ANAJUSTRA Federal cria comunidades para fortalecer comunicação regionalizada
Iniciativa nasce de sugestões de associados e amplia o acesso às…
Servidores do TRT4 que participam da Comunidade Jurídico Trabalhista, projeto social da JT gaúcha.
A preocupação e o compromisso para além das causas trabalhistas estão presentes no dia a dia da maioria dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). Seja por meio de ações institucionais ou da atuação voluntária de servidores que se juntam em prol de uma boa causa, os órgãos da JT promovem inclusão, conscientização, sustentabilidade e estreitam os laços com as comunidades locais.
Na prática, os diferentes Tribunais do Trabalho vêm desenvolvendo iniciativas e normas para a promoção da responsabilidade social e ambiental no âmbito da JT, que em grande parte está alinhada à Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da JT (PNRSJT), às metas previstas no Plano de Logística Sustentável (PLS) dos TRTs e ao Planejamento Estratégico Institucional de cada órgão, bem como às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) sobre o tema.
![]() |
Coleta solidária
A separação do lixo reciclável e não-reciclável com destinação dos produtos coletados a associações de catadores conveniadas com os órgãos é uma das medidas institucionalizadas. Rotina na maioria dos Tribunais, a prática favorece a geração de renda e inclusão social dos catadores de recicláveis, além do desenvolvimento sustentável, redução da destinação de resíduos para os aterros e lixões e minimização dos impactos ambientais em diferentes regiões.
Os Tribunais da 1ª, 2ª, 3ª, 6ª, 8ª, 10ª, 11ª, 15ª, 17ª e 23ª Regiões são exemplo na coleta solidária e arrecadam toneladas de recicláveis todos os anos.
Em reconhecimento a essas e outras realizações socioambientais solidárias, vários Regionais foram premiados com o Selo A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, que tem por finalidade reconhecer e divulgar boas práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade.
Conheça a rotina de coleta solidária do TRT 2
No TRT10, servidores engajados com as causas ambientais realizam uma ação permanente de orientação e disseminação de boas práticas para o recolhimento, descarte ou armazenamento correto de resíduos.
(1).jpg)
![]() |
Consumo consciente
Em São Paulo, com um jogo virtual, o TRT2 envolveu mais de sete mil pessoas, dentre magistrados, servidores e terceirizados, para uma competição saudável com todas as unidades prediais visando reduzir o consumo de energia elétrica, papel e descartáveis.
Já no TRT17, em Vitória, todos os dias os servidores são convidados a desligarem o ar condicionado durante uma hora. Além de economizar energia elétrica, as janelas abertas melhoram a qualidade do ar e o dia a dia de trabalho no Regional.
Contratações sustentáveis
Recentemente, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) publicou a Resolução nº 103/CSJT, que determina a inclusão de critérios de sustentabilidade nas contratações de bens e serviços no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.
Para cumprir o normativo, os TRTs aplicam o Guia Prático do CSJT sobre o tema.

Cultura e educação
Voluntários de diferentes Regionais contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional de centenas de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.
Em Cuiabá, por exemplo, um grupo de servidores e magistrados do TRT23 ensina música e cultura a jovens na região metropolitana da capital mato grossense, a partir das ações do Comitê Pró-Infância, entre eles, “Casa Lar” e “Alegria em Notas Musicais”.
Já no TRT4, os servidores dão aulas de direito, informática e ética visando à capacitação profissionalizante de jovens da capital gaúcha, a partir da Comunidade Jurídico Trabalhista, programa social do Regional.
Orientações para acolhimento de imigrantes
Para garantir a imigrantes e a refugiados o acesso adequado à Justiça do Trabalho, o TRT-RS e o Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária da UFRGS (GAIRE/SAJU) prepararam uma série de materiais que ajudam no acolhimento e na orientação dessas pessoas. Em uma página web disponibiliza documentos relevantes e cartilhas que tratam sobre os direitos dos trabalhadores migrantes.
Confira outras iniciativas nos TRTs
Multiplicando boas ideias
No seu Tribunal existem outras iniciativas de responsabilidade social que não citamos aqui?
Compartilhe conosco novas ações e projetos, assim multiplicamos boas ideias e contribuímos para grandes mudanças na JT e na sociedade em geral.
Envie suas sugestões no e-mail ascom@anajustra.org.br.
Acessos: 0
🔎 Informação clara faz toda a diferença.
A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.
Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙
📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.
#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
✨ A arte que nasce da delicadeza do agora
A servidora aposentada do TRT18 e artista visual, Luciana Martins, apresenta a exposição “Liberdade esquiva e delicada da vida”, em Anápolis (GO).
A mostra integra o projeto As Quatro Estações e convida o público a mergulhar em cores intensas, camadas sobrepostas e na liberdade que se revela nos gestos e nas escolhas da artista.
É um convite à sensibilidade. À pausa. Ao olhar atento para o que é sutil e profundamente humano.
📍 Estação Ferroviária de Anápolis
🗓 25 de fevereiro a 27 de março
A ANAJUSTRA Federal valoriza e compartilha os talentos que fazem da arte um espaço de expressão e liberdade.
#anajustrafederal #espacocultural #arte #cultura #anapolis
💡 Quando a ideia parte do associado, o resultado acontece.
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, queria fazer mestrado, mas esbarrava no tempo, no custo e nas poucas vagas.
Com a aprovação do Novo AQ, ele percebeu que era o momento certo. Sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University e, em poucas semanas, já estava matriculado.
🚀 Hoje, ele e mais de 90 associados *têm desconto garantido no* mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto pelo convênio.
📌 Quer conhecer os mestrados e doutorados com benefício? Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.
#anajustra #novoaq #servidorpúblicofederal
🌿📖 A poesia também pode ser um ato de cuidado com o planeta!!
O Blog Espaço Cultural destaca o lançamento do livro S.O.S. Bichos Brasil, assinado pelos servidores do TRT da 7ª Região Frederico Brito e Thais Evangelista, com ilustrações de Luci Sacaleira.
Figura carimbada por aqui, o casal retorna ao Espaço Cultural com uma obra sensível e necessária, que dialoga com leitores de todas as idades. Mais do que um livro infantil, S.O.S. Bichos Brasil é um verdadeiro chamado à consciência ambiental.
Por meio de poemas delicados e acessíveis, o livro apresenta a realidade de animais brasileiros ameaçados de extinção e convida o leitor a refletir sobre a urgência da preservação da fauna e dos ecossistemas. 🐆🦜🌳
✨ Uma leitura que propõe não apenas informação, mas empatia, cuidado e responsabilidade coletiva pelo futuro do planeta.
📚 O livro já está disponível no site da Editora Cepe. Busque para comprar!
#anajustrafederal #espacocultural #trt7
Como guardar parte do reajuste que vem aí? 👀💸🤑
Não é o reajuste dos sonhos — mas é uma chance real de fazer diferente.
Se esse dinheiro entrar na conta sem plano, ele vai virar mercado, aplicativo, café… 🛍️📲☕
E você vai ganhar mais, mas não vai sentir diferença 😞💔
Neste novo vídeo da série “Papo de Valor”, o nosso consultor financeiro, José Carlos Dorte, traz duas dicas para não deixar isso acontecer.
Não é sobre quanto vem a mais. É sobre não deixar desaparecer!! 📊💎
E, se quiser opções de investimento desse valor, faça login no site, acesse o menu “consultoria financeira” e fale com o nosso consultor.
#anajustrafederal #papodevalor #servidorpúblico
Quem vive o Judiciário todos os dias tem lugar de fala 🤍⚖️
A ANAJUSTRA Federal convida seus associados a participarem de uma pesquisa acadêmica nacional conduzida pelo servidor e doutorando em Psicologia Vlademir Suato (PUC-Campinas).
📌 A pesquisa é anônima, voluntária e não avalia tribunais, gestores ou unidades.
O objetivo é contribuir para o avanço científico e ampliar o debate qualificado sobre trabalho decente no serviço público.
✨ Participar é simples, rápido e faz diferença.
👉 Acesse o formulário (copie e cole o link no seu navegador)
https://forms.office.com/r/AKGLcremD9
📲 Conheça o projeto
@trabalhoedignidade
#ANJUSTRAFederal #ServidorPúblico #JudiciárioFederal