STF abre Ano Judiciário de 2026 nesta segunda (2)
A sessão terá transmissão ao vivo da TV Justiça, da Rádio Justiça e…
Congresso será realizado de 15 a 17 de outubro, em Brasília.
O Supremo Tribunal Federal (STF) levará à 8ª edição da ExpoJud, a maior exposição de tecnologia e inovação para o ecossistema de Justiça, uma amostra da transformação digital que tem implementado nos últimos anos, com destaque para o App TV Justiça+ e para a utilização de inteligência artificial nos serviços prestados aos cidadãos pela Corte. O congresso será realizado de 15 a 17 de outubro, em Brasília, no Royal Tulip Brasília Alvorada.
O TV Justiça+, aplicativo da TV Justiça, lançado em agosto pelo presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, colocou o STF de maneira definitiva na era digital.
O serviço de streaming oferece, além da programação ao vivo da TV e da Rádio Justiça, a íntegra das sessões plenárias desde 2020 e alguns dos julgamentos históricos do STF. Todos os tribunais podem ser contemplados com seus conteúdos.
O STF também compartilhará, em seu estande, a experiência do processo de chamamento público para que empresas apresentassem ao Tribunal protótipos de soluções de inteligência artificial (IA). Realizado por meio de edital, o chamamento foi iniciado em novembro do ano passado, com o objetivo de encontrar soluções para o resumo de processos judiciais, com a preservação das principais informações processuais.
Ao todo, o Tribunal recebeu 22 propostas, que passam agora por uma prova de conceito, etapa em que serão testados o desenvolvimento, a evolução e a sustentação das soluções.
A Secretaria de Tecnologia e Inovação (STI) do Tribunal apresentará, ainda, as inteligências artificiais que já estão em uso no STF, como a ferramenta VitórIA, um robô que agrupa processos por similaridade de temas para identificação de novas controvérsias.
A VitórIA é a mais nova da família de robôs desenvolvidos pelo STF para organizar a classificação de processos por temas. O Victor, lançado em 2017, analisa e classifica temas de processos com repercussão geral e evita o recebimento de demandas repetitivas vindas de outros tribunais.
Já a ferramenta Rafa foi desenvolvida para classificar os processos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas, de forma a integrar a Corte à Agenda 2030 da ONU.
Em agosto, o presidente do STF assinou acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT 4) para o desenvolvimento colaborativo de funcionalidades do sistema Galileu, que usa tecnologias de inteligência artificial e foi desenvolvido pela corte trabalhista.
Como um convite ao Judiciário para reflexão sobre a inclusão social e o enfrentamento ao capacitismo, o estande do STF na ExpoJud apresentará a exposição “STF pelos meus olhos”, que exibe o trabalho de Bruno Moura, primeiro fotógrafo com síndrome de Down do Tribunal. A mostra reúne 20 fotografias tiradas por Bruno com apoio e supervisão dos fotógrafos que compõem a equipe de Fotografia do Supremo.
Durante os três dias, servidores do Supremo também integrarão a programação da ExpoJud Talks, com a participação em painéis sobre diversos temas.
O juiz auxiliar Anderson Paiva falará sobre “Inteligência Artificial Generativa no Direito”, no dia 16 (quarta), às 16h45, no teatro do Royal Tulip Brasília Alvorada.
A juíza Trícia Navarro, supervisora do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos do STF (Nusol/STF), e Matheus Casimiro, assessor especial da Presidência, participarão do painel “Desjudicialização e gestão de conflitos nas grandes empresas”, no dia 17 (quinta), às 10h, também no teatro do local.
Natacha Moraes de Oliveira, secretária de Tecnologia e Inovação, falará no Talks sobre “Estratégias para segurança, eficiência e integração digital” no dia 17, às 14h, no palco 2.
No mesmo dia, às 17h15, também no palco 2, será a vez da secretária-geral da presidência do STF, Aline Osorio com o tema “ChatGPT e IA no Judiciário: o impacto na automação de decisões”.
O quê: 8ª edição da ExpoJud – Congresso de tecnologia, inovação e direito para o ecossistema de Justiça
Quando: 15, 16 e 17 de outubro
Onde: Royal Tulip Brasília Alvorada, Brasília/DF
Mais informações e programação completa, clique aqui.
Acessos: 88
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.
Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.
Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.
#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria.
Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria.
👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.
#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
Carnaval, verão, festival, presente e tecnologia com desconto? Temos. 😎
Os associados da ANAJUSTRA Federal contam com ofertas exclusivas em grandes marcas, com condições especiais por tempo limitado.
Confira todas as promoções no Clube de Vantagens e aproveite enquanto estão disponíveis.
🔗 Acesse anajustrabeneficios.com.br e aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #convenios
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval
O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.
A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.
Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.
“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.
📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus
A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.
🗓 Prazo para responder: até 20/2
📍 Disponível na área restrita
As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.
O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.
💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.
🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.
📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira