Em defesa da manutenção e ampliação da Justiça do Trabalho

Nota Pública

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho (ANAJUSTRA) vem a público manifestar-se pela importância da Justiça do Trabalho e pela ampliação de sua competência, no rigoroso respeito a Constituição Federal.

De tempos em tempos, declarações isoladas de determinados personagens – lastreadas em distorcidos e equivocados motivos – defendem a diminuição e até a extinção da Justiça do Trabalho. Os autores desses discursos demonstram total desconhecimento da importância, para a sociedade brasileira, da Justiça Trabalhista – instrumento essencial na pacificação e resolução dos conflitos das relações de trabalho.

Além de promover a correta aplicação das leis laborais; dos direitos individuais, coletivos e sociais dos trabalhadores; e o equilíbrio necessário à relação entre patrões e empregados; a Justiça do Trabalho também é um importante instrumento no combate à  corrupção, na medida em que  age ativamente na arrecadação de custas, taxas e contribuições fiscais e previdenciárias.

Esses valores contribuem significativamente para o financiamento  da Previdência Social, reforçam o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e incrementam a receita do Imposto de Renda. No julgamento das demandas trabalhistas, as contribuições que não haviam sido recolhidas no momento e na importância correta, são recuperadas, cobradas e revertidas aos cofres da União, 

Fundamental lembrar também que a Justiça do Trabalho é o mais célere ramo do Judiciário brasileiro, o que mais promove acordos de conciliação, o mais eficiente e menos custoso – conforme os relatórios anuais “Justiça em Números” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Toda a cadeia do setor produtivo, empregado e empregador, encontram na Justiça do Trabalho a necessária segurança jurídica para o desenvolvimento e crescimento de suas atividades.

Vale dizer, ademais, que a especialização aumenta a produtividade pelo conhecimento mais aguçado do especialista. Também é necessário ressaltar o entendimento de que a Constituição pretendeu trazer para o processo do trabalho questões que precisam de julgamentos rápidos, imediatos e objetivos. 

Igualmente, é necessário lembrar que a Emenda Constitucional nº 45/2004 ampliou  a competência material da Justiça do Trabalho, por deliberação do Congresso Nacional, renegando a locução “da relação de emprego”, para a locução, muito mais ampla e genérica, “da relação de trabalho”.

Assim, a atração de outras espécies de relação de trabalho para essa esfera do Judiciário – como colocado pela EC nº 45/2004 – não a desconfigura enquanto Justiça especializada, só alarga de forma humanizada a sua competência para atender os anseios sociais de uma justiça célere.

Diante dessa realidade fica a pergunta: a quem interessa o fim da Justiça do Trabalho?

Não é o empresário responsável, que respeita as leis, que trata com dignidade e justiça o seu colaborador/trabalhador, que produz e não sonega. Com certeza, não é à população, que tem nesse ramo do Poder Judiciário um instrumento imprescindível na mediação das relações laborais. Não são os governantes federais, estaduais e municipais – que cumprem com as suas obrigações legais e constitucionais.

Também não interessa aos servidores públicos federais, estaduais e municipais, que, se tivesse ocorrido a aplicação efetiva da EC nº 45/2004, já deveriam ter suas demandas trabalhistas equacionadas por esse ramo da Justiça, especialista em resolver, pacificar e conciliar tais conflitos.  Essa ampliação de competência  até o momento não foi efetivada, em função de liminar concedida em 2006 na ADI 3395 pelo STF, suspendendo essa implementação.

Diante dessas considerações, engendra a Justiça do Trabalho em novos desafios, para os quais deverá dar respostas satisfatórias, eficazes e céleres.

É com base nestes argumentos que a ANAJUSTRA, enquanto instituição representativa dos servidores da Justiça Trabalhista, trabalhará de forma efetiva para o engajamento de toda a sociedade na defesa e ampliação de competência da Justiça do Trabalho.

Para tanto, a associação conclama todos os seus filiados, familiares, amigos, empresários, trabalhadores, servidores federais, estaduais e municipais, parlamentares e sociedade organizada a aderirem a esse movimento. Enfim, toda a população que busca por mais Justiça está convidada a lutar por um Brasil sem corrupção, mais digno, mais humano, mais fraterno e mais próspero.

Acessos: 0

💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
32 4
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
37 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
41 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1