JT apresenta bom desempenho na maioria dos índices

Justiça em Números

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O gráfico mostra a média de processos baixados em 2017 por servidor em cada tribunal e na JT em geral. A média foi de 149 processos baixados por cada servidor da JT.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o relatório Justiça em Números 2018 durante a Reunião Preparatória do XII Encontro Nacional do Poder Judiciário. O evento ocorreu nessa segunda-feira, 27/8, com a presença de técnicos do CNJ que explicaram o levantamento estatístico e de autoridades do poder Judiciário. Os dados incluídos no documento foram colhidos ao longo do ano de 2017.

A Justiça do Trabalho (JT) apresentou bons resultados em quase todos os índices apontados no relatório, especialmente quando comparada aos ramos Estadual e Federal.

No tocante à conciliação, por exemplo, a JT segue sendo a que mais promove acordos entre as partes, com 24,8% dos processos solucionados dessa forma. O índice é bem superior à média do Poder Judiciário (12,1%) e das justiças Estadual (10,7%) e Federal (7,1%).

O judiciário trabalhista também é destaque em informatização. O relatório apontou que 96,3% dos processos que se iniciam na JT são eletrônicos– um crescimento de mais de 90% em sete anos. Além disso, na maioria dos TRTs, esse índice já alcança100%, ou seja, todos os novos processos são digitais.

Carga de trabalho x produtividade do servidor

O relatório Justiça em Números inclui três indicadores para medir a eficiência da justiça:

  • quantitativo de casos novos: a soma de todos os processos que ingressaram ao longo do ano;
  • carga de trabalho: o número de processos pendentes e resolvidos no período, incluindo não somente os processos principais, como também os recursos internos e os incidentes em execução julgados e em trâmite;
  • produtividade por magistrado e por servidor da área judiciária: relação entre o volume de casos baixados e o número de magistrados e servidores que atuaram durante os 12 meses na jurisdição.

Em referência aos servidores (IPS-JUD), é possível perceber que o índice de produtividade e a carga de trabalho assumem comportamento similar ao longo da série histórica: leve queda entre 2009 e 2010, leve alta entre 2014 e 2015, etc. Entretanto, o documento não aponta quais os possíveis significados e consequências dessa conexão.

No dado geral do Poder Judiciário, cada servidor baixou, em média, 151 processos – aumento de 7,1% na produtividade em 2017 em relação a 2016. Na Justiça do Trabalho o dado também subiu, ganho de 8,8% em relação ao ano anterior

A série histórica mostra que a produtividade dos servidores vem aumentando, mas a carga de trabalho também aumenta.

A carga de trabalho foi de 561 casos, computados o acervo, os recursos internos e os incidentes em execução. Mesmo desconsiderando os casos pendentes, que estavam suspensos ou sobrestados ou em arquivo provisório, a carga de trabalho dos servidores aumentou para 491 na média de todos os ramos da Justiça. Na JT, a carga passou de 336 para 359, quando considerados todos os processos, e de 294 para 317, se levados em conta apenas os principais.

Tribunais

Entre os TRTs, destacaram-se no Índice de produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus): TRT 2, TRT 15, TRT 8, e TRT 11. Eles conseguiram aproveitamento total (100%) nesse indicador. Isso quer dizer que esses tribunais foram capazes de baixar mais processos que os demais utilizando uma distribuição semelhante de recursos. Assim, esses quatro TRTs alcançaram sua eficiência máxima.

Acessos: 0

A Maria do TRT8, Belém- PA esqueceu de olhar nosso Clube de Vantagens antes de comprar. 😔

Mas agora todo mundo já sabe: antes de fechar um negócio, dá uma passada em anajustrabeneficios.com.br 😃

Em caso de dificuldades de aplicação do benefício, entre em contato por e-mail beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 6133226864. 😉✅

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #desconto #magalu
30 7
A Bluefit é uma rede de academias espalhada por todo Brasil, com ambientes modernos, instrutores especializados e variedade de modalidades para todos os objetivos. Matricule-se com desconto para associados da ANAJUSTRA Federal.
‌
Acesse em http://anajustrabeneficios.com.br a página da @bluefitacademia e saiba como.

#anajustrafederal #academia #anajustra #bluefitacademia #bluefit
45 7
Tem muita gente aproveitando o acesso de dependentes ao Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal! Para ser um Dependente VIP,  basta ser dependente legal – e maior de 18 anos – de um associado. 

Com seu próprio CPF, o dependente pode comprar medicamentos, roupas e acessórios, artigos esportivos e itens de casa com desconto, pagar mais barato em mensalidades escolares, academias ou lavanderias.

Também é possível contratar seguros auto, residencial, vida, viagem, bike, funeral e celular com os melhores preços, além de contar com a consultoria financeira para planejar como economizar ou investir.

Para fazer o cadastro, é só preencher o formulário do menu “Meus dependentes”, na área restrita.  Cada dependente receberá, no e-mail informado, os dados de acesso ao Clube de Vantagens, onde ele poderá acessar os benefícios.

#dependentevip #anajustrafederal #clubedevantagens
26 3
Um ano novinho em folha, com muitas páginas em branco para você escrever, sonhar, planejar e realizar! 

Para tudo isso, você pode contar com o calendário 2025 ANAJUSTRA Federal. Anote compromissos, marque os feriados e acompanhe  eventos e novidades!

#anajustrafederal #anajustra #calendario #2025 #feriados #eventos
33 5
O ano de 2024 foi marcado por sérias dificuldades para os servidores do Judiciário Federal, em especial no campo salarial e nas pautas legislativas de interesse da categoria.

Confira na coluna "De olho em Brasília" a análise do nosso assessor parlamentar sobre 2024 e as perspectivas para o ano novo!

#anajustrafederal #anajustra #judiciario
28 1