poesia sem idade

Casal de servidores do TRT7 lança livros

Os livros incentivam a leitura para todas a idades.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Cercados de poesia, Frederico Brito e Thais Evangelista são parceiros de vida e de trabalho. Especialistas em Leitura, Literatura Infantil e Contação de Histórias, o casal cearense escreve livros e músicas para crianças, compartilhando com elas a beleza e diversão que a cultura agrega na vida de todas as pessoas.

Um camelo com torcicolo, um elefante malhando na academia, uma toupeira que vai comprar óculos e outros animais em situações inusitadas são apresentados em Animália: zoopoesia ou algo que o valha. São 21 poemas repletos de rimas, ritmo e brincadeiras com expressões populares que divertem crianças e adultos. Algumas influências dos autores, como os poetas Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, transparecem nos personagens e poemas.

A premiada ilustradora mineira Bruna Lubambo deu vida e muita cor a esses personagens, criando imagens tão divertidas quanto os textos e que ampliam a experiência de leitura. Ao final do livro, um “glossário de palavras complicadas e expressões engraçadas” pode ser explorado pelos leitores mais curiosos.

Em Jumentoteca Malaquias, Frederico e Thais prestam uma grande homenagem à educação e à cultura nordestina. Em forma de cordel, contam a história de Virgulina, que nasceu no sertão e perseguiu o sonho de estudar para ser professora, levando a escrita e a leitura para quem não tem acesso. Plantas, pássaros, ritmos e comidas típicas da região nordeste do Brasil permeiam a narrativa, que presta tributos também a importantes personagens da educação e cultura nordestina, como Paulo Freire e Luiz Gonzaga.

O paraibano Gidé Dantas Jr. fez sua estreia como ilustrador criando imagens em estilo de xilogravura para enriquecer ainda mais a obra. Sempre nas cores preto, branco e vermelho, as páginas de Jumentoteca Malaquias apresentam a jornada da personagem desde os quintais da sua infância até a criação de uma biblioteca itinerante. A obra, que já foi selecionada em edital para compor o acervo das bibliotecas de Belo Horizonte (MG), conta ainda com uma música animada e envolvente para cantar junto.

Ambas as obras têm versões em audiodescrição, produzidas pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, garantindo acessibilidade para todos os leitores.

Os livros já podem ser adquiridos no site movimentoliterario.com.br

Acessos: 584

A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
18 61
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
33 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
13 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 5