Servidor tem licença para acompanhar cônjuge

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O servidor público tem direito a licença para acompanhamento do cônjuge se este for aprovado em concurso público para outra localidade. Contudo, o exercício provisório só será concedido se o servidor preencher os requisitos constantes da Lei 8.112/1990 — que a atividade seja compatível com o cargo anterior e que o cônjuge também seja servidor público, civil ou militar. O entendimento é da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, ao analisar recursos especiais propostos pela União e por servidora interessada.

A solicitação da licença partiu de servidora ocupante do cargo de analista judiciário no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, de Porto Alegre. Por conta da mudança do seu marido para Queimados (RJ), decorrente de aprovação em concurso público, ela solicitou administrativamente a concessão da licença por motivo de deslocamento do cônjuge com exercício provisório em outro cargo. O pedido foi negado pela via administrativa e também, judicialmente, na primeira instância.

No recurso apresentado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região,  foi concedido apenas o direito a licença não-remunerada. O TRF-4 não aceitou o pedido para o exercício provisório em cargo compatível com a função. A decisão foi contestada em Recurso Especial da servidora e da União. Esta última, queria a não concessão do benefício, mesmo que não remunerado. Já a servidora, além de solicitar o exercício provisório, se opunha à fixação dos honorários advocatícios definidos pelo juiz.

Quanto aos honorários, a Turma negou o pedido, tendo em vista jurisprudência sobre o tema. “Esta Corte Superior de Justiça possui entendimento firmado no sentido de que, após análise equitativa do juiz, os honorários advocatícios, quando vencida a Fazenda Pública, podem ser arbitrados em valor fixo ou em percentual incidente tanto sobre o valor da condenação como sobre o valor da causa corrigido monetariamente”, explicou a relatora, ministra Laurita Vaz.

No mais, a Turma garantiu a licença, inclusive com a determinação de exercício provisório em outro órgão. Segundo os ministros, o pedido em questão é diferente da remoção (previsto no artigo 36, parágrafo único, inciso III, alínea a, da Lei 8.112/90). Nesse caso, o cônjuge deve ser servidor público e o deslocamento se dá por interesse da administração pública.

Na análise, a Turma considerou também a proteção à família assegurada pela Constituição. Para a ministra, “não há espaço para juízo discricionário da Administração”, uma vez terem sido preenchidos os requisitos previstos na lei.

Segundo a relatora, quando houver o deslocamento para outro estado ou para o exterior, a licença, sem remuneração, deve ser concedida, ainda que o cônjuge ou companheiro não seja servidor, ou, sendo, que a transferência tenha se dado em função de ter logrado aprovação em concurso público.

Em relação ao exercício provisório, a Turma entende que ele só é possível quando existir a possibilidade de o servidor exercer atividade compatível com o cargo anteriormente ocupado no órgão de origem; e que o cônjuge ou companheiro também seja servidor público, civil ou militar. No caso da servidora em questão, ela ocupará cargo provisório compatível com suas funções no TRF da 1ª Região.

Fonte: Conjur (Com informações do STJ)

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nywife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheati want to cheat on my wife i cheated on my wife now what cheat on your spousewhy did my husband cheat i cheated my husband cheated on my husband

Acessos: 0

O Natal renova em nós a verdade que nos mantém firmes em nossa caminhada, a certeza e a grandeza do amor de Deus. 

Que no nascimento do Menino Jesus, esse amor grandioso renasça em seu coração e de toda a sua família e essa luz sagrada irradie iluminando tudo e todos ao redor.

São os votos de toda a ANAJUSTRA Federal. 

#anajustrafederal #feliznatal #anajustra
7 1
🎯 WhatsApp ou e-mail: qual é o seu canal preferido?

Temos uma dica para você: é possível escolher onde deseja receber nossas comunicações!

👉Basta acessar a área restrita do site, fazer o login e ajustar suas preferências de comunicação. Você pode optar por receber mensagens apenas no WhatsApp, no e-mail ou em ambos.

Aproveite também para selecionar os temas do seu interesse, garantindo que receba apenas conteúdos relevantes no canal que mais gosta.

Agora queremos saber: qual é o seu canal favorito? Responda na enquete ou deixe sua opinião nos comentários!

 #anajustrafederal #anajustra #pju #servidorpublicofederal
17 4
✨ Retrospectiva 2024 ✨

Em abril, lançamos uma ferramenta para você enviar propostas sobre direitos, remuneração, aposentadoria, pensões, redução de descontos e outros temas coletivos que podem virar ações judiciais.

Uma forma prática de fortalecer a conexão entre você e a associação!

#anajustrafederal #anajustra #retrospectiva
18 0
🧡 Dezembro Laranja: Cuidado com sua pele, ela merece atenção!

🌞 Você sabia que o câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil? E a boa notícia é que ele é 100% prevenível!

💡 Dicas de proteção:

1. Use protetor solar com fator de proteção adequado ao seu tipo de pele.
2. Evite a exposição ao sol nos horários do pico (10h às 16h).
3. Use chapéu e óculos escuros para proteção extra.
4. Faça o autoexame da pele e observe qualquer alteração.

🔴 Se você perceber algo diferente, procure um dermatologista!

Porque sua saúde e sua pele merecem todo o cuidado!

#dezembrolaranja #prevenção #cancerdepele #saudedapele #jusaúde #anajustrafederal
14 0