Os rumos da transição

De olho em Brasília

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA, comenta os assuntos mais relevantes do mês.

A coluna “De Olho em Brasília” de outubro adentrou alguns dias em novembro para observar melhor as movimentações pós-eleições e o retorno dos trabalhos no Congresso Nacional. É um momento delicado com alto fluxo de informações e incertezas. Pautas importantes sendo colocadas a todo momento, medindo-se a capacidade de resposta das instituições, da mídia e da sociedade como um todo.

O retorno

As duas casas (Câmara e Senado) ainda estão esvaziadas, tanto em relação à presença dos parlamentares, quanto sobre os temas em discussão. É possível que nenhuma “pauta bomba” tramite neste fim de legislatura. Quem está de saída, deve aproveitar para tentar aprovar ou arquivar os projetos que possuem alguma ligação com suas promessas de base. 

Os desafios

O principal entrave para o novo governo é a aprovação de uma reforma da previdência. Muito se fala em votá-la ainda neste ano, mas é bastante difícil que isso ocorra tendo em vista os diversos fatores que precisam se unir para este fim. O primeiro deles é o filtro da opinião pública, que já se colocou contrária à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287 de 2016 que tramita na Câmara dos Deputados. Seria um erro estratégico o governo queimar sua aprovação em um projeto tão desgastado há dois meses de efetivamente começar o mandato. Mesmo que ainda durante o governo Temer, uma derrota na votação dessa proposta seria encarada como a primeira derrota para a gestão Bolsonaro.

Tempo

O relógio também é um grande inimigo da proposta. Até o fechamento desta coluna, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara ainda não havia decidido a data para o retorno dos trabalhos. Haverá uma reunião em alguns dias para decidir. Isso faltando dois meses para o fim do ano. A PEC 287 ainda precisa passar por votação em dois turnos no plenário da Câmara. Em seguida precisará tramitar desde as comissões até mais dois turnos no plenário do Senado. Seria necessária uma celeridade bastante atípica no parlamento para a aprovação ainda neste ano.

Acesse a coluna de setembro: Voto útil, reeleição de parlamentares e outras notícias do Planalto                        

Acordão

Também depõe contra a atual Reforma da Previdência a quantidade de votos necessários para sua aprovação em um quadro de alta fragmentação, oposição com muitas cadeiras e mais de 200 parlamentares que não conseguiram se reeleger. Como o governo convenceria todos eles a votarem a favor deste projeto? Qual o interesse desses deputados e senadores em fazer a medida passar? Não há. Seria preciso fazer um “acordão”, no jargão político, que, neste momento, é totalmente inviável.

Sinais contraditórios

A equipe do novo governo dá sinais contraditórios. Ora de aprovação, ora de reprovação ao que foi construído pela legislatura atual. Isso aumenta a especulação em torno do tema e dificulta uma análise mais profunda. Será preciso esperar para saber, mas não para agir. Como já dito nesta coluna, quanto mais cedo as organizações sociais e os eleitores como um todo começarem a debater com seus representantes, menores as chances de ser aprovado um projeto de reforma tão danoso quanto o que saiu das discussões na atual legislatura.

Mande sugestões

Você também pode participar dessa novidade enviando dúvidas e sugestões para o e-mail ass_parlamentar@anajustra.org.br.

Acessos: 0

📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico VidaFinanceira ConsumoConsciente
9 3
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
14 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
10 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
133 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
10 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
16 5