Reforma administrativa: principais notícias da semana (20/9 a 24/9)

Parecer da PEC 32/2020 é aprovado na comissão especial; e mais.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Bancada de oposição na comissão especial destacaram avanço nas negociações, mas alertaram que PEC era nociva ao servidor e à própria população. - Reprodução Rede Brasil Atual

Bancada de oposição na comissão especial destacaram avanço nas negociações, mas alertaram que PEC era nociva ao servidor e à própria população. – Reprodução Rede Brasil Atual

O impasse para aprovação da reforma administrativa foi o destaque desta semana. Sob duras críticas e tentativas de obstrução de parlamentares contrários à proposta, o parecer do relator Arthur Maia (DEM -BA) foi aprovado e segue para apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados, ainda sem data definida.

A ANAJUSTRA Federal é contra a reforma administrativa e mantém o posicionamento de repúdio contra a proposta por entender que sua aprovação poderá acarretar sérios prejuízos para o serviço público e para a população brasileira. E, por isso, atua com diversas ações no sentido de barrar a aprovação do texto: envio de petições e Estudo Técnico-Jurídico de autoria da diretora de assuntos legislativos da entidade, Glauce de Oliveira Barros, para deputados federais, presidentes de tribunais e conselhos de Justiça, realização de lives com estudiosos e parlamentares, divulgação de abaixo-assinados, site especial sobre o assunto entre outros.

Confira as principais notícias da semana:

O Globo

Comissão especial da Câmara aprova PEC da reforma administrativa

Metrópoles

Reforma no serviço público abre brecha para redução de salário. Entenda ponto a ponto

O Antagonista

Reforma administrativa transforma Guarda Municipal em órgão de segurança pública

CNN

Judiciário foi preservado de mudanças da reforma administrativa, diz especialista

Folha de São Paulo

Comissão aprova reforma administrativa com estabilidade para servidores e possibilidade de corte de salário

Correio Braziliense

Reforma administrativa: veja principais pontos do texto aprovado

Terra

Comissão da Câmara conclui votação da reforma administrativa

Folha de São Paulo

Relator da reforma administrativa cede à pressão e reduz contrato temporário de 10 para 6 anos

Estadão

Novo relatório da reforma administrativa retoma previsão de corte de jornada e salário de servidores

Correio Braziliense

Votação do relatório da reforma administrativa é adiada pela quarta vez

Jornal de Brasília

Comissão da reforma administrativa rejeita retirada de pauta com placar apertado

O Dia

Reforma administrativa: mudança de última hora retira membros dos Poderes do texto

Agência Câmara

Comissão especial tenta votar reforma administrativa nesta quinta-feira

Diap

Todos contra a Reforma Administrativa. É preciso

O Dia

Frente parlamentar protocola pedido de rejeição à PEC da reforma administrativa

Congresso em Foco

Partidos da oposição fecham questão contra reforma administrativa

Congresso em Foco

Servidores manifestam-se contra reforma administrativa

Agência Câmara

Comissão faz nova tentativa de votar reforma administrativa

Metrópoles

Reforma administrativa ganha mais um opositor no Planalto

Jovem Pan

‘Fizemos uma reforma administrativa para evitar prejuízos aos servidores’, diz relator

Estadão

(Ao menos) Três motivos para encerrar a tramitação da PEC 32

Estadão

A contrarreforma administrativa

Correio Braziliense

Reforma administrativa: após substitutivo desagradar, nova versão da PEC sai nesta segunda

O Dia

Versão final da reforma administrativa pode prever redução de salário e jornada de servidores

Congresso em Foco

Sem acordo, relator da reforma administrativa se reúne nesta terça com líderes e Lira

Agência Câmara

Comissão especial pode votar da reforma administrativa nesta terça-feira

Estadão

PEC do retrocesso administrativo

Estadão

Delegados da PF veem ‘proteções à instituição’ e defendem relatório da Reforma Administrativa

O Globo

A PEC do retrocesso administrativo: reforma blinda ainda mais a ineficiência

Correio Braziliense

Adiamento da votação da reforma administrativa comprova os riscos ao setor público, diz Movimento a Serviço do Brasil

Jota

Nunes Marques pede vista em ação que discute reforma administrativa

* Esta coletânea de notícias objetiva reunir o que foi divulgado na imprensa nacional sobre o tema durante a semana, e, de modo geral, não reflete, necessariamente, a posição da ANAJUSTRA Federal sobre o assunto.

Acessos: 0

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
5 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
791 43
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
529 24
Boa notícia: os projetos da recomposição salarial e do Adicional de Qualificação (AQ) avançaram no Senado e foram incluídos na pauta da CCJ desta quarta, 26/11.

Agora, a sua participação é essencial! 🔵
O Senado abriu enquetes públicas para os dois PLs — e cada voto conta como força política para a aprovação.

🗳 Vote “SIM”
Acesse nosso site e confira os links para participar!

💬 Compartilhe, marque o @ dos seus amigos nos comentários e fortaleça a mobilização!

A ANAJUSTRA Federal segue acompanhando tudo de perto.
305 15