TRT2 descentraliza as varas trabalhistas da capital

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A exemplo do que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) vem fazendo há tempos, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região também decidiu descentralizar as varas trabalhistas da capital, instalando fóruns regionais e distritais. Nessa semana, a Corte inaugurou no bairro da Penha, na zona leste, a primeira unidade. Com 14 varas informatizadas, ela começará a atender o público no dia 6 de janeiro, após o recesso do Poder Judiciário.
 
Além da capital, a jurisdição do TRT de São Paulo abrange a região metropolitana e a Baixada Santista. Com 3,7 milhões de habitantes, a zona leste concentra cerca de 10% das ações trabalhistas da Justiça do Trabalho da 2ª Região. Até agora, os trabalhadores da zona leste eram obrigados a atravessar toda a cidade para resolver suas pendências trabalhistas no Fórum Ruy Barbosa, no bairro da Barra Funda. Com 90 varas, ele é o maior fórum trabalhista do País, com uma circulação média de 25 mil pessoas por dia.
 
Decidida há mais de duas décadas, a concentração das varas trabalhistas num único local, foi um dos mais graves equívocos já cometidos pelo Poder Judiciário. Numa cidade com 11 milhões de habitantes e com grandes problemas de transporte urbano, o mais sensato era a criação de fóruns trabalhistas distritais ou regionais.
 
Depois da descoberta do desvio de R$109 milhões na construção do Fórum Ruy Barbosa e do envolvimento de um presidente do TRT com empreiteiros e políticos inescrupulosos, hoje se sabe que a corrupção e a ganância se sobrepuseram à racionalidade e ao planejamento.
 
A centralização das varas trabalhistas num prédio luxuoso, que se converteu em símbolo da corrupção e fraudes no Poder Judiciário, prejudicou os usuários da Justiça do Trabalho, que passaram a ter de cruzar a cidade em ônibus e vagões de metrô lotados. Comprometeu parte do bairro da Barra Funda, cujas ruas não suportavam um tráfego tão intenso de veículos. Além disso, o prédio do Fórum Ruy Barbosa não foi planejado de forma modular, para ser expandido conforme o aumento da demanda de processos. Assim, à medida que o número de reclamações trabalhistas cresceu, a Justiça do Trabalho foi obrigada a alugar ou desapropriar prédios na vizinhança.
 
A descentralização da Justiça do Trabalho beneficia sua clientela e não compromete o planejamento urbano da capital com edifícios públicos gigantescos. Além da criação de um fórum na zona leste, o TRT da 2.a Região inaugurará outro na zona sul, com 20 varas, no primeiro semestre de 2014. Ele ficará no bairro de Jurubatuba, próximo de uma unidade do TJSP e de uma estação de trem, o que facilita o deslocamento dos usuários.
 
Depois da entrada em funcionamento desses dois fóruns regionais, a presidente do TRT da 2a Região, desembargadora Maria Doralice Novaes, promoverá uma avaliação dos resultados alcançados, para ampliar o projeto de descentralização da Corte. Depois das zonas leste e sul, serão remanejadas algumas varas trabalhistas para atender os bairros da zona norte. O objetivo final é melhorar a qualidade de atendimento no centro expandido e transferir outras varas para a zona oeste, diz ela.
 
Por determinação da Resolução Administrativa n.° 1, de 2013, após a implantação de todos esses fóruns os reclamantes terão de entrar com reclamações trabalhistas na região em que trabalham. “Com os fóruns regionais, vamos levar a Justiça do Trabalho aonde a população está”, afirma Novaes.
 
O único foco de resistência à descentralização das varas trabalhistas é o dos advogados que militam na área. Segundo eles, a concentração das varas num único local facilita o acompanhamento dos processos. Como muitos têm escritórios localizados no centro da cidade, eles se queixam que a criação de fóruns distritais ou regionais os obrigará a se deslocar pela cidade para comparecer às audiências. Os escritórios de pequeno porte alegam que terão dificuldades logísticas, operacionais e até financeiras para se adaptar. A necessária modernização do Poder Judiciário, contudo, não pode ser impedida pelas conveniências de uma corporação profissional.
 

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheat

Acessos: 14

🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude