Coral do TRT-RJ retoma as atividades e seleciona novos integrantes
Um regente, um pianista e um preparador de voz deram boas-vindas aos servidores e magistrados do TRT1 no primeiro ensaio do Coral do Regional fluminense, no Centro Cultural, situado na sede do Tribunal. As atividades do Coral foram retomadas no dia 4 de agosto, após um ano de interrupção. Toda terça-feira, das 18h30 às 20h30, os servidores soltam a voz, sob o comando do regente do coro, André Protasio. “Já vi casos de pessoas que diziam não saber cantar e evoluíram muito. O importante é ter força de vontade e assiduidade nos ensaios”, conta.
Formado por um grupo de servidores em 2010, o Coral do TRT/RJ ganhou status de projeto estratégico, o que culminou com sua instituição formal através do Ato Nº 21/2011. Com objetivo de promover integração, qualidade de vida e o desenvolvimento cultural dentro do Regional, o Coral é vinculado à Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal (CPRSA).
Sobre o grupo
O apoio institucional visa instrumentalizar e profissionalizar cada vez mais o grupo, que tem em seu currículo dezenas de apresentações. As servidoras Ana Margarida Pinto e Stella Moraes, coordenadoras administrativas do Coral do TRT-RJ, destacam algumas participações inesquecíveis em eventos: no Encontro de Corais, organizado pela seccional de Niterói da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nos anos de 2012 e 2013; no Festival Internacional de Corais, em 2013, no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) e na comemoração dos 10 anos do Fórum da Lavradio, em 2014.
Neste momento, os membros estão sendo selecionados de acordo com os naipes de vozes (soprano, contralto, baixo e tenor), visando formar um coro que atue em sintonia. O regente explica que, ao terminar essa etapa, que vai até o dia 15 de setembro, interessados ainda podem assistir aos ensaios e até ingressar no grupo na ocorrência de abertura de vagas. “Estamos buscando pessoas comprometidas e com disciplina para participar dos ensaios, pois esse trabalho contínuo é muito importante para o desenvolvimento do conjunto”, esclarece Protasio.
A ideia é que o grupo, com novos e antigos integrantes – alguns deles já participaram do primeiro ensaio da retomada (no dia 4 de agosto) – vá se afinando para futuras e bem-sucedidas apresentações.
Como participar
Para se tornar coralista do TRT-RJ, participe dos ensaios: às terças-feiras, das 18h30 às 20h30, no Centro Cultural do TRT-RJ, que fica no térreo do Prédio-Sede (Avenida Presidente Antônio Carlos, 251, Centro do Rio de Janeiro).
Foi ao ensaio e ficou interessado? Envie um e-mail para: andre@andreprotasio.com. Para mais detalhes, contate as coordenadoras administrativas: ana.pinto@trt1.jus.br e stella.moraes@trt1.jus.br.
*Com informações do TRT1
Acessos: 16