bezerra de Menezes, depois pego as ruas Meton de Alencar, José Lourenço, Torres Câmara, Eduardo Garcia, Vicente Leite, e então R. Des. Leite Albuquerque. Minha motivação é para me manter em dia com a atividade física e pela economia de tempo. Com a bicicleta levo em torno de 30 a 35 minutos para chegar ao trabalho, e, quando vou de carro, o percurso chega a durar mais de uma hora.”
Orientações para os ciclistas
A bicicleta é considerada o veículo mais eficiente para percursos de até 10 km, no perímetro urbano, mas é preciso tomar alguns cuidados como: utilizar capacete e acessórios como cadeado para prender ao bicicletário. Há, ainda, os acessórios obrigatórios para trafegar na cidade, entre eles, sinalização noturna com reflexo, campainha e espelho retrovisor.
Os ciclistas precisam respeitar as regras de trânsito como qualquer outro condutor de veículo e devem evitar utilizar o celular enquanto pedalam, sinalizar ao virar à esquerda ou à direita e utilizar ciclofaixas ou ciclovias, preferencialmente.
Acessos: 0