10 museus gratuitos no Rio de Janeiro e Niterói

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Quem reside no Rio de Janeiro ou tem data marcada para visitar a “cidade maravilhosa” pode aproveitar a entrada gratuita oferecida por museus e centros culturais em diversos dias da semana. O Museus de Arte do Rio de Janeiro (MAR) e o Museu do Amanhã, por exemplo, são os mais novos e estão localizados próximos à Praça Mauá, área portuária revitalizada.

No MAR, a entrada gratuita é toda terça-feira ou último domingo do mês. Já no Museu do Amanhã, a gratuidade é oferecida apenas às terças-feiras. Caso a visita não seja viável nesse dia, é possível adquirir um passaporte para visitar o MAR e o Museu do Amanhã por R$ 32. Cada ingresso custa R$ 20 (inteira). Acesse os sites do MAR e do Museu do Amanhã para conferir as exposições permanentes e temporárias.

Arte popular

Com um acervo que ultrapassa 8 mil peças de autoria de 200 artistas brasileiros, o Museu Casa do Pontal é considerado o maior e mais significativo quando se fala em arte popular brasileira. Localizado no Recreio dos Bandeirantes, além da exposição permanente nas galerias, o museu conta com a instalação “O bunker”, de autoria dos artistas OSGEMEOS.

A entrada para a Casa do Pontal é gratuita toda terça-feira. Confira mais informações no site.

Quarta-feira gratuita

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM)

Localizado no Parque do Flamengo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) tem visitação gratuita toda quarta-feira, a partir das 12h. Além do conjunto arquitetônico com vista para a Baía de Guanabara, o acervo também chama a atenção dos visitantes: artistas como Jackson Pollock e Victor Vasarely doaram telas para o MAM. Acesse o site.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Se arquitetura também é um interesse, a visita ao MAC, em Niterói, é altamente indicada. O projeto de autoria de Oscar Niemeyer é um dos cartões postais da cidade, e o MAC oferece gratuidade toda quarta-feira ou todos os dias para quem chegar ao local de bicicleta. Confira na página do MAC mais detalhes.

Palácio do Catete

Sede do poder executivo brasileiro quando o Rio de Janeiro ainda era capital do país, o Palácio do Catete abriga o Museu da República e transpira história e política. Finalizado em 1867, o prédio e o jardim do Palácio destoam do cenário urbano da vizinhaça. A visitação sem custo pode ser feita às quartas e domingos. Consulte o site.

Catraca livre aos domingos

Para quem adora combater a monotonia do domingo, dois museus localizados na região central oferecem visitação gratuita: o Museu de Belas Artes, renomado pela acervo de arte brasileira do século XIX, e o Museu Histórico Nacional, que detém a maior coleção de cédulas, moedas e medalhas no país.

Na página dos museus de Belas Artes e Histórico é possível conferir os horários de visitação, as exposições e saber a origem arquitetônica de cada um.

Gratuitos todos os dias

Ainda na região central da cidade, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Caixa Cultural podem ser visitadas gratuitamente todos os dias. Nos dois locais serão cobradas as entradas apenas para shows, sessões de cinema e espetáculos teatrais. Confira no site do CCBB-RJ e da Caixa Cultural a programação atualizada.

Acessos: 6

Já anotou na agenda? A segunda live da parceria entre a ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud acontece na próxima terça-feira, 10/6, ao vivo, às 19h, pelo Instagram e Youtube da associação.

Na transmissão, o diretor-presidente da Fundação, Amarildo Vieira de Oliveira, vai falar do cenário previdenciário para servidores e como aproveitar as vantagens oferecidas pela Funpresp-Jud.

É a ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud unindo forças para levar informação de qualidade aos servidores do Judiciário Federal!!!

#previdencia  #servidores #funprespjud
2 0
Mudanças nos cálculos da aposentadoria por incapacidade permanente e pensão por morte. O diretor-presidente da Fundação, Amarildo Vieira de Oliveira, vai falar sobre tudo isso e muito mais na segunda live da parceria com a ANAJUSTRA Federal.

A transmissão acontece na próxima terça-feira, 10/6, ao vivo, às 19h, pelo Instagram e Youtube da associação.

Essa é sua oportunidade para entender as mudanças no cenário previdenciário e como aproveitar as vantagens oferecidas pela Fundação.

#anajustrafederal #funprespjud #servidordojudiciariofederal
22 0
CLUBE DE VANTAGENS | EDUCAÇÃO

Você sabia que a parceria entre a ANAJUSTRA Federal e a SIS Swiss International School oferece 5% de desconto na anuidade?

É isso mesmo: associados garantem condições especiais para oferecer aos filhos uma formação bilíngue, com excelência acadêmica e ambiente internacional.

✅ Ensino bilíngue (português e inglês)
✅ Metodologia moderna e multicultural

💡 O benefício é válido para associados e dependentes diretos. Aproveite!

📲 Saiba mais em https://anajustrabeneficios.com.br/ 
⠀
#anajustrafederal #benefícioexclusivo #parceriaseducacionais #sis #educaçãobilíngue #descontoemparceria #servidorpúblico #vidajudiciária
17 0
🎧 Já conhece o PodSer, o podcast do servidor?

Por aqui, a gente fala de tudo um pouco: histórias inspiradoras, bastidores do Judiciário, saúde mental, cultura, carreira e muito mais.

📍Já são 17 episódios disponíveis no Spotify, prontos pra te acompanhar no trânsito, na caminhada ou no café da manhã.

Vai lá dar o play e conta pra gente: qual tema você quer ouvir nos próximos episódios?

#podser #podcastdoservidor #anajustrafederal #anajustra #servidores #judiciáriofederal #podcastnacional
61 2