TRT-19 é destaque nas Metas 6 e 10 do Plano Estratégico de 2017

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, com jurisdição em Alagoas, foi destaque nas Metas 6 e 10 do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2017. As metas se referiam respectivamente aos índices de Processos Julgados e de Redução do Acervo dos Maiores Litigantes. Na Meta 6, em que o objetivo era julgar pelo menos 90% da quantidade dos processos de conhecimento distribuídos no período, o TRT da 19ª Região julgou 108,43%. Na Meta 10, o objetivo era reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes e o TRT de Alagoas reduziu 51,34% em 2017.

Aumento no Índice de Processos Julgados

O presidente do TRT da 19ª Região, desembargador Pedro Inácio da Silva, destacou que a implementação do programa “Mérito de Produtividade” contribuiu para o destaque na Meta 6. Desde 2016 o programa premia, com certificado de excelência, as Varas do Trabalho que apresentam os melhores resultados no cumprimento das metas judiciais. “O objetivo é estabelecer mecanismos que promovam a integração das equipes de trabalho, por meio de uma competição saudável”, explicou o desembargador.

Outra medida que colaborou bastante para o destaque do TRT de Alagoas foi a apresentação, durante as correições ordinárias, de dados comparativos de resultado entre as Varas de Trabalho. Nos gráficos e tabelas exibidos, foi possível verificar a pontuação atualizada da Vara do Trabalho em correição no que diz respeito ao cumprimento das metas da Justiça do Trabalho. “Esse comparativo também visa a evidenciar que é possível atingir as metas da Justiça do Trabalho sem que seja necessário empregar esforços insustentáveis”, destacou o desembargador Pedro Inácio da Silva.

Redução dos maiores litigantes

O TRT da 19ª Região superou a Meta 10 em três anos consecutivos. De acordo com o desembargador Pedro Inácio da Silva, o maior índice de redução de maiores litigantes da Justiça do Trabalho conquistado pelo TRT de Alagoas foi resultado do trabalho conjunto envolvendo Gestão Estratégica, Tecnologia da Informação (TI), Corregedoria Regional e Secretaria Judiciária.

O trabalho começou com a identificação dos dez maiores litigantes pela Gestão Estratégica e TI. Essa relação foi encaminhada à Corregedoria Regional e acompanhada de forma individualizada em cada Vara do Trabalho. O objetivo foi informar quantos processos dos maiores litigantes precisavam ser solucionados para o cumprimento da Meta 10. Além disso, aconteceram monitoramentos mensais da movimentação processual dos maiores litigantes, com relatórios, suporte logístico e acompanhamento estatístico.

Benefícios do destaque

O destaque nas Metas 6 e 10 beneficiou o TRT da 19ª Região em vários indicadores: Índice de Processos Antigos (IPA), tempo médio de duração de processos na 1ª instância (TMDP1) e taxa de congestionamento da pauta. Além disso, a solução de ações envolvendo grandes litigantes estimulou as empresas a adotarem medidas para a redução da litigiosidade nas relações de trabalho. Mas o presidente do TRT de Alagoas, Pedro Inácio da Silva, ressaltou que a principal conquista foi o sentimento de dever cumprido. “O mais importante é saber que na prática significa atender a missão institucional de solucionar conflitos trabalhistas com celeridade, autonomia e justiça”, explicou.

Em relação à Meta 6, o TRT da 19ª Região, em Alagoas, planeja ações para se destacar novamente em 2018. Uma delas é a inclusão do 2º Grau no “Programa de Mérito e Produtividade”, passando a premiar anualmente os gabinetes que sejam destaque no cumprimento das metas judiciais do ano anterior.

Para se destacar novamente na Meta 10, o Tribunal Regional encaminha mensalmente o ranking de desempenho de cada unidade judicial aos diretores de Varas do Trabalho e assessores dos desembargadores.

Acessos: 57

🚨 A GAACTA chegou à Justiça Eleitoral.

O TSE publicou resolução que institui a GAACTA de 15% para servidores que ocupam cargos em comissão CJ-1 a CJ-4 em toda a Justiça Eleitoral.

A medida acontece depois do pedido apresentado pela ANAJUSTRA Federal em junho, que também protocolou pedido junto ao CSJT para garantir a mesma gratificação aos servidores dos 24 TRTs e Varas.

Ou seja: uma frente avançou. A outra continua em movimento. 💪

Enquanto STJ, TST, Justiça Federal e agora a Justiça Eleitoral já contam com a gratificação, os servidores dos TRTs ainda aguardam o mesmo reconhecimento.

E a ANAJUSTRA Federal vai intensificar os trabalhos junto ao CSJT para garantir esse direito!

Mesma responsabilidade. Mesma complexidade. Mesmo Judiciário. Por que tratamento diferente?

A luta pela isonomia continua e não para na GAACTA.

➡️ O próximo passo também será buscar o reconhecimento para as Funções Comissionadas (FCs), além de melhorias para toda a categoria em todos os seus ramos.

Porque isonomia não se faz pela metade.

Acesse o site e fique por dentro de tudo sobre o tema!
99 40
🏥 Saúde em foco no @trtrjoficial!

Nos dias 17 e 18/8, a ANAJUSTRA Federal esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, levando informação e cuidado aos servidores.

Durante a ação, os participantes puderam aproveitar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e bioimpedância, além de contar com um plantão tira-dúvidas sobre as opções de planos de saúde oferecidas pela entidade.

E, nesta quarta-feira (19), o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, acompanhado dos consultores Nelson Dantas e Wallace Calazans e do gerente João Lemos, esteve com o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, para apresentar as alternativas de planos de saúde disponíveis para os servidores.

Também participaram do encontro o assessor da Presidência, Sérgio Lobo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco.

🤝 A ANAJUSTRA Federal agradece ao TRT1 pelo espaço, pela receptividade e pela oportunidade de estar mais perto dos servidores, levando informação, prevenção e opções para cuidar da saúde de toda a família.

#anajustrafederal #trtrio #saude
39 3