Reajuste para os servidores do PJU é sancionado

Escalonado em três parcelas até 2025, a primeira deve ser paga já a partir do dia 1º.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.523/2023 que determina o reajuste da remuneração dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU) em três parcelas sucessivas e cumulativas. A primeira será de 6%, que deverá ser paga a partir de 1º de fevereiro, a segunda de 6% a partir de 1º de fevereiro de 2024 e a última será de 6,13% a partir de 1º de fevereiro de 2025. De forma cumulativa,  resultará em 19,25% após a implementação integral. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta terça-feira, 10/11.

A Lei 14.523/2023 tem origem no PL 2441/2022, aprovado dia 21 de dezembro pelo Congresso Nacional. De acordo com o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, a sanção presidencial concretiza a vitória dos servidores, que aguardavam esse momento desde 2019.

“Apesar de não recompor efetivamente as perdas inflacionárias acumuladas ao longo dos anos, esse percentual já representa um alívio. Agora, é a hora de lutar pela reestruturação do plano de cargos e salários, que tem como objetivo central valorizar, melhorar as condições de trabalho e vida de toda a categoria”, aponta.

Quintos

“O presidente da associação lembra que, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no Recurso Extraordinário (RE) 638.115, somente os servidores que recebem a rubrica por meio de decisão judicial transitada em julgado devem ter suas parcelas mantidas sem qualquer absorção. É o caso dos associados da ANAJUSTRA Federal, beneficiários da ação coletiva 2004.34.00.048565-0, independente da data de filiação.”

Leia Mais

Tem Quintos incorporados? Simulador mostra como deve ficar seu salário após reajuste Associados da ANAJUSTRA Federal garantem a manutenção dos Quintos. A entidade é a única em âmbito nacional a obter o trânsito em julgado na ação.

 

Já quem a recebe via decisão judicial não transitada em julgado ou via decisão administrativa, terá os valores absorvidos o que resultará em um reajuste efetivo zero ou bastante reduzido.

“Estamos auxiliando todos que têm Quintos incorporados a garantir a manutenção desse direito. Para isso é preciso estar associado. Somos a única entidade em âmbito nacional a ter o trânsito em julgado da ação, fato indispensável para a manutenção da rubrica, e temos também ampla legitimidade e abrangência para garantir integralmente os Quintos  aos associados”, enfatizou o presidente.

Listas de beneficiários

O vice-presidente da ANAJUSTRA Federal, Aureo Felix Pedroso, informou que a entidade irá encaminhar ofício aos diversos órgãos que compõem o Poder Judiciário da União com a relação dos servidores que estiverem regularmente associados à entidade. 

“Iremos oportunizar, para todos os servidores ativos, inativos e pensionistas que recebem Quintos incorporados e que não possuem decisão transitada em julgado, a possibilidade de se associarem e evitar essa absorção. Nosso objetivo é encaminhar essa lista, que será atualizada diariamente, até 31 de janeiro com os nomes de todos aqueles que até essa data se associarem. Essa data foi definida para que a relação atualizada seja encaminhada aos órgãos a tempo de assegurar a não absorção dos Quintos na folha do mês de fevereiro, quando será paga a primeira parcela do novo reajuste.” 

O vice-presidente declarou que esse acompanhamento dos que regularmente estão associados dará o retrato fiel dos beneficiários dos Quintos no final do mês para encaminhamento aos órgãos.  “No caso de alterações futuras, a maior ou a menor, elas serão prontamente informadas”, ressaltou.

Simulador do reajuste 

 

Simulador demonstra como ficará a remuneração após o reajuste. – ANAJUSTRA Federal

 

 

 

A ANAJUSTRA Federal disponibiliza um simulador para que os servidores saibam, exatamente, como ficará a remuneração após as três parcelas. Quem tem direito aos Quintos poderá, ainda, verificar se serão absorvidos ou não após o reajuste. 

 

Faça a simulação agora.

 

Manutenção dos Quintos

 

Associados da ANAJUSTRA Federal manterão os Quintos incorporados. Essa garantia ocorre porque a entidade, que representa todos os servidores do PJU, possui o trânsito em julgado da ação coletiva 2004.34.00.048565-0, como determinou o Supremo. 

 

Servidores que não são associados à entidade e não possuem decisão judicial transitada em julgado não terão esse respaldo e a parcela dos Quintos será descontada.

 

Para evitar esse desconto, associe-se. 

 

 

 

Leia também

ANAJUSTRA Federal garante recebimento integral dos Quintos Congresso aprova reajuste de 19,25% em três anos para os servidores do Poder Judiciário da União Reajuste finalmente aprovado. É pra comemorar?

 

 

 

 

Acessos: 62944

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
3 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
21 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
113 10
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
37 0