TRT17 muda forma de expedição de precatórios

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O TRT-ES, por meio do Provimento nº 05/2013, alterou a forma de expedição de precatórios. Agora, nos casos de execução contra a Fazenda Pública, a vara do trabalho deve encaminhar os autos do processo diretamente ao Núcleo de Precatórios (Nuprec), com os cálculos devidamente atualizados.

O Provimento nº 05/2013 foi publicado no Diário Oficial e passa a valer a partir desta segunda-feira, 21. O documento traz nova redação aos artigos 102 a 107 do Provimento Consolidado nº 01/2005. De acordo com o juiz auxiliar de precatórios do TRT-ES, Luís Eduardo Fontenelle, as alterações conferem maior profissionalização ao Nuprec, que substituiu a antiga Seção de Precatórios, concentrando nesse órgão especializado a competência para os atos processuais.

“O novo provimento atribui competências ao Nuprec que antes eram da vara de origem”, ressalta Fontenelle. “Quando havia manifestação do Ministério Público do Trabalho, por exemplo, os autos voltavam para a VT. Agora, o próprio núcleo será responsável por juntar a manifestação do MPT aos autos e proceder à autuação do precatório”, explica.

Outra mudança importante diz respeito às execuções contra a União. Antes, a vara de origem expedia e autuava precatórios de pequeno valor (até 60 salários mínimos, ou R$ 40.680,00), e agora essa atribuição passa a ser do Nuprec. “Não havia sentido em que, havendo um órgão especializado, os autos voltassem para a vara”, diz o magistrado.

Para Luís Fontenelle, as alterações feitas no provimento vão contribuir para desafogar o juízo original de execução, ou seja, a vara do trabalho. Segundo ele, “com a retirada dos precatórios das varas de origem, elas vão poder se dedicar melhor aos atos das demais execuções”.

O magistrado acredita que a concentração dos atos processuais num único setor especializado – o Nuprec – vai contribuir também para agilizar o pagamento dos títulos. Atualmente, existem cerca de 1.100 precatórios em tramitação, sendo 120 do Estado e o restante dos municípios. O Núcleo de Precatórios do TRT-ES conta com oito servidores, incluindo quatro contadores.

how to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheaterhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomahow to terminate a pregnancy naturally cost of abortion pill abortion clinics in oklahomawhen your wife cheats read how to know your wife cheated

Acessos: 0

Associados da ANAJUSTRA Federal em Mato Grosso e Santa Catarina têm 25% de desconto na RenovaEco Cooperativa de Energia Renovável, integrante da EDC, uma central de cooperativas que conecta quem produz energia a quem consome créditos de energia.

👉 O melhor? O desconto é extensivo aos dependentes e garante economia mensal na conta de luz, sem necessidade de investimento.

🌿 A parceria vai além da energia solar: quem contratar o serviço pode contar também com seguros com condições exclusivas, por meio da ANAJUSTRA Corretora.
📞 Informações: (61) 3322-6864

✨ Invista em energia limpa, reduza custos e aproveite benefícios que só quem é associado tem!

Saiba mais e confira exemplos reais de economia em
🔗 anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #energiasolar #energiarenovavel #economiasustentavel #renovaeco #edc #associadosanajustra #beneficiosanajustra #sustentabilidade #energialimpa
11 0
Cuidar de você também é aproveitar benefícios! 💅💆‍♀️🌸

No Clube de Vantagens, há descontos em cosméticos, acessórios, eletros e muito mais.

Transforme seu autocuidado em momentos únicos.

#anajustrafederal #clubedevantagens #autocuidado #descontos
12 0