28 de fevereiro: o dia em que o STF nasceu
São 135 anos de história.
![]() |
| Laércio Rodrigues, do setor de ações da ANAJUSTRA, responde às questões da coluna Seu Direito desse mês. |
Foi-se o tempo em que a figura paterna era ligada exclusivamente à ideia de provedor material. Assim como está ultrapassada a noção de que o cuidado, a atenção e o acolhimento são obrigações unilaterais da mãe.
Hoje, ambos os genitores têm o dever e principalmente o direito de cuidar e amparar os filhos em todas as etapas do desenvolvimento. Pensando nisso, a coluna “Seu direito” deste mês traz dúvidas comuns sobre o amparo legal aos pais.
Laércio Rodrigues, do setor de ações da ANAJUSTRA, respondeu às questões. Confira.
Começando pelo dia do parto, ele é considerado como o início da licença paternidade ou é contabilizado separadamente?
Ele já é parte da licença paternidade, pois ela será contada a partir do nascimento da criança, nos termos do art. 5º da Resolução nº 176/2016 – CSJT.
Ainda sobre a licença, o período concedido aos pais no Brasil é considerado curto, mas uma lei de 2016, tentou amenizar esse problema ampliando para 20 dias o afastamento para trabalhadores celetistas. Existe norma semelhante para os servidores?
Sim, a este respeito, a Presidência da República editou o Decreto 8.737/2016, com base na referida Lei 11.770/2008, instituindo o Programa de Prorrogação da Licença-Paternidade para todos os servidores regidos pela Lei 8.112/1990, com duração de 15 dias, acrescidos aos cinco dias já concedidos na forma do seu artigo 208.
Muitos casais planejam o momento em que gostariam de engravidar. Nesses casos, é possível que o servidor reserve suas férias para emendar com o período de licença paternidade?
Depende da conveniência e oportunidade da administração, desde que seja observado a questão do período aquisitivo nos termos dos art. 10 e seguintes da Resolução nº 162/2016 – CSJT.
Em caso de recém-nascidos que precisem de algum cuidado especial, como os que recebem tratamento em UTI, por exemplo. Como fica a situação do pai perante o órgão em que trabalha, ele pode pedir afastamento ou redução da carga-horária?
Esse tipo de situação está prevista na Lei 8.112/90 sob o direito da licença para tratar da saúde de familiares (art. 83 da Lei 8.112/90).
Para os que têm crianças em idade escolar, existe alguma prioridade quanto à marcação de férias para que coincidam com o calendário letivo?
Essa prioridade existe sim, conforme estabelece a Orientação Normativa do MPOG nº 02 de fevereiro de 2011 em seu art. 27.
E em caso de reuniões pedagógicas ou outros compromissos marcados pelas instituições de ensino, os pais têm direito a abono ou liberação mediante compensação?
Esse tema já está sendo debatido no Congresso Nacional, mas ainda não há uma definição. Foi aprovado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2322/15, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que obriga escolas a realizar no mínimo duas reuniões pedagógicas por semestres entre professores dos alunos e os seus responsáveis legais, para avaliação dos resultados.
Os pais ou responsáveis legais também serão dispensados do trabalho, sem prejuízo do salário, por até oito horas por semestre para comparecer às reuniões de acompanhamento pedagógico dos filhos ou dependentes legais na escola. Entretanto, a proposta tramita em caráter conclusivo e ainda não se tem uma definição.
Por fim, você poderia apontar quais são, na sua opinião, os principais avanços da legislação brasileira em relação ao exercício da paternidade?
Dentre os principais avanços, podemos destacar três. Primeiro, o teletrabalho (Res. 227/16 e Ato Conjunto 22/TST.CSJT), que dá ao servidor a oportunidade de passar mais tempo em casa. Depois, a redução de jornada para servidores com filhos com necessidades especiais (lei. 13.370/16). E, por último, a já mencionada extensão do prazo de licença paternidade de 20 dias para servidores públicos (Decreto 8.737/2016).
Acessos: 3
📚✨ Um diário que atravessou o tempo e virou livro.
A associada da ANAJUSTRA Federal Cristina Gemaque, do TRT8, transformou memórias, reflexões e imagens em uma obra sensível e profunda: “Diário de uma desconhecida”.
Entre textos intimistas e fotografias feitas no Brasil e em diferentes partes do mundo, Cristina constrói um mosaico sobre arte, amizade, perdas, crescimento e a forma como nos colocamos no mundo.
O livro nasceu de anotações escritas ao longo de anos e ganhou novas camadas ao dialogar com imagens, cartas e lembranças. Há páginas que parecem sussurros. Outras, abraços. Algumas, perguntas que permanecem.
Uma obra que reafirma a arte como expressão, elaboração e esperança.
A ANAJUSTRA Federal celebra o talento de seus associados e a potência criativa que nasce também dentro do Judiciário Federal.
#anajustrafederal #espacocultural #servidorpúblicofederal
Hoje celebramos o berço do samba e da bossa nova, cenário onde natureza e cidade se encontram em um abraço harmonioso entre o mar e a montanha.
Celebramos a terra do Cristo Redentor de braços abertos, do imponente Pão de Açúcar e das calçadas de pedras portuguesas que guardam tantas histórias. Celebramos a alma carioca, que carrega no sorriso a leveza de quem vive sob a proteção de São Sebastião.
O Rio de Janeiro completa hoje 461 anos de beleza, cultura vibrante e charme incomparável.
Quem vive, nasceu ou já esteve na capital fluminense sabe:
o Rio é inspiração permanente.
#anajustrafederal #riodejaneiro #aniversario
A proposta que regulamenta a data-base dos servidores do PJU e do MPU avançou mais uma etapa e agora está em votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).
De autoria da associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a iniciativa busca tornar obrigatória e periódica a revisão anual dos vencimentos, conforme previsto na Constituição.
A votação está aberta e precisa de apoio para avançar.
Vote, participe e compartilhe com colegas.
👉 Apoie você também
🔗 Comente “data-base” e receba o link para votar!
#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
🔎 Informação clara faz toda a diferença.
A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.
Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙
📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.
#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
✨ A arte que nasce da delicadeza do agora
A servidora aposentada do TRT18 e artista visual, Luciana Martins, apresenta a exposição “Liberdade esquiva e delicada da vida”, em Anápolis (GO).
A mostra integra o projeto As Quatro Estações e convida o público a mergulhar em cores intensas, camadas sobrepostas e na liberdade que se revela nos gestos e nas escolhas da artista.
É um convite à sensibilidade. À pausa. Ao olhar atento para o que é sutil e profundamente humano.
📍 Estação Ferroviária de Anápolis
🗓 25 de fevereiro a 27 de março
A ANAJUSTRA Federal valoriza e compartilha os talentos que fazem da arte um espaço de expressão e liberdade.
#anajustrafederal #espacocultural #arte #cultura #anapolis
💡 Quando a ideia parte do associado, o resultado acontece.
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, queria fazer mestrado, mas esbarrava no tempo, no custo e nas poucas vagas.
Com a aprovação do Novo AQ, ele percebeu que era o momento certo. Sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University e, em poucas semanas, já estava matriculado.
🚀 Hoje, ele e mais de 90 associados *têm desconto garantido no* mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto pelo convênio.
📌 Quer conhecer os mestrados e doutorados com benefício? Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.
#anajustra #novoaq #servidorpúblicofederal