Conheça opções culturais para suas viagens na Copa do Mundo
Estamos a 11 dias da Copa do Mundo de Futebol! Quer conhecer mais uma cidade-sede?
Curitiba é nacionalmente conhecida pela boa culinária, pelo tradicional Festival de Teatro, pelas apresentações de Natal no Palácio Avenida, ou pelos belos pontos turísticos.
Se vai viajar durante a Copa mais para o sul do país, confira as dicas de visitas que trouxemos para você.
Divulgação
Se você gosta de caminhar, correr ou andar de bicicleta, o Parque Barigui é uma ótima opção. O espaço é uma grande área de preservação natural, e fica na região central da capital paranaense.
Um dos cartões postais mais famosos do Brasil, o Jardim Botânico funciona como um centro de pesquisas da flora do Paraná. Sua principal atração é uma estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. O acesso é gratuito.
Esta é para quem gosta de comprar! A Rua XV de Novembro é o centro de comércio popular de Curitiba, onde os turistas podem encontrar lojas de roupas, calçados, acessórios, panificadoras, restaurantes, bancos, além do tradicionais bares!
Este é também o lugar de conferir o famoso Bondinho da XV e o Palácio Avenida, onde acontecem as apresentações do Natal mais famoso do país.
Está à procura de badalação? Esse é o lugar certo. O bairro São Francisco é famoso pelos bares, pelas construções antigas, pela Igreja da Ordem e pela famosa Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem, ou Feirinha do Largo, que acontece todos os domingos.
Lá os turistas encontram artesanato, esculturas, pinturas, lembrancinhas da cidade, roupas, bolsas, e as tradicionais barracas de gastronomia.
Conheça também a sede dos Poderes do Estado do Paraná no Centro Cívico. Lá ficam o Palácio Iguaçu, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça, além da Prefeitura de Curitiba. O Centro foi implantado em 1953, no centenário da emancipação política do Paraná.
Não deixe de conhecer o Museu Oscar Niemeyer (MON). O espaço é dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura e design, composto por aproximadamente duas mil peças. O MON fica no Centro Cívico e foi eleito em 2012, um dos 20 museus mais bonitos do mundo, pelo guia norte-amerciano Flavorwire.
Integrado à natureza do local, o Teatro Ópera de Arame foi construído em estrutura tubular, em 1992. Ao seu lado fica a Pedreira Paulo Leminski, que já foi palco de grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. O local tem espaço para quase 1600 pessoas.
Tenha uma visão privilegiada de Curitiba! Com quase 110 metros de altura, a Torre Panorâmica possui um mirante com vista de 360 graus para a capital e um museu que conta a história da telefonia.
Comida italiana é que não vai faltar no bairro Santa Felicidade. Formado por imigrantes italianos das regiões do Vêneto e do Trentino, o bairro é um desfile de casas típicas, unidades de preservação pelo valor histórico e arquitetônico. Os restaurantes são os destaques do local, e formam o principal eixo gastronômico de Curitiba.
Aberto 24h, o Parque Tanguá fica entre os municípios de Curitiba e Almirante Tamandaré e conta com um mirante com 65 metros de altura, cascata, lagos, ciclovia, ponte, churrasqueira e um jardim em estilo francês com canteiros de flores e espelhos d’água. Uma das principais atrações é apreciar o pôr-do-sol. O acesso é gratuito.
Leia também
Rio de Janeiro: Conheça opções culturais para suas viagens na Copa do Mundo
São Paulo: Opções culturais durante suas viagens na Copa do Mundo
Recife: Conheça opções culturais para suas viagens na Copa do Mundo
Acessos: 0