poesia sem idade

Casal de servidores do TRT7 lança livros

Os livros incentivam a leitura para todas a idades.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Cercados de poesia, Frederico Brito e Thais Evangelista são parceiros de vida e de trabalho. Especialistas em Leitura, Literatura Infantil e Contação de Histórias, o casal cearense escreve livros e músicas para crianças, compartilhando com elas a beleza e diversão que a cultura agrega na vida de todas as pessoas.

Um camelo com torcicolo, um elefante malhando na academia, uma toupeira que vai comprar óculos e outros animais em situações inusitadas são apresentados em Animália: zoopoesia ou algo que o valha. São 21 poemas repletos de rimas, ritmo e brincadeiras com expressões populares que divertem crianças e adultos. Algumas influências dos autores, como os poetas Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, transparecem nos personagens e poemas.

A premiada ilustradora mineira Bruna Lubambo deu vida e muita cor a esses personagens, criando imagens tão divertidas quanto os textos e que ampliam a experiência de leitura. Ao final do livro, um “glossário de palavras complicadas e expressões engraçadas” pode ser explorado pelos leitores mais curiosos.

Em Jumentoteca Malaquias, Frederico e Thais prestam uma grande homenagem à educação e à cultura nordestina. Em forma de cordel, contam a história de Virgulina, que nasceu no sertão e perseguiu o sonho de estudar para ser professora, levando a escrita e a leitura para quem não tem acesso. Plantas, pássaros, ritmos e comidas típicas da região nordeste do Brasil permeiam a narrativa, que presta tributos também a importantes personagens da educação e cultura nordestina, como Paulo Freire e Luiz Gonzaga.

O paraibano Gidé Dantas Jr. fez sua estreia como ilustrador criando imagens em estilo de xilogravura para enriquecer ainda mais a obra. Sempre nas cores preto, branco e vermelho, as páginas de Jumentoteca Malaquias apresentam a jornada da personagem desde os quintais da sua infância até a criação de uma biblioteca itinerante. A obra, que já foi selecionada em edital para compor o acervo das bibliotecas de Belo Horizonte (MG), conta ainda com uma música animada e envolvente para cantar junto.

Ambas as obras têm versões em audiodescrição, produzidas pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, garantindo acessibilidade para todos os leitores.

Os livros já podem ser adquiridos no site movimentoliterario.com.br

Acessos: 581

Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
18 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
7 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
13 0
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL

💼 Presença que faz diferença.

Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.

Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.

De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.

E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.

#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
15 0