Compositora há 17 anos, servidora do TRT1 grava terceiro CD autoral

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Intuitiva e natural, é assim que a servidora aposentada do TRT1, Zedir Araújo, define o processo de composição musical que surgiu em sua vida após a aposentadoria, em 1994. Desde que se afastou do Tribunal, Zedir participa de aulas de canto e percussão na Cia de Voz Karla Boechat, no Rio de Janeiro.

Ela começou a compor no ano 2000, e de lá para cá reúne mais de 70 canções de sua autoria e dois CD’s gravados. O terceiro disco está a caminho e Zedir explica que o novo CD “que começo a gravar agora, é só de canções minhas onde eu faço homenagens à figuras importantes de nossa época: Caetano Veloso, Dercy Gonçalves, Vital Brasil, Cecília Meireles e outros.”

“Não sou profissional, sequer sei ler música ou tocar instrumento. Busquei cantar porque sempre gostei muito, desde criança. Mas como nunca estudei música, minha composição é totalmente intuitiva e natural. Levo minhas composições (melodia e letra) de cabeça pra Karla e ela faz as harmonias e as partituras pra mim. Eu só me apresento em audições de alunos da Cia da Voz Karla Boechat ou nos grupos de melhor idade dos quais faço parte”, disse.

Mesmo sem atuar profissionalmente, ela afirma que os discos são gravados para que as composições não se percam com o tempo. “Mas principalmente porque gosto muito e me divirto nesse processo de ver as canções que surgiram do nada na minha cabeça, tomando forma e ritmos e arranjos como se tivessem vida própria”, afirmou.

Essa “vida” surge da inspiração e principalmente durante as caminhadas diárias, como ela explica: “Acordo de manhã, saio pra caminhar todos os dias, e de repente a música brota na minha cabeça. Quando ela surge, eu não sei qual o ritmo, qual o tom, qual a nota, não sei nada. Só sei cantar o que está na minha mente. Levo pra Karla, para as aulas, e algumas vezes telefono pra ela, pra saber se está bom, se continuo, se mudo alguma coisa, e até mesmo saber se não pode ser plágio de alguma outra canção minha. Chego na aula com a nova composição na cabeça e saio da aula com ela harmonizada e escrita. É assim que acontece.”

Em processo de gravação, o terceiro disco deverá ficar pronto em breve, mas não será o último, se depender da animação e determinação da compositora. “Quando acabo um CD, já estou pensando em outro. Estou agora começando a gravar o terceiro, mas ainda tenho muita música pra compor e pra gravar”, disse.

Para escutar algumas canções de Zedir Araújo, acesse o canal da servidora no Youtube ou envie e-mail para zediraraujo@hotmail.com e saiba mais detalhes de sua produção musical.

Acessos: 4

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
13 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
26 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
119 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
41 0