Reforma administrativa: principais notícias da semana (21 a 25/2)
Mobilização do funcionalismo público contra a proposta continua em todo o…

O impasse para aprovação da reforma administrativa foi o destaque desta semana. Sob duras críticas e tentativas de obstrução de parlamentares contrários à proposta, o parecer do relator Arthur Maia (DEM -BA) foi aprovado e segue para apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados, ainda sem data definida.
A ANAJUSTRA Federal é contra a reforma administrativa e mantém o posicionamento de repúdio contra a proposta por entender que sua aprovação poderá acarretar sérios prejuízos para o serviço público e para a população brasileira. E, por isso, atua com diversas ações no sentido de barrar a aprovação do texto: envio de petições e Estudo Técnico-Jurídico de autoria da diretora de assuntos legislativos da entidade, Glauce de Oliveira Barros, para deputados federais, presidentes de tribunais e conselhos de Justiça, realização de lives com estudiosos e parlamentares, divulgação de abaixo-assinados, site especial sobre o assunto entre outros.
Confira as principais notícias da semana:
O Globo
Comissão especial da Câmara aprova PEC da reforma administrativa
Metrópoles
Reforma no serviço público abre brecha para redução de salário. Entenda ponto a ponto
O Antagonista
Reforma administrativa transforma Guarda Municipal em órgão de segurança pública
CNN
Judiciário foi preservado de mudanças da reforma administrativa, diz especialista
Folha de São Paulo
Correio Braziliense
Reforma administrativa: veja principais pontos do texto aprovado
Terra
Comissão da Câmara conclui votação da reforma administrativa
Folha de São Paulo
Relator da reforma administrativa cede à pressão e reduz contrato temporário de 10 para 6 anos
Estadão
Novo relatório da reforma administrativa retoma previsão de corte de jornada e salário de servidores
Correio Braziliense
Votação do relatório da reforma administrativa é adiada pela quarta vez
Jornal de Brasília
Comissão da reforma administrativa rejeita retirada de pauta com placar apertado
O Dia
Reforma administrativa: mudança de última hora retira membros dos Poderes do texto
Agência Câmara
Comissão especial tenta votar reforma administrativa nesta quinta-feira
Diap
Todos contra a Reforma Administrativa. É preciso
O Dia
Frente parlamentar protocola pedido de rejeição à PEC da reforma administrativa
Congresso em Foco
Partidos da oposição fecham questão contra reforma administrativa
Congresso em Foco
Servidores manifestam-se contra reforma administrativa
Agência Câmara
Comissão faz nova tentativa de votar reforma administrativa
Metrópoles
Reforma administrativa ganha mais um opositor no Planalto
Jovem Pan
‘Fizemos uma reforma administrativa para evitar prejuízos aos servidores’, diz relator
Estadão
(Ao menos) Três motivos para encerrar a tramitação da PEC 32
Estadão
A contrarreforma administrativa
Correio Braziliense
Reforma administrativa: após substitutivo desagradar, nova versão da PEC sai nesta segunda
O Dia
Versão final da reforma administrativa pode prever redução de salário e jornada de servidores
Congresso em Foco
Sem acordo, relator da reforma administrativa se reúne nesta terça com líderes e Lira
Agência Câmara
Comissão especial pode votar da reforma administrativa nesta terça-feira
Estadão
PEC do retrocesso administrativo
Estadão
Delegados da PF veem ‘proteções à instituição’ e defendem relatório da Reforma Administrativa
O Globo
A PEC do retrocesso administrativo: reforma blinda ainda mais a ineficiência
Correio Braziliense
Jota
Nunes Marques pede vista em ação que discute reforma administrativa
* Esta coletânea de notícias objetiva reunir o que foi divulgado na imprensa nacional sobre o tema durante a semana, e, de modo geral, não reflete, necessariamente, a posição da ANAJUSTRA Federal sobre o assunto.
Acessos: 90
Por que costumamos adiar decisões sobre previdência e proteção financeira?
O professor Jurandir Sell Macedo, doutor em Finanças Comportamentais, vai responder essa e outras perguntas sobre o futuro financeiro dos servidores.
Neste vídeo, ele te convida a participar do encontro que também terá a presença do Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, que falará as regras que estão vigentes desde a EC 103/20219.
É na quinta, 6 de agosto, às 19h.
Ao vivo no YouTube da ANAJUSTRA Federal e no Instagram
☯️ Nem todo movimento precisa ser acelerado.
Para Adrienne Ramos Garcia (TRT7), o Tai Chi Chuan é um compromisso diário com a saúde, o equilíbrio e a qualidade de vida.
Todos os dias, às cinco da manhã, ela reserva um tempo para cuidar do corpo e da mente. O resultado? Mais disposição, concentração, serenidade e energia para enfrentar a rotina.
Histórias como a dela mostram que cada atividade física tem um jeito único de transformar vidas.
💙 E a sua? Ela também pode inspirar outros servidores.
📅 Participe do Calendário 2027 até 7/8.
O Congresso Nacional retomou os trabalhos, mas o calendário eleitoral já começa a influenciar o ritmo das votações.
O que isso significa para as pautas de interesse dos servidores públicos? Quais temas têm mais chances de avançar neste segundo semestre?
Na coluna De Olho em Brasília, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, analisa o cenário político e explica como esse contexto pode impactar a agenda legislativa nos próximos meses.
Acesse o conteúdo completo em anajustrafederal.org.br
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.
Em agosto, conhecemos a história do grupo Sete Estrelas, compartilhada por Marley Aparecida de Souza Almeida, do TRT-2.
Formado por sete amigos que celebram 25 anos de parceria, o grupo encontrou na estrela de sete pontas um símbolo para representar valores como prudência, justiça, fortaleza, temperança, fé, esperança e amor.
Uma história que mostra como os laços construídos no serviço público podem atravessar o tempo e permanecer por toda a vida.
Aprimore sua atuação na advocacia trabalhista com um benefício exclusivo para associados da ANAJUSTRA Federal.
De 10 a 12 de agosto, acontece o treinamento “Recursos para o TST: o Caminho das Pedras”, conduzido pela professora Sílvia Pérola, com quase 40 anos de experiência no Tribunal Superior do Trabalho.
Além do conteúdo prático sobre Recurso de Revista, a programação inclui experiências exclusivas, como sessão da Turma do TST, audiência com o ministro Maurício Godinho Delgado e Aula Magna sobre Sustentação Oral com Cezar Britto.
🎓 Associados da ANAJUSTRA Federal têm 50% de desconto na inscrição (benefício exclusivo para titulares).
➡️ Acesse o Clube de Vantagens e saiba como garantir o seu benefício.
No Dia do Vira-Lata, o Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal traz uma homenagem especial, assinada por um de seus associados, aos cães sem raça definida.
O associado João da Cruz Ramos Filho, servidor aposentado do TRT da 12ª Região (SC), compartilha a emocionante história de Barão, um vira-lata que marcou sua vida e relembra como amor, lealdade e companheirismo não têm raça.
Uma leitura sensível que também convida à reflexão sobre o cuidado e o respeito aos animais.
Acesse o Espaço Cultural e confira a homenagem completa. 🐾
#espaçocultural #diadoviralata #anajustrafederal