STF abre Ano Judiciário de 2026 nesta segunda (2)
A sessão terá transmissão ao vivo da TV Justiça, da Rádio Justiça e…
De carona compartilhada a economia de água e luz. Essas são algumas ações colocadas em prática por servidores e magistrados dos Tribunais, após o corte orçamentário que atingiu a Justiça Trabalhista. Em Aracaju, a iniciativa partiu dos próprios servidores que resolveram compartilhar o meio de transporte até o TRT20, por conta do turno de trabalho em horário único.
O objetivo do transporte é que duas ou mais pessoas que moram em localidades próximas partilhem as viagens de carro para o trabalho. Cinco servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) aderiram à prática desde o mês de janeiro. A cada dia da semana, um deles é responsável pela condução.
O servidor Diego Calazans conta que a iniciativa foi decorrente do aumento no preço da gasolina. Mas, segundo ele, já é possível observar outros benefícios, como a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da relação entre os participantes. “Além de obrigar todos a cumprirem o horário pontualmente”, declarou Diego.
Redução de consumo de recursos naturais
Na sede do TRT12, em Florianópolis, a campanha “Se liga, desliga” tem como objetivo a redução de até 15% dos gastos com energia e água, durante este ano. Com telefonia fixa e móvel, o índice de economia deve alcançar os 25%, de acordo com a portaria que estabelece as regras para o funcionamento do Tribunal.
Entre as mudanças está o ajustamento da temperatura dos aparelhos de ar condicionado para 23ºC, considerada ideal para o conforto térmico. Os aparelhos deverão ser desligados após às 18h30, já que correspondem a 40% do consumo de energia do Tribunal.
|
Imagem: TRT12 |
Outra medida é a proibição do trabalho após as 19h30 nos dias úteis e em qualquer horário aos fins de semana e feriados, com exceção daquele realizado em regime de plantão judiciário. Há outras exceções também para essa regra: ela não se aplica à Direção-Geral e à Secretaria-Geral da Presidência, nem para os casos de manutenção e dedetização.
No TRT16, em São Luís, foi lançada a campanha “Sou mais TRT-MA” visando sensibilizar o público interno para adotar medidas sustentáveis e que contribuam com a redução dos gastos. Duas soluções simples, eficientes e de baixo custo foram aplicadas nas instalações hidráulicas dos prédios do Tribunal.
Uma delas foi proposta pelo coordenador de Serviços Gerais do Tribunal, José de Ribamar Santos Batista. Durante o trabalho de revisão das instalações hidráulicas promovido em parceria com o Setor de Gestão Socioambiental, Batista sugeriu que fosse feito o aproveitamento de tampas plásticas de embalagens usadas de detergente como redutores de vazão. Marcelo explicou que a solução é simples e de baixo custo, não compromete a funcionalidade das torneiras, e proporciona aos usuários conforto e eficiência aliado à redução no consumo de água.
A coordenadora de Material e Logística, Luciana Cristina Gehlen, apresentou a outra sugestão. Após assistir a uma reportagem que mostrava o uso de garrafas pet com até 1,5 litro no interior das caixas de descargas para diminuir o consumo de água, Luciana propôs a adoção da ideia por este Regional, uma vez que a medida resulta na economia de 25% do volume de água utilizado em cada descarga. Em um aparelho cuja descarga seja acionada, no mínimo, quatro vezes por dia, a economia diária corresponde a 6 litros de água por vaso sanitário. (Com informações dos TRT’s 12, 16 e 20)
Acessos: 0
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.
Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.
Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.
#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria.
Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria.
👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.
#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
Carnaval, verão, festival, presente e tecnologia com desconto? Temos. 😎
Os associados da ANAJUSTRA Federal contam com ofertas exclusivas em grandes marcas, com condições especiais por tempo limitado.
Confira todas as promoções no Clube de Vantagens e aproveite enquanto estão disponíveis.
🔗 Acesse anajustrabeneficios.com.br e aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #convenios
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval
O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.
A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.
Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.
“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.
📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus
A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.
🗓 Prazo para responder: até 20/2
📍 Disponível na área restrita
As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.
O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.
💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.
🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.
📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira