Casal de servidores do TRT7 lança livros
Os livros incentivam a leitura para todas a idades.
Cercados de poesia, Frederico Brito e Thais Evangelista são parceiros de vida e de trabalho. Especialistas em Leitura, Literatura Infantil e Contação de Histórias, o casal cearense escreve livros e músicas para crianças, compartilhando com elas a beleza e diversão que a cultura agrega na vida de todas as pessoas.
Um camelo com torcicolo, um elefante malhando na academia, uma toupeira que vai comprar óculos e outros animais em situações inusitadas são apresentados em Animália: zoopoesia ou algo que o valha. São 21 poemas repletos de rimas, ritmo e brincadeiras com expressões populares que divertem crianças e adultos. Algumas influências dos autores, como os poetas Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, transparecem nos personagens e poemas.
A premiada ilustradora mineira Bruna Lubambo deu vida e muita cor a esses personagens, criando imagens tão divertidas quanto os textos e que ampliam a experiência de leitura. Ao final do livro, um “glossário de palavras complicadas e expressões engraçadas” pode ser explorado pelos leitores mais curiosos.
Em Jumentoteca Malaquias, Frederico e Thais prestam uma grande homenagem à educação e à cultura nordestina. Em forma de cordel, contam a história de Virgulina, que nasceu no sertão e perseguiu o sonho de estudar para ser professora, levando a escrita e a leitura para quem não tem acesso. Plantas, pássaros, ritmos e comidas típicas da região nordeste do Brasil permeiam a narrativa, que presta tributos também a importantes personagens da educação e cultura nordestina, como Paulo Freire e Luiz Gonzaga.
O paraibano Gidé Dantas Jr. fez sua estreia como ilustrador criando imagens em estilo de xilogravura para enriquecer ainda mais a obra. Sempre nas cores preto, branco e vermelho, as páginas de Jumentoteca Malaquias apresentam a jornada da personagem desde os quintais da sua infância até a criação de uma biblioteca itinerante. A obra, que já foi selecionada em edital para compor o acervo das bibliotecas de Belo Horizonte (MG), conta ainda com uma música animada e envolvente para cantar junto.
Ambas as obras têm versões em audiodescrição, produzidas pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, garantindo acessibilidade para todos os leitores.
Os livros já podem ser adquiridos no site movimentoliterario.com.br
Acessos: 505