Manual ensina a usar o sistema ‘Justiça em Números’

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou nesta semana o manual de consulta do Justiça em Números, principal fonte das estatísticas oficiais do Poder Judiciário, com dados históricos desde 2009. 

A ideia é ensinar a população a explorar melhor as informações fornecidas pelos tribunais de todo o País ao CNJ. Dentro do Justiça em Números existem dois sistemas: ‘Justiça em Número Digital’ e o ‘Módulo de Produtividade’.

Os dados do ‘Justiça em Números Digital’ são mais abrangentes pois concentram também informações sobre orçamento, despesas, pessoal, demandas por classe, assunto e tempo de duração do processo. As informações são enviadas anualmente pelos tribunais regionais para o CNJ, que compila e disponibiliza os dados em sua página na internet. 

 A versão digital também serve de subsídio para a elaboração do Relatório Justiça em Números na versão impressa, um levantamento anual que mostra a realidade dos tribunais brasileiros, com detalhamentos da estrutura e litigiosidade, além dos indicadores e das análises essenciais para subsidiar a Gestão Judiciária.

O documento é produzido pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ, unidade responsável pelo recebimento e pela sistematização das estatísticas judiciárias nacionais.Outro sistema disponível é o ‘Módulo de Produtividade Mensal’. Nele, os dados restringem-se às informações gerais de litigiosidade.

A atualização é mensal e dividida por unidade judiciária e por magistrado. Além disso, o sistema contém a relação de todas as unidades judiciárias, georeferenciadas, segundo a competência.Neste módulo é possível saber qual magistrado que mais julgou processos no Brasil, inclusive dentro de uma área específica como Família, Cível ou Criminal. Todos os dados possuem série histórica desde 2009 e o usuário pode elaborar uma tabela personalizada, com dados comparativos tanto entre anos diferentes como entre tribunais diversos, para mandar para o Excel ou imprimir. Para saber mais como trabalhar com os dados judiciais, confira aqui a íntegra do manual. 

Fonte: CNJ

Acessos: 0

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
6 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
796 43
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
535 26