Exposição de Sebastião Salgado, show de Zeca Baleiro e Beth Carvalho entre as indicações do mês das mães
As mães são as protagonistas do mês de maio e neste Panorama selecionamos atividades culturais para as amantes de fotografia, artes plásticas, música popular brasileira e cinema, inclusive com sessões comemorativas. Neste mês, as indicações são para as cidades de Brasília, Campinas, João Pessoa, Maceió, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo.
Para Ir
Campinas
Obras de Sebastião Salgado
Percorrendo oceanos, desertos de gelo e areia, montanhas e selvas ao redor do globo, o fotógrafo mineiro Sebastião Salgado apresenta, na exposição Gênesis, o que existe de mais intocado no planeta. Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, a mostra traz 100 fotografias que retratam os locais visitados por ele e sua equipe, divididas em cinco seções geográficas: Planeta Sul, Santuários, África, Terras do Norte, Amazônia e Pantanal.
Pela primeira vez em Campinas, a exposição poderá ser visitada até o dia 31 de julho, de terça a domingo, no Galpão Multiuso do Sesc. A entrada é gratuita.
Confira abaixo o vídeo feito em 2013 com a explicação do fotógrafo sobre a série que também foi exibida no Sesc Belenzinho, na capital de São Paulo. Mais informações no site.
Pós-impressionismo no CCBB-SP
“O triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie” é o título da exposição que fica em cartaz até o dia 7 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), de São Paulo, localizado no Centro da capital. A exposição apresenta 75 obras de 32 artistas que, a partir do fim do século XIX, buscaram novos caminhos para a pintura.
O grupo, formado por ícones do movimento impressionista, como Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat, Matisse, recebeu do crítico inglês Roger Fry a designação de pós-impressionista, por promoverem uma nova linguagem estética, baseada no uso intenso da cor. Curadoria de Pablo Jimenez Burillo, Guy Cogeval e Isabelle Cahn.
Confira a crítica do jornal Estadão e acesse o site da exposição para mais informações.
Para Ouvir
Natal, João Pessoa e Maceió
Zeca Baleiro
O maranhense Zeca Baleiro é do tipo de artista que dispensa apresentações, já que é consagrado como compositor, cantor e músico de MPB. “Era Domingo” é o nome do novo disco de inéditas de Zeca Baleiro que escolheu iniciar a turnê de lançamento pelo nordeste.
A estreia do show “Era Domingo” será no dia 18 de maio no Teatro Riachuelo, em Natal. Depois, o cantor segue para João Pessoa (20/5 no Teatro Pedra do Reino) e Maceió (21/5 no Teatro Gustavo Leite). Os ingressos para os shows de Natal, João Pessoa e Maceió já estão à venda pelo site Ingresso Rápido. Acesse e confira os valores para cada cidade.
Outras informações estão disponíveis no site e na página do Facebook do artista.
São Paulo
Beth Carvalho
Conhecida como a “madrinha do samba”, Beth Carvalho sobe ao palco do Sesc Pompeia, em São Paulo, nos dias 21 e 22 de maio para relembrar sucessos de sua carreira. Em 1965, ela gravou o seu primeiro compacto simples, com a música “Por quem morreu de amor”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Foi aí que iniciou a carreira que, em 2016, completa 51 anos.
Nesse meio século de estrada, a cantora acumula seis prêmios Sharp, 17 discos de ouro, nove de platina, um DVD de platina e centenas de troféus e premiações, incluindo o 3º lugar no Festival Internacional da Canção de 1968, interpretando a música “Andança” (Danilo Caymmi/Edmundo Souto/ Paulinho Tapajós), que lhe projetou internacionalmente.
As apresentações fazem parte da Virada Cultural e são gratuitas, mas é necessário retirar os ingressos, até dois para cada pessoa, no dia do evento, em qualquer bilheteria do Sesc São Paulo. Confira no site.
Yamandu Costa e Renato Borghetti
Os gaúchos Renato Borghetti e Yamandu Costa serão os protagonistas da música instrumental nos dias 6, 7 e 8 de maio, no Sesc Belenzinho, na capital paulista, e apresentarão temas clássicos e de fronteira costuradas com levadas de choro. A apresentação conta com as participações de Daniel Sá (violões) e Guto Wirtti (baixolão).
Yamandu Costa é considerado um dos violonistas mais talentosos do país. Com interpretações performáticas remodela cada música e revela intimidade com o instrumento. Sem uma corrente musical definida, Yamandu toca choro, bossa nova, milongas, tangos, zambas e chamamés com seu violão de sete cordas.
Renato Borghetti com um estilo único e a gaita ponto tem realizado diferentes leituras de obras da música regionalista do Rio Grande do Sul, agregando influências de outros estilos brasileiros e internacionais. A música gaúcha foi sua primeira forma de expressão musical. O primeiro álbum, gravado em 1984, ganhou o primeiro disco de ouro da história da música instrumental brasileira.
Os ingressos custam R$40 (inteira) ou R$20 (meia) e podem ser adquiridos no site do Sesc ou em qualquer unidade da capital. Acesse a página do evento para outras informações.
Para Ver
Brasília
Mostra Abbas Kiarostami
A obra completa do cineasta iraniano radicado na França Abbas Kiarostami pode ser assistida até o dia 23 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, na mostra “Um filme, cem histórias”. Apesar de alguns de seus filmes já terem sido exibidos em mostras no Brasil, esta é a primeira retrospectiva integralmente dedicada ao trabalho do diretor, reunindo 17 longas-metragens, 2 médias-metragens e 5 curtas-metragens, exibidos em 50 sessões, que também acontecem nos CCBBs SP e RJ.
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1997 com o filme “Gosto de Cereja” e do Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1999 com “O vento nos levará”, Kiarostami é um dos mais importantes cineastas da atualidade.
Confira a programação completa e as sinopses dos filmes no site.
Rio de Janeiro
Cinema no Pátio – Oi Futuro Flamengo
As três quartas-feiras do mês de maio do projeto “Cinema no Pátio”, do Oi Futuro do bairro Flamengo, no Rio de Janeiro, serão dedicadas a obras cinematográficas onde as mães são protagonistas. Os filmes são exibidos ao ar livre, sempre às 19h, com distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão.
Confira a programação abaixo ou acesse o site do evento.
Edição Mês das Mães
Dia 4 de maio
“Tudo Sobre Minha Mãe”, de Pedro Almodóvar – 1999
No dia de seu aniversário, Esteban ganha de presente da mãe, Manuela, um ingresso para a nova montagem da peça “Um Bonde Chamado Desejo”.
Classificação etária: 14 anos
Dia 11 de maio
“Histórias Cruzadas”, de Tate Taylor – 2011
Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora.
Classificação etária: 12 anos
Dia 25 de maio
“Linha de Passe”, de Walter Salles – 2008
Quatro irmãos, criados pela mãe, Cleuza, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, de pai desconhecido.
Classificação etária: 16 anos
Quarta-feira, 20h | Área Externa
Entrada franca
Acessos: 0