Comitê que começou no TRT23 é referência para municípios de MT

O Pró-Infância incentiva a participação de todos no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FIA). Os recursos doados via imposto de renda de magistrados e servidores são descontados na folha de pagamento e, posteriormente, são devolvidos aos doadores.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Jader Moraes, coordenador do projeto, é representante da ANAJUSTRA Federal.

Jader Moraes, coordenador do projeto, é representante da ANAJUSTRA Federal. – TRT23

As ações desenvolvidas pelo Comitê Pró-Infância foram apresentadas no evento organizado pela Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM) na segunda e terça, 14 e 15/8. A instituição lançou o projeto ‘Servidor Amigo das Crianças e Adolescentes’, que seguirá os mesmos moldes da entidade que nasceu no TRT/MT e é referência nesse modelo de captação.

As informações foram apresentadas pelo servidor Jader Moraes (Coordenadoria de Polícia Judicial), que coordena o projeto há 18 anos. Criado em 2005, a entidade teve início a partir da colaboração de magistrados e servidores do Tribunal. “Antes da criação e regularização do Comitê, nós recebíamos doações de ticket alimentação de vários servidores e magistrados e, então, trocávamos por alimentos que eram destinados a instituições filantrópicas”, conta Jader.

Em 2005, o grupo de servidores à frente das ações sentiu a necessidade de ampliar as ações. “Foi quando surgiu o Comitê, hoje uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que capta recursos no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente há 18 anos. Na época, isso mais que duplicou os valores e a partir de então conseguimos comprar não só comida, como também ajudar na estruturação de projetos e entidades sociais, além de promover e gerenciar projetos para crianças e adolescentes em Cuiabá”, explica o servidor.

Imposto de Renda

O Pró-Infância incentiva a participação de todos no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FIA). Os recursos doados via imposto de renda de magistrados e servidores são descontados na folha de pagamento e, posteriormente, são devolvidos aos doadores. “Funciona como uma renúncia fiscal da União. Qualquer pessoa pode destinar 5% do valor pago no IR para o Fundo da Criança e do Adolescente. Esse valor, além de ajudar projetos e ações sociais, é totalmente devolvido à pessoa na hora da restituição dos valores, ou seja, não é um dinheiro que será retirado do doador, pelo contrário”.

Para isso é necessário que o contribuinte faça a opção da declaração de imposto de forma ampliada e não reduzida. “O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente é quem faz a gestão desse dinheiro e é quem aprova quais as iniciativas a serem contempladas. Anualmente, o Pró-Infância arrecada 200 mil reais para esse fundo e investe em ações que possam minimizar a violência e a vulnerabilidade social em Cuiabá”, diz Jader.

Embora a arrecadação via IR ainda seja uma importante fonte de renda do Pró-Infância, atualmente a entidade mantém ainda outras fontes de arrecadação, como repasse de valores diretamente ao CNPJ da entidade e ainda destinações de outras instituições privadas, a exemplo do Troco Solidário do Supermercado Comper e de recursos destinados pelo Banco Itaú para projetos sociais.

Ações

Os valores são empregados no projeto ‘Transformando Sonhos em Realidade’, que contempla as três ações do Pró Infância: Creche Boa Vontade (Jardim Passaredo), Escola André Avelino (CPA 1) e sede (Ribeirão do Lipa). Nas unidades são disponibilizadas aulas de karatê, xadrez, cultivo de horta, além de cursos de Auxiliar Administrativo e Panificação, os quais podem ser cursados também pelos pais das crianças e dos adolescentes.

O projeto da horta é realizado nos três pólos para ensinar os participantes sobre reciclagem, compostagem e cultivo de alimentos. “Atendemos cerca de 50 crianças de forma direta entre os 3 pólos, e de forma indireta, atendemos cerca de 150 pessoas, uma vez que tudo que é plantado nas hortas é disponibilizado para as crianças levarem para suas casas e também são utilizados no preparo da alimentação dada nas unidades”.

Já as aulas de esportes ocorrem nos três pólos do projeto, no contraturno escolar. “Atendemos cerca de 70 crianças de 7 a 17 anos. Temos vagas para até 50 crianças por pólo. O karatê faz parte das nossas ações desde 2016 e o xadrez veio depois. Organizaremos, em 02 de setembro, um torneio de enxadristas, com direito a medalhas e premiações. As inscrições contemplam, de forma voluntária, uma lata de leite”.

Já os cursos de auxiliar administrativo e panificação ocorrem na sede do Pró-Infância no Ribeirão do Lipa. “As capacitações ocorrem a cada dois meses. Este ano, já concluímos duas turmas e temos a previsão de abertura de outras duas”, afirma Jader.

Casa Lar

Além dos projetos, o Comitê é responsável pela administração de uma Casa Lar para crianças que tiveram direitos violados. A unidade, mantida em parceria com a prefeitura municipal, atende crianças de 3 a 7 anos. “Elas permanecem no local enquanto o Poder Judiciário avalia qual será o destino de cada, se retornará ao convívio familiar ou será encaminhada para adoção. Todo o atendimento é prestado, como acompanhamento em consultas médicas, atendimento odontológico e encaminhamento escolar”, destaca Jader.

Informações

Todas as ações do Pró-Infância estão disponíveis no site www.comiteproinfancia.org.br. Nas redes sociais – Instagram (@comiteproinfancia) e Facebook também são publicadas informações sobre cursos e demais atividades.

Vitória histórica! 

O STF confirmou: os Quintos dos associados da ANAJUSTRA Federal estão garantidos e neste vídeo nós explicamos, de forma descomplicada, o porquê!! 

Assista e compartilha com seus colegas que têm Quintos!

#anajustrafederal #quintos #pju #servidorpublicofederal
201 20
🎉 A Live Sarau 2025 está chegando!

Prepare-se para uma noite de música, arte, emoção — e muitos prêmios!

No dia 23/10, às 19h, a ANAJUSTRA Federal celebra o Mês do Servidor Público com uma transmissão ao vivo especial e sorteio extra exclusivo para quem estiver assistindo.

🎶 Se apresentam nesta edição:
Flávia Côrtes • Valdeck Almeida de Jesus • Marco Tulio Urach da Rosa • Marcos André • Adriana Silvia Ferraz

💝 Assista e concorra:
1 gift card Zift (R$ 100)
1 kit de chocolates Luckau
1 kit ANAJUSTRA Federal (bolsa + caneca + squeeze + fone bluetooth)

E ainda: iPhone 16, moto elétrica, smart TV, Kindle, vales-presentes e muito mais no maior sorteio da história da ANAJUSTRA Federal!

📅 23/10 • 19h • ao vivo
👉 Anote na agenda e venha celebrar com a gente!

#liveanajustrafederal #sarauanajustra #mesdoservidor #anajustrafederal #servidorpúblico #showsdeprêmios #sorteioanajustra #sarau2025
21 4
Tem Quintos incorporados?
‌
A entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes responde várias dúvidas sobre o MS 39881, entre elas, quem são os beneficiários da decisão do STF.
‌
A resposta está neste trecho do vídeo.
‌
Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed.

#anajustrafederal #pju #anajustra #servidorpublico #servidorpublicofederal
57 7
No Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, até o dia de trabalho fica mais interessante! 💼✨

Do notebook ao planner, do look ao café, os descontos exclusivos acompanham você em cada detalhe.

👉 Já conferiu todos os parceiros? Acesse e aproveite!

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios #descontos
26 0
Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
66 1