
Proposta exige o compartilhamento de dados sobre remuneração de servidores
O acesso aos dados terá como finalidade específica o aperfeiçoamento da…
A Comissão Especial da PEC 32/2020, da reforma administrativa, debateu ontem, 5/8, a avaliação de desempenho e a qualificação dos servidores públicos. Participaram do encontro líderes de entidades sindicais, estudiosos e representantes de governos estaduais. Os presentes criticaram as mudanças relacionadas ao assunto no texto da proposta, em especial a extinção das escolas de governo e a falta de critérios para a contratação de servidores para cargos de liderança. Defenderam, ainda, regras claras e a qualificação funcional.
“A qualificação do serviço público, ou seja, a qualidade em si do serviço público depende, em larguíssima medida, de como os líderes são escolhidos. Nesse ponto, eu chamo a atenção dos parlamentares para a mudança que será operada do inciso V do art. 37, na medida em que ele abre espaço para que agentes venham a ser arregimentados sem qualquer critério para postos técnicos. E, de alguma forma, vamos induzir a rotatividade no provimento de cargos públicos e, por via de consequência, vamos comprometer a qualidade dos serviços públicos”, destacou o presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Ismar Viana.
Reforma administrativa X Fundão Eleitoral: por que não se cortar na própria carne?
Na coluna “De olho em Brasília” de julho, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, traz uma reflexão sobre o impacto financeiro da PEC 32/2020 e a relação da proposta com o fundo eleitoral.
Manifestação de servidores contra a PEC 32/2020 marca início do segundo semestre legislativo
Ato reuniu parlamentares e representantes de entidades associativas e sindicais em Brasília (DF).
Entidades entregam manifesto a Lira contra reforma administrativa
O assunto está sendo discutido em comissão especial na Câmara dos Deputados.
Reforma administrativa: principais notícias da semana (2/8 a 6/8)
Entidades intensificam mobilização contra a PEC 32/2020.
Parlamentares contrários à PEC também demonstraram sua insatisfação com a proposta. “Qual é a proposta que existe de qualificação dos servidores nessa PEC? Eu não vi nenhuma. Eu vi muita retirada de direito, por exemplo, avaliação de desempenho para efeito de demissão, não de qualificação. A PEC se propõe a acabar com as escolas de governo, que hoje tem o papel de qualificação do servidor público. Ela desqualifica o servidor público, porque quer fazer isso para desqualificar o serviço público e, nesse sentido, privatizá-lo. Essa é a alma da PEC. Tudo é feito nesse aspecto”, asseverou o deputado Rogério Correia (PT-MG).
Os deputados defenderam a avaliação de desempenho, mas apontaram irregularidades nos termos propostos na norma. “A avaliação de desempenho todos nós somos favoráveis. Ela já existe na Constituição. E todo servidor é a favor de que haja avaliação de desempenho. Agora, a avaliação de desempenho é exatamente para qualificar o servidor e não para demiti-lo. Não há como falar em desempenho e qualificação sem planejamento e definição de objetivos. Como vou avaliar o servidor se eu tenho uma administração pública que não define claramente quais são os objetivos que quer alcançar?”, destacou o parlamentar.
“Sobre a avaliação de desempenho e qualificação dos servidores públicos, o primeiro critério é o concurso público, porque ele é democrático e serve para selecionar, de acordo com os critérios do concurso, os melhores. E o que diz a Constituição? O concurso público tem que ser estatutário, tem que ter plano de cargos, carreiras e salários, estabilidade, direito à sindicalização e à greve. O que pretende a PEC 32? Tratar da qualificação? Como vai tratar da qualificação se quer eliminar o concurso público? E mais: avaliação de desempenho? Os planos de cargos, carreiras e salários caminham no sentido de proporcionar uma qualificação maior. Mas qual é a avaliação de desempenho que propõe a PEC 32? É o critério da meritocracia, é o chefe que julga?”, questionou o deputado Paulo Ramos (PDT-RJ).
Votação
Os trabalhos da comissão podem se encerrar já no próximo dia 19. Se esse cenário se confirmar, a votação da matéria pelo plenário da Câmara ocorrerá já em agosto, como vem sinalizando o presidente da Casa legislativa, Arthur Lira (PP-AL).
Acessos: 12
ECONOMIA DE MILHÕES | CLUBE DE VANTAGENS
💰 Já viu quanto os associados da ANAJUSTRA Federal economizaram no último ano? 💰
Com o Descontômetro, você acompanha em tempo real o total de descontos concedidos na nossa rede conveniada nos últimos 12 meses. Atualmente, esse número já ultrapassa R$ 17,5 milhões!
Seja na compra de um carro 🚗 com as montadoras parceiras (Honda, Chevrolet, Nissan e Jeep) ou na sua rotina de cuidados com descontos em farmácias 💊 (Drogasil, Droga Raia e outras), a economia está sempre ao seu lado!
Acesse o Clube de Vantagens e veja como você pode aproveitar ainda mais!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #clubedevantagens #pju #servidorpublico
Abril foi a vez de Luiz Alberto Pereira Feitosa, do TRT1, compartilhar com todos os colegas suas “Memórias do Judiciário”.
A participação do associado está em nosso calendário 2025, inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
→ Arrasta pro lado e conheça a memória de Luiz.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal
Justiça Militar da União | 217 anos de história
A mais antiga corte de justiça do País completa hoje, 1º de abril, 217 anos de existência. Conforme previsto no artigo 124 da Constituição Federal, cabe à JMU julgar os crimes militares previstos em lei.
A todos que compõem a JMU, em todo território nacional (em suas 12 Circunscrições Judiciárias Militares), nossos parabéns!
#soumaisjustica #anajustrafederal #jmu
Sim! Faça seu recadastramento mesmo que seus dados não tenham mudado! É assim que você garante seu número da sorte para participar do sorteio de um iPhone 16, uma Alexa e um notebook Dell!
#iphone16 #alexa #notbookdell #recadastramento #anajustra #anajustrafederal
Quer ajuda para escolher o melhor plano de saúde? A JUSaúde, gestora de planos da ANAJUSTRA Federal, agora oferece atendimento especializado via WhatsApp e ligação agendada!
Com um portfólio crescente, são 7 operadoras parceiras e opções em 24 estados + DF, incluindo planos com ou sem coparticipação, ampla rede credenciada e plano odontológico gratuito.
📲Ficou interessado?
Para iniciar o atendimento, envie uma mensagem no WhatsApp da associação (61 3322-6864) e toque em "saúde" no menu. Depois, basta selecionar o seu estado para iniciar a conversa.
📅 Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h (horário de Brasília).
🔗 Consulte um especialista e faça a melhor escolha!
#anajustrafederal #jusaúde #planodesaude
Chegou a vez de quem vive ou passa por Rondônia conferir convênios presenciais que ajudam a economizar no dia a dia, como hotéis e farmácias, ou ao longo do ano, como academias e colégios.
São diversas opções para associados e seus dependentes.
💡 Tem uma sugestão de loja ou serviço para adicionarmos? Estamos ouvindo você! É só entrar em contato pelo e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou pelo WhatsApp (61) 3322-6864.
#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #rondonia #portovelho