Projeto agiliza andamento de processos administrativos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei (PL 8184/14), do deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA), que prevê medidas para viabilizar o andamento de processos administrativos. Uma delas é a dispensa do parecer vinculante em casos de omissão não justificada do órgão consultivo.

O projeto altera a Lei Geral do Processo Administrativo (Lei 9.784/99), que regulamenta o processo administrativo no âmbito federal.

O texto cria a possibilidade de dispensa do parecer consultivo (vinculante e não vinculante) para a continuidade do processo administrativo, quando a autoridade responsável pelo parecer não apresentá-lo dentro do prazo.

Dessa forma, o processo poderá ter prosseguimento e ser decidido com a dispensa do ato, a critério da autoridade competente, sem prejuízo à responsabilização do agente que se omitiu.

A legislação atual somente prevê a continuidade do processo, sem a manifestação do órgão consultivo, nos casos em que o parecer não é vinculante. Para os pareceres vinculantes, a lei exige que o processo seja interrompido até sua apresentação.

Prazo

Segundo o texto, o prazo fixado em lei (cinco dias) para manifestação dos interessados (administração e administrados) no processo pode ser suspenso, se o administrado não conseguir apresentar os documentos necessários à continuidade do procedimento.

Diante da omissão injustificada dos interessados, o texto permite a continuidade do processo, que será decidido com a dispensa do ato. O projeto não exclui a responsabilização do quem se omitiu no atendimento.

Atualmente, a lei estende esse o prazo até dez dias, desde que haja motivação. No entanto, não prevê a suspensão.

Na opinião do autor, as medidas visam corrigir a omissão injustificada da administração no atendimento dos prazos processuais, o que configura “abuso de poder intolerável contra os administrados e os recursos públicos”.

Para contornar esse problema, Oliveira acredita que “é preciso criar meios de viabilizar os processos, mesmo nos casos em que o poder público desrespeita os prazos, sem prejuízo à responsabilização dos agentes.

Tramitação

A proposta será analisado conclusivamente nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Acessos: 0

🎁 Mais um associado contemplado no sorteio de Dia dos Pais!

O Sr. Paulo José Corrêa esteve na sede da ANAJUSTRA Federal para retirar o seu prêmio e já levou para casa essa lembrança especial.

É uma alegria para nós poder valorizar e presentear nossos associados em datas como essa. Ao todo, foram 65 prêmios sorteados em comemoração ao Dia dos Pais. 💙

#anajustrafederal #diadospais #associadoanajustra #valorização
37 1
Participar das ações judiciais da ANAJUSTRA Federal é muito simples ✅

Agora tudo é feito de forma digital: sem papéis, rápido e prático, direto pelo celular, tablet ou computador.

Veja no vídeo como funciona e aproveite essa nova era digital ⚡
Precisa de ajuda? Fale com a gente pelo WhatsApp: (61) 3322-6864 📲

#anajustra #anajustrafederal #direitos #associados #eraDigital #sempapeis
48 5
Seminário de Integração no TRE-PI

No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.

O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.

A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.

💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.

#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
24 0