Congresso retoma os trabalhos, mas eleições devem limitar o avanço de pautas prioritárias
Leia a coluna do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal.
O ano legislativo do Congresso Nacional começará a partir de 1º /2 e promete ser de muito trabalho já desde o início. Isso porque 27 Medidas Provisórias (MPS) ficaram pendentes em 2022. O trâmite requer que sejam analisadas na Câmara dos Deputados antes de seguirem para a análise do Senado Federal. Será que todas serão votadas ou algumas vão caducar antes de serem apreciadas?
Há medidas que foram assinadas no antigo governo, mas algumas já são do atual Executivo. E essa será uma boa oportunidade para avaliar como se portarão os partidos que estavam alinhados com a direita.
As eleições para o comando das duas Casas também movimentam esse início de trabalhos legislativos e mexe com as ‘costuras’ políticas com o surgimento de novos acordos de lideranças que direcionarão como as votações serão conduzidas.
As disputas são acirradas em torno das funções que integram a mesa diretora, além da presidência – são duas cadeiras de primeiro e segundo vice-presidentes, quatro de secretários e mais quatro suplentes de secretários. Todos com mandato de dois anos. Compor a mesa diretora é, sem dúvida, a atual menina dos olhos dos partidos.
Na Câmara, o atual presidente Arthur Lira já é visto como reeleito. No Senado, entretanto, o cenário está um pouco mais nebuloso e a reeleição de Rodrigo Pacheco enfrenta um pouco mais de resistência, mas nada que deva impedi-lo de conquistar novamente o posto. Ambos são favoritos nos respectivos pleitos, mas a história nos mostra que na política brasileira tudo pode mudar.
Muita coisa está em jogo além das cadeiras das mesas diretoras, especialmente cargos em importantes comissões como a poderosa e cobiçada Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O PL e o PT já deixaram claro o desejo por presidir o principal colegiado. Na Câmara, o rodízio anual deve ser a aposta de Lira para garantir que todos fiquem satisfeitos.
Uma primeira semana animada e decisiva para o ano legislativo. As MP’s pendentes já serão analisadas, sem dúvida, pela nova formação do Congresso Nacional, vamos acompanhar para saber se alguma vai caducar e quais terão os “jabutis” embutidos. Tudo isso nos mostrará em qual tom a banda do Congresso tocará em 2023.
De Olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Devo, não nego, e pago o valor que eu propuser e da maneira que eu quiser
Reajuste finalmente aprovado. É pra comemorar?
Acessos: 2902
💃 Para alguns, a dança é um hobby. Para outros, ela representa superação, liberdade, saúde e qualidade de vida.
As histórias de Sandra Regina Soetl e Carla Silva Gama, servidoras do TRT da 15ª Região, mostram que o movimento pode transformar vidas em diferentes momentos e de diferentes formas.
Enquanto Sandra voltou ao sapateado após cirurgias nos joelhos e hoje, aos 71 anos, participa de competições, Carla encontrou na dança um espaço para expressar sua essência e viver com mais plenitude.
✨ E a sua história?
O Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 quer mostrar como a atividade física faz parte da vida dos servidores do Judiciário Federal e inspirar outras pessoas a se movimentarem.
📸 As inscrições seguem abertas até 7/8
Comente “2027” e receba o link para participar!!
#calendarioanajustrafederal #servidoresemmovimento
Você está preparado para os impactos da Reforma da Previdência na sua renda futura?
As mudanças nas regras da Previdência podem influenciar diretamente o valor da sua aposentadoria, da pensão por morte e da renda em caso de incapacidade permanente.
Você sabe como se planejar para proteger o seu futuro financeiro?
Na live da ANAJUSTRA Federal com a Funpresp-Jud, o Diretor-Presidente da Fundação, Amarildo de Oliveira e o professor e doutor em finanças comportamentais, @jurandirsell vão explicar como se preparar para esse desafio.
Agora a palavra é sua!
Qual é a sua maior dúvida sobre:
✔️ aposentadoria;
✔️ pensão por morte;
✔️ incapacidade permanente;
✔️ proteção da renda;
✔️ planejamento financeiro para o futuro?
Deixe sua pergunta nos comentários. Ela poderá ser respondida ao vivo durante a transmissão.
Dia 6/8
Às 19h
No YouTube da ANAJUSTRA Federal e aqui no Instagram
Escreva sua dúvida e participe da conversa!
#anajustrafederal #funprespjud #live #reformadaprevidencia
⭐ A melhor recomendação vem de quem já aproveitou.
Os convênios da ANAJUSTRA Federal ajudam associados a economizar em compras, farmácias, lazer, veículos e muito mais.
E quem utiliza aprova:
💬 “Prático e resolve o dia a dia.”
💬 “Vale muito a pena!”
💬 “Ótimo desconto.”
💬 “De fácil uso e bons descontos.”
Essas são apenas algumas das avaliações enviadas pelos próprios associados por meio do aplicativo da ANAJUSTRA Federal.
E você, já utilizou algum convênio?
Conte nos comentários qual foi a sua experiência! 💙
#anajustrafederal #convenios #avaliacoes #appanajustrafederal
📅 O tradicional Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 está chegando!
A consulta para confirmar o recebimento começou e segue até 31 de agosto.
✅ Se você já respondeu em anos anteriores e sua preferência continua a mesma, não é necessário participar novamente.
📦 Mas, se mudou de endereço ou deseja alterar sua opção de recebimento, basta acessar a Área Restrita ou o App ANAJUSTRA Federal, entrar em Meus Dados > Preferências de Comunicação e atualizar suas informações.
#ANAJUSTRAFederal #Calendário2027 #Associados #JudiciárioFederal
✔️ Quem mantém o corpo em movimento conhece bem essa rotina.
Separar o tênis, acordar cedo, vencer a preguiça, encontrar tempo para treinar e celebrar cada conquista fazem parte do dia a dia de muitos associados.
Mas talvez esteja faltando apenas um item na sua lista…
📅 Participar do Calendário ANAJUSTRA Federal 2027!
Neste ano, o tema “Servidores em movimento” vai selecionar 12 histórias inspiradoras de associados que encontraram na atividade física um caminho para mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Não importa qual é a sua modalidade. O importante é compartilhar como o movimento faz diferença na sua rotina e inspirar outros colegas.
⏳ As inscrições vão até 7/8.
Comente “2027” para receber o link da página oficial da campanha e participar!
#calendarioanajustrafederal #2027 #servidoresemmovimento
📢 Novos anúncios no Mural de Permuta e Redistribuição!
Se você deseja mudar de lotação por meio de permuta ou redistribuição, vale a pena conferir quem passou por lá nos últimos dias.
Se você é associado, você pode se cadastrar e receber alertar de perfis compatíveis. Se ainda não se associou, publique o seu anúncio gratuitamente!
#Permuta #Redistribuição #JudiciárioFederal #ANAJUSTRAFederal