Comitê que começou no TRT23 é referência para municípios de MT

O Pró-Infância incentiva a participação de todos no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FIA). Os recursos doados via imposto de renda de magistrados e servidores são descontados na folha de pagamento e, posteriormente, são devolvidos aos doadores.

Jader Moraes, coordenador do projeto, é representante da ANAJUSTRA Federal.

Jader Moraes, coordenador do projeto, é representante da ANAJUSTRA Federal. – TRT23

As ações desenvolvidas pelo Comitê Pró-Infância foram apresentadas no evento organizado pela Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM) na segunda e terça, 14 e 15/8. A instituição lançou o projeto ‘Servidor Amigo das Crianças e Adolescentes’, que seguirá os mesmos moldes da entidade que nasceu no TRT/MT e é referência nesse modelo de captação.

As informações foram apresentadas pelo servidor Jader Moraes (Coordenadoria de Polícia Judicial), que coordena o projeto há 18 anos. Criado em 2005, a entidade teve início a partir da colaboração de magistrados e servidores do Tribunal. “Antes da criação e regularização do Comitê, nós recebíamos doações de ticket alimentação de vários servidores e magistrados e, então, trocávamos por alimentos que eram destinados a instituições filantrópicas”, conta Jader.

Em 2005, o grupo de servidores à frente das ações sentiu a necessidade de ampliar as ações. “Foi quando surgiu o Comitê, hoje uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que capta recursos no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente há 18 anos. Na época, isso mais que duplicou os valores e a partir de então conseguimos comprar não só comida, como também ajudar na estruturação de projetos e entidades sociais, além de promover e gerenciar projetos para crianças e adolescentes em Cuiabá”, explica o servidor.

Imposto de Renda

O Pró-Infância incentiva a participação de todos no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FIA). Os recursos doados via imposto de renda de magistrados e servidores são descontados na folha de pagamento e, posteriormente, são devolvidos aos doadores. “Funciona como uma renúncia fiscal da União. Qualquer pessoa pode destinar 5% do valor pago no IR para o Fundo da Criança e do Adolescente. Esse valor, além de ajudar projetos e ações sociais, é totalmente devolvido à pessoa na hora da restituição dos valores, ou seja, não é um dinheiro que será retirado do doador, pelo contrário”.

Para isso é necessário que o contribuinte faça a opção da declaração de imposto de forma ampliada e não reduzida. “O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente é quem faz a gestão desse dinheiro e é quem aprova quais as iniciativas a serem contempladas. Anualmente, o Pró-Infância arrecada 200 mil reais para esse fundo e investe em ações que possam minimizar a violência e a vulnerabilidade social em Cuiabá”, diz Jader.

Embora a arrecadação via IR ainda seja uma importante fonte de renda do Pró-Infância, atualmente a entidade mantém ainda outras fontes de arrecadação, como repasse de valores diretamente ao CNPJ da entidade e ainda destinações de outras instituições privadas, a exemplo do Troco Solidário do Supermercado Comper e de recursos destinados pelo Banco Itaú para projetos sociais.

Ações

Os valores são empregados no projeto ‘Transformando Sonhos em Realidade’, que contempla as três ações do Pró Infância: Creche Boa Vontade (Jardim Passaredo), Escola André Avelino (CPA 1) e sede (Ribeirão do Lipa). Nas unidades são disponibilizadas aulas de karatê, xadrez, cultivo de horta, além de cursos de Auxiliar Administrativo e Panificação, os quais podem ser cursados também pelos pais das crianças e dos adolescentes.

O projeto da horta é realizado nos três pólos para ensinar os participantes sobre reciclagem, compostagem e cultivo de alimentos. “Atendemos cerca de 50 crianças de forma direta entre os 3 pólos, e de forma indireta, atendemos cerca de 150 pessoas, uma vez que tudo que é plantado nas hortas é disponibilizado para as crianças levarem para suas casas e também são utilizados no preparo da alimentação dada nas unidades”.

Já as aulas de esportes ocorrem nos três pólos do projeto, no contraturno escolar. “Atendemos cerca de 70 crianças de 7 a 17 anos. Temos vagas para até 50 crianças por pólo. O karatê faz parte das nossas ações desde 2016 e o xadrez veio depois. Organizaremos, em 02 de setembro, um torneio de enxadristas, com direito a medalhas e premiações. As inscrições contemplam, de forma voluntária, uma lata de leite”.

Já os cursos de auxiliar administrativo e panificação ocorrem na sede do Pró-Infância no Ribeirão do Lipa. “As capacitações ocorrem a cada dois meses. Este ano, já concluímos duas turmas e temos a previsão de abertura de outras duas”, afirma Jader.

Casa Lar

Além dos projetos, o Comitê é responsável pela administração de uma Casa Lar para crianças que tiveram direitos violados. A unidade, mantida em parceria com a prefeitura municipal, atende crianças de 3 a 7 anos. “Elas permanecem no local enquanto o Poder Judiciário avalia qual será o destino de cada, se retornará ao convívio familiar ou será encaminhada para adoção. Todo o atendimento é prestado, como acompanhamento em consultas médicas, atendimento odontológico e encaminhamento escolar”, destaca Jader.

Informações

Todas as ações do Pró-Infância estão disponíveis no site www.comiteproinfancia.org.br. Nas redes sociais – Instagram (@comiteproinfancia) e Facebook também são publicadas informações sobre cursos e demais atividades.

Acessos: 686

🚨 A GAACTA chegou à Justiça Eleitoral.

O TSE publicou resolução que institui a GAACTA de 15% para servidores que ocupam cargos em comissão CJ-1 a CJ-4 em toda a Justiça Eleitoral.

A medida acontece depois do pedido apresentado pela ANAJUSTRA Federal em junho, que também protocolou pedido junto ao CSJT para garantir a mesma gratificação aos servidores dos 24 TRTs e Varas.

Ou seja: uma frente avançou. A outra continua em movimento. 💪

Enquanto STJ, TST, Justiça Federal e agora a Justiça Eleitoral já contam com a gratificação, os servidores dos TRTs ainda aguardam o mesmo reconhecimento.

E a ANAJUSTRA Federal vai intensificar os trabalhos junto ao CSJT para garantir esse direito!

Mesma responsabilidade. Mesma complexidade. Mesmo Judiciário. Por que tratamento diferente?

A luta pela isonomia continua e não para na GAACTA.

➡️ O próximo passo também será buscar o reconhecimento para as Funções Comissionadas (FCs), além de melhorias para toda a categoria em todos os seus ramos.

Porque isonomia não se faz pela metade.

Acesse o site e fique por dentro de tudo sobre o tema!
79 22
🏥 Saúde em foco no @trtrjoficial!

Nos dias 17 e 18/8, a ANAJUSTRA Federal esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, levando informação e cuidado aos servidores.

Durante a ação, os participantes puderam aproveitar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e bioimpedância, além de contar com um plantão tira-dúvidas sobre as opções de planos de saúde oferecidas pela entidade.

E, nesta quarta-feira (19), o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, acompanhado dos consultores Nelson Dantas e Wallace Calazans e do gerente João Lemos, esteve com o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, para apresentar as alternativas de planos de saúde disponíveis para os servidores.

Também participaram do encontro o assessor da Presidência, Sérgio Lobo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco.

🤝 A ANAJUSTRA Federal agradece ao TRT1 pelo espaço, pela receptividade e pela oportunidade de estar mais perto dos servidores, levando informação, prevenção e opções para cuidar da saúde de toda a família.

#anajustrafederal #trtrio #saude
36 3
Vocês correram, pedalaram, nadaram, dançaram, treinaram e, principalmente, compartilharam histórias. 💙

Encerramos na sexta a etapa de envio de participações para o Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 – Servidores em movimento. A todos os associados que enviaram fotos e relatos, o nosso agradecimento por dividirem conosco um pouco de suas trajetórias e mostrarem como a atividade física faz parte de suas vidas.

Agora, começa uma nova etapa: a votação popular.

As 34 participações selecionadas estão disponíveis para votação e as 12 mais votadas irão compor o Calendário 2027.

Acesse o hotsite, conheça as histórias e vote nas suas favoritas.

O calendário é feito pelos associados. Agora, a escolha também é de vocês.

#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
11 0
Saúde, informação e proximidade com os servidores. 💙

A ANAJUSTRA Federal esteve nesta segunda-feira (17/8) no Edifício Sede do TRT da 1ª Região, @trtrjoficial  no Rio de Janeiro, para apresentar as opções de planos de saúde disponíveis aos associados e esclarecer dúvidas sobre coparticipação, portabilidade, reembolso e outros temas relacionados à assistência à saúde.

Participaram da ação o consultor de benefícios em saúde da ANAJUSTRA Federal, Nelson Dantas, e os gerentes João Lemos e Wallace Calazanz, além da representante da subsede do Rio de Janeiro, Priscilla Mayerhofer. 

E a programação continua! Nesta terça-feira (18/8), das 9h às 16h, a equipe estará no Fórum da Lavradio, com plantão para apresentação dos planos e esclarecimento de dúvidas, aferição de pressão e glicose, bioimpedância e distribuição de brindes, sucos e saladas de frutas.

📍 Rua do Lavradio, 132, 5º andar – Sala da ANAJUSTRA Federal – Lapa/RJ.

#anajustrafederal #saúde #trt1
70 4
Depois de explicar como começou o princípio contributivo no regime próprio dos servidores, Amarildo Vieira de Oliveira, Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, explica as principais mudanças nas regras de aposentadoria trazidas pela EC 103/19, atualmente vigentes. 

Foram várias alterações, sendo que a última trouxe o aumento do tempo de contribuição e a redução nos valores dos benefícios, além da elevação da contribuição.

E, segundo Amarildo, novas reformas ainda estão por vir. Por isso, estar informado e se preparar para diferentes cenários é cada vez mais importante.

Dê o play e acompanhe mais um trecho da live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos?”. 

Você também pode assistir à conversa completa no nosso canal do Youtube!

#anajustrafederal #funprespjud #reformadaprevidencia #previdenciacomplementar
68 8