Servidor do TRT1 tem mais de cem canções escritas e dois discos gravados

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Com mais de cem canções escritas, o servidor do TRT1, Fábio Carvalho, tem dois discos gravados, o primeiro, “Fonte Cristalina”, e “Incomparável”, que teve a participação de músicos da orquestra Antares Jazz Big Band e vocalistas do coral Soul Adorador. Como cantor e compositor, o servidor é conhecido por Fábio Luz, que define o seu estilo como pop gospel.

Sua primeira lembrança musical vem da infância: “meu avô materno era saxofonista e flautista de uma banda e ensaiava em casa. Eu, ainda bem pequeno, ficava horas vendo-o escrever partituras e executar as músicas clássicas. Meus tios maternos também compunham um grupo musical e, às vezes, eu acompanhava os ensaios deles.”

Antes de se dedicar ao movimento evangélico, Fábio já escrevia suas próprias músicas, mas passou a compor canções gospel e cedê-las para outros artistas interessados em gravá-las, a partir de 1989. “Meu trabalho é autoral. Canto o que componho. A concepção de uma nova canção, quase sempre, passa pelas minhas próprias experiências pessoais. Como sou pastor evangélico, com mais de 29 anos de ministério, lido com pessoas e são justamente essas pessoas que me inspiram a compor”, afirma. 

Além do CD e DVD, Fábio faz uma reflexão sobre a atuação musical contemporânea com a utilização de novas maneiras de distribuir o conteúdo produzido. “O músico, na atualidade, tem que estar antenado com as modernas tendências mundiais no que tange ao segmento musical. Hoje, com as chamadas redes sociais as pessoas compartilham material produzido nas mais diversas partes do mundo. Aliado a tudo isso temos as plataformas de streaming que esão sendo muito utilizadas pelas grandes gravadoras. O CD físico está em decadência e estas novas mídias são a tendência do momento.”

Para ele, a atuação na Justiça do Trabalho contribuiu para dinamizar a carreira na música gospel. “Isso porque a segurança financeira proporcionada pelo meu trabalho no TRT1 possibilitou investir mais e melhor em minha música. No meu caso, superada a fase de construção dos arranjos em estúdio, conciliar trabalho secular com a de músico, mostrando as músicas ao público não é muito difícil, pois a mísica gospel tem como peculiaridade ser executada nas igrejas e estas, quase em sua totalidade, tem suas reuniões principais aos domingos”, diz.

Conheça um pouco mais das músicas de Fábio Luz no canal do Youtube ou nos perfis do servidor no Facebook e Instagram (@fabioluzoficial).

Acessos: 0

A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
18 61
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
33 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
13 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 5