Justiça Trabalhista segue atuante e com papel fundamental durante a pandemia

Produtividade

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Ministra presidente do TST e CSJ falou ao vivo sobre como a Justiça do Trabalho se organizou para continuar desempenhando seu papel durante a pandemia.

A atuação da Justiça do Trabalho durante a crise provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) tem sido tema de entrevistas transmitidas ao vivo pelo canal do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no YouTube. Com o título “Mês do Trabalho”, ministros da corte destacam a importância e o comprometimento do judiciário trabalhista ao longo do enfrentamento da pandemia.

Na live mais assistida até o momento, a presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Maria Cristina Peduzzi, explicou como as atividades têm se desenvolvido desde a suspensão do funcionamento presencial, respondeu dúvidas enviadas pelo público e ressaltou a importância da atuação da JT no momento, além das adaptações feitas no modo de trabalho para que a prestação jurisdicional não fosse interrompida.

“Nós enfrentamos a pandemia e evoluímos os nossos atos no sentido de preservar, em primeiro lugar, a segurança e resguardar a saúde, não só dos juízes, dos servidores do Poder Judiciário, mas da própria sociedade, disciplinando o trabalho de forma remota”, destacou.

Peduzzi destacou que, a despeito das dificuldades naturais enfrentadas por todos, a produtividade do ramo tem se mantido comparável ao patamar alcançado antes da pandemia. “Num primeiro momento nós tínhamos um trabalho represado que ocasionou um aumento da produtividade no mês de março, foi um período de adaptação”, disse.

“Nós temos, não sem o apoio do pessoal da informática, com a vontade dos servidores e dos magistrados de continuar o nosso trabalho, obtido êxito. No âmbito do Tribunal Superior do Trabalho, se nós compararmos as estatísticas do mês de abril do ano passado com o mês de abril deste ano, temos uma equivalência com uma redução mínima no número dos processos julgados”, continuou, lembrando que a dinâmica ocorreu de maneira semelhante nos TRTs.

Conciliação e mediação

Já durante a transmissão realizada nesta quarta-feira, 20/5, o vice-presidente do TST e CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, destacou a importância dos instrumentos de conciliação e mediação. Ele detalhou como essas duas ferramentas têm sido aplicadas de maneira especial durante o período de pandemia amparadas pela Recomendação CSJT.GVP 1/2020, que orienta a utilização de plataformas de videoconferência e troca de mensagens.

“A resolução permite, excepcionalmente a mediação pré-processual em primeiro grau. Nesse contexto, acelera a tramitação do pedido das partes, porque ela desburocratiza o seu processamento e simplifica o contato direto das partes com o magistrado, respeitando, evidentemente, o distanciamento social e a saúde de todos os envolvidos”, explicou lembrando que as audiências na Justiça do Trabalho são especialmente importantes na solução dos conflitos quando comparadas a outros ramos do Poder Judiciário.

Antes de pormenorizar o trabalho desenvolvido atualmente, o ministro ainda contextualizou a importância de toda a estrutura e dos procedimentos da Justiça do Trabalho na garantia dos direitos sociais e na pacificação de conflitos. “Nós precisamos lembrar que o tipo de conflito que chega à Justiça do Trabalho é um tipo muito especial, ele envolve a relação de trabalho humano, prestada pessoalmente pelo trabalhador em troca do salário que é a sua fonte de renda, de sustento e de dignidade”, pontuou.

Programação

A última videoconferência do mês será na próxima quarta-feira, 27/5, às 16h, com o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga. Ele detalhará o funcionamento da Justiça do Trabalho durante o isolamento social, em aspectos como prazos processuais, audiências telepresenciais e demais medidas recomendadas pela Corregedoria-Geral aos TRTs durante a pandemia.

Todas as gravações e transmissões ao vivo, além de outros programas, podem ser vistos no canal do TST no YouTube.

Acessos: 0

A Maria do TRT8, Belém- PA se deu mal, mas agora ela aprendeu a lição! Antes de comprar qualquer produto ou serviço, confira o Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal e garanta os melhores descontos!

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #desconto #magalu
26 4
A Bluefit é uma rede de academias espalhada por todo Brasil, com ambientes modernos, instrutores especializados e variedade de modalidades para todos os objetivos. Matricule-se com desconto para associados da ANAJUSTRA Federal.
‌
Acesse em http://anajustrabeneficios.com.br a página da @bluefitacademia e saiba como.

#anajustrafederal #academia #anajustra #bluefitacademia #bluefit
44 7
Tem muita gente aproveitando o acesso de dependentes ao Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal! Para ser um Dependente VIP,  basta ser dependente legal – e maior de 18 anos – de um associado. 

Com seu próprio CPF, o dependente pode comprar medicamentos, roupas e acessórios, artigos esportivos e itens de casa com desconto, pagar mais barato em mensalidades escolares, academias ou lavanderias.

Também é possível contratar seguros auto, residencial, vida, viagem, bike, funeral e celular com os melhores preços, além de contar com a consultoria financeira para planejar como economizar ou investir.

Para fazer o cadastro, é só preencher o formulário do menu “Meus dependentes”, na área restrita.  Cada dependente receberá, no e-mail informado, os dados de acesso ao Clube de Vantagens, onde ele poderá acessar os benefícios.

#dependentevip #anajustrafederal #clubedevantagens
26 3
Um ano novinho em folha, com muitas páginas em branco para você escrever, sonhar, planejar e realizar! 

Para tudo isso, você pode contar com o calendário 2025 ANAJUSTRA Federal. Anote compromissos, marque os feriados e acompanhe  eventos e novidades!

#anajustrafederal #anajustra #calendario #2025 #feriados #eventos
33 5
O ano de 2024 foi marcado por sérias dificuldades para os servidores do Judiciário Federal, em especial no campo salarial e nas pautas legislativas de interesse da categoria.

Confira na coluna "De olho em Brasília" a análise do nosso assessor parlamentar sobre 2024 e as perspectivas para o ano novo!

#anajustrafederal #anajustra #judiciario
28 1