Curso completo sobre finanças pessoais está disponível na área restrita

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Para orientar servidores sobre o uso consciente do dinheiro em diferentes instâncias da vida, a assessoria financeira da ANAJUSTRA promoveu o curso “Finanças Pessoais para Servidores Públicos”, totalmente online, sem custo e aberto a todos os associados. As videoaulas foram compartilhadas ao longo de 12 semanas, e todo o conteúdo segue disponível na área restrita do site da associação.

A iniciativa da assessoria buscou conscientizar os participantes sobre a importância da educação financeira, ensinando desde o planejamento do orçamento pessoal e familiar até conceitos sobre como estabelecer uma relação saudável com as finanças pessoais.

Com aulas narradas em vídeos, o curso foi estruturado em seis módulos, de forma rápida e didática, sendo ministrado pelo consultor financeiro da associação, José Carlos Dorte trouxe aos participantes dicas que ajudarão o servidor a poupar, investir e tomar decisões acertadas sobre dinheiro e consumo.

É importante destacar que o foco do curso não é formar especialistas na área, e sim proporcionar aos alunos uma visão mais ampla da sua vida financeira, como explicou Dorte. “O que queremos com o curso é que os servidores tenham maior conhecimento sobre o mundo financeiro para tomar decisões assertivas, evitar o superendividamento e até fazer aplicações mais seguras.”

Com uma dinâmica de aprendizagem virtual e interação, o consultor compartilhou 12 videoaulas subdivididas em temas que variam entre Economia Comportamental, Financiamentos, Investimentos e Planejamento Familiar, Sistema Financeiro Nacional a questões filosóficas sobre economia.

O conteúdo incentiva os participantes a aprenderem e pensarem como gerir adequadamente suas finanças pessoais, reduzir despesas, economizar, projetar investimentos e criar bons hábitos de finanças pessoais.
Para assistir aos vídeos, acesse a área restrita com seu login e senha. No menu “Conteúdo Exclusivo”, clique em “Cursos”. Na página você também encontra links para os materiais de apoio sugeridos pelo consultor.

Além das videoaulas, a iniciativa da ANAJUSTRA em relação às finanças também envolve uma programação que levará palestras sobre o tema para vários locais. Acompanhe as novidades no site e nas redes sociais da associação.

O que esperar de cada módulo 

No módulo 1, José Dorte fala sobre aspectos de economia comportamental e as diferenças entre essa nova visão e a tradicional, destacando que muitas das escolhas, principalmente as econômicas, são mais emocionais que racionais. 

O módulo 2 apresenta o Sistema Financeiro Nacional, explicando como ele é composto e como cada um dos seus órgãos interferem na economia brasileira. Nessa aula, o participante também irá conhecer alguns índices que fazem parte do cotidiano de quem trabalha com recursos financeiros, entre eles, o CDI e a taxa SELIC, a poupança, o ouro e o dólar.

No módulo 3, o consultor aborda algumas das modalidades de financiamento, como cheque especial, crédito direto ao consumidor, crédito imobiliário, consórcio e fala sobre mitos e verdades do crédito consignado. 

No módulo 4, Dorte traz dicas sobre como multiplicar os recursos financeiros, de forma a ampliar a capacidade de uso no futuro, por meio de investimentos inteligentes.

No módulo 5 do curso de finanças pessoais são trabalhadas questões de planejamento financeiro e familiar, explicando por que e como elaborar planos e metas para ter uma vida financeira mais tranquila, envolvendo toda a família e tornando possível transformar os sonhos em realidade.

No último módulo, o consultor financeiro propõe reflexões, conceitos e sugestões para incentivar e ajudar quem está começando a controlar suas finanças.

Ao final de cada módulo, os interessados podem tirar dúvidas sobre os conceitos estudados por meio do “Pergunte ao Consultor”.

Acessos: 3

A servidora aposentada do TRT-SC e associada da ANAJUSTRA Federal Stella Maris Kutney lança, no próximo 21 de março, o livro Era outra vez... as fadas! – voo-lume 1.

A obra reúne poemas encantados que convidam o leitor a mergulhar em um universo de fantasia, povoado por fadas, bruxas, duendes, elfos, magos e guardiões da natureza. Com linguagem lúdica e sensível, os textos exploram o poder da imaginação e o encanto das palavras.

Natural de Blumenau (SC) e moradora de Florianópolis há cerca de 30 anos, Stella encontrou inspiração nas lendas e no imaginário da chamada “Ilha da Magia”, cenário que dialoga com o universo fantástico presente na obra.

Apaixonada pela escrita desde a infância, a autora já publicou textos em jornais, revistas culturais e antologias poéticas. Agora, reúne parte dessa produção literária no novo livro.

📅 Lançamento: 21 de março

Parabéns à associada Stella Maris Kutney por compartilhar sua criatividade e sensibilidade com os leitores. ✨

Interessados em conhecer mais sobre o trabalho de Stella Maris Kutney podem acompanhar suas publicações nas redes sociais ou entrar em contato diretamente com a autora:
📧 E-mail: mensageira.das.fadas@gmail.com
📷 Instagram: @‌stella.maris.kutne
📘 Facebook: Stella Maris Kutney

#EspaçoCultural #Literatura #Poesia #ANAJUSTRAFederal
38 5