PÉS

SJPA lança programa para reduzir o sedentarismo

A ação é destinada a magistrados, servidores e demais colaboradores, com o objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas e esportivas.

Foto: Seção Judiciária do Pará

A Seção Judiciária do Pará está iniciando o Programa de Erradicação do Sedentarismo (PÉS). A ação, lançada em 17 e abril, é destinada a magistradas(os), servidoras(es) e demais colaboradoras(es), com o objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas e esportivas, promovendo mais saúde física e mental e prevenção de doenças e redução do absenteísmo. As atividades acontecerão no Terraço Roberto Benjó, localizado no 3º andar do prédio-sede da SJPA, em Belém.

A iniciativa faz parte do Programa de Bem-Estar Social (Probem) e foi regulamentado pela Portaria Diref n. 194/2025, assinada pelo diretor do Foro, juiz federal Domingos Daniel Moutinho da Conceição Filho.

No evento de lançamento do PÉS, que contou com a presença do diretor da Secretaria Administrativa (Secad), Edvan Guilherme Souza de Barros, além de diretores de Núcleos, servidoras(es), terceirizadas(os), colaboradoras(es), foram oferecidos serviços como avaliação nutricional, bioimpedância, drenagem linfática, massagem relaxante, cuidados estéticos e orientações de autocuidado.

Saúde e bem-estar

“A criação do Programa de Erradicação do Sedentarismo é um passo importante dentro da política da Justiça Federal do Pará voltada para a saúde e o bem-estar. O programa surge como uma ação estratégica para combater o sedentarismo, que está ligado ao aumento de doenças crônicas, afastamentos do trabalho e queda na qualidade de vida”, afirmou o diretor do Núcleo de Bem-Estar Social (Nubes) e coordenador do Probem, Marcelo Douglas Costa Furtado.

Segundo ele, o PÉS vai além de incentivar a prática de exercícios físicos, “pois traz uma proposta mais ampla de cuidado com a saúde física e mental de magistrados e servidores, estimulando hábitos saudáveis de forma contínua e organizada. A possibilidade de flexibilizar a jornada de trabalho, vinculada à participação nas atividades, mostra o compromisso da Administração em equilibrar produtividade e qualidade de vida”.

Marcelo Furtado também destacou que o lançamento do programa “marca o início de uma nova fase, com mais atenção às pessoas e à construção de um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e eficiente. Iniciativas como o PÉS reforçam que cuidar das pessoas é essencial para melhorar o clima organizacional e a qualidade dos serviços prestados à sociedade”.

Acessos: 67

Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.

Neste mês, conhecemos a história de Rory Cordeiro e Silva, do TRE-PR, e de Maria Ângela de Oliveira.

A amizade começou na década de 1990, na Expedição do TRE-PR, entre a rotina de trabalho, conversas, aprendizados e momentos importantes da vida. Anos depois, os caminhos voltaram a se cruzar no Laboratório de Inovação, desta vez com os papéis invertidos: Ângela tornou-se chefe de Rory.

Uma trajetória que mostra como o serviço público também é capaz de construir laços que resistem ao tempo e permanecem para toda a vida.
12 0
As férias de julho chegaram! Que tal aproveitar para viajar pagando menos?

Associados da ANAJUSTRA Federal têm condições especiais em mais de 20 hotéis no Brasil e também no exterior.

Entre eles:
📍 Windsor
📍 Blue Tree
📍 Tauá Resorts
📍 Universal Orlando Resorts
📍 Vila Galé Angra
📍 Hot Springs Resorts

Confira todos os parceiros em anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #beneficios #viagem
8 0
💊 Remédio mais barato faz diferença no orçamento.

Associados da ANAJUSTRA Federal têm acesso a descontos de até 60% OFF em medicamentos nas farmácias Drogasil e Raia.

Uma vantagem que você usa o ano inteiro e que pode gerar uma economia significativa para você e sua família.

👉 Ainda não é associado? Associe-se e aproveite este e muitos outros benefícios exclusivos.

#ANAJUSTRAFederal #ServidorFederal #JudiciárioFederal
11 0
Tem novidade chegando.

O Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 já está tomando forma e, em poucos dias, vamos revelar o tema da próxima edição.

Enquanto isso, fica um pequeno spoiler...
14 0