Eleições no Congresso Nacional: em qual tom a banda tocará?

Às vésperas das eleições para presidência da Câmara e do Senado, a coluna “De Olho em Brasília” analisa quais são as tendências para esse ano legislativo.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O ano legislativo do Congresso Nacional começará a partir de 1º /2 e promete ser de muito trabalho já desde o início. Isso porque 27 Medidas Provisórias (MPS) ficaram pendentes em 2022. O trâmite requer que sejam analisadas na Câmara dos Deputados antes de seguirem para a análise do Senado Federal. Será que todas serão votadas ou algumas vão caducar antes de serem apreciadas?

Há medidas que foram assinadas no antigo governo, mas algumas já são do atual Executivo. E essa será uma boa oportunidade para avaliar como se portarão os partidos que estavam alinhados com a direita.

As eleições para o comando das duas Casas também movimentam esse início de trabalhos legislativos e mexe com as ‘costuras’ políticas com o surgimento de novos acordos de lideranças que direcionarão como as votações serão conduzidas.

As disputas são acirradas em torno das funções que integram a mesa diretora, além da presidência – são duas cadeiras de primeiro e segundo vice-presidentes, quatro de secretários e mais quatro suplentes de secretários. Todos com mandato de dois anos. Compor a mesa diretora é, sem dúvida, a atual menina dos olhos dos partidos.

Na Câmara, o atual presidente Arthur Lira já é visto como reeleito. No Senado, entretanto, o cenário está um pouco mais nebuloso e a reeleição de Rodrigo Pacheco enfrenta um pouco mais de resistência, mas nada que deva impedi-lo de conquistar novamente o posto. Ambos são favoritos nos respectivos pleitos, mas a história nos mostra que na política brasileira tudo pode mudar.

Muita coisa está em jogo além das cadeiras das mesas diretoras, especialmente cargos em importantes comissões como a poderosa e cobiçada Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O PL e o PT já deixaram claro o desejo por presidir o principal colegiado. Na Câmara, o rodízio anual deve ser a aposta de Lira para garantir que todos fiquem satisfeitos.

Uma primeira semana animada e decisiva para o ano legislativo. As MP’s pendentes já serão analisadas, sem dúvida, pela nova formação do Congresso Nacional, vamos acompanhar para saber se alguma vai caducar e quais terão os “jabutis” embutidos. Tudo isso nos mostrará em qual tom a banda do Congresso tocará em 2023.

De Olho em Brasília

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.

 


Leia também

Devo, não nego, e pago o valor que eu propuser e da maneira que eu quiser
Reajuste finalmente aprovado. É pra comemorar?


Acessos: 2835

💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
32 4
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
37 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
41 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1