Delegada Ione é eleita presidente da Comissão de Administração e Serviço Público
A comissão discute temas como a organização político-administrativa da…
O ano legislativo do Congresso Nacional começará a partir de 1º /2 e promete ser de muito trabalho já desde o início. Isso porque 27 Medidas Provisórias (MPS) ficaram pendentes em 2022. O trâmite requer que sejam analisadas na Câmara dos Deputados antes de seguirem para a análise do Senado Federal. Será que todas serão votadas ou algumas vão caducar antes de serem apreciadas?
Há medidas que foram assinadas no antigo governo, mas algumas já são do atual Executivo. E essa será uma boa oportunidade para avaliar como se portarão os partidos que estavam alinhados com a direita.
As eleições para o comando das duas Casas também movimentam esse início de trabalhos legislativos e mexe com as ‘costuras’ políticas com o surgimento de novos acordos de lideranças que direcionarão como as votações serão conduzidas.
As disputas são acirradas em torno das funções que integram a mesa diretora, além da presidência – são duas cadeiras de primeiro e segundo vice-presidentes, quatro de secretários e mais quatro suplentes de secretários. Todos com mandato de dois anos. Compor a mesa diretora é, sem dúvida, a atual menina dos olhos dos partidos.
Na Câmara, o atual presidente Arthur Lira já é visto como reeleito. No Senado, entretanto, o cenário está um pouco mais nebuloso e a reeleição de Rodrigo Pacheco enfrenta um pouco mais de resistência, mas nada que deva impedi-lo de conquistar novamente o posto. Ambos são favoritos nos respectivos pleitos, mas a história nos mostra que na política brasileira tudo pode mudar.
Muita coisa está em jogo além das cadeiras das mesas diretoras, especialmente cargos em importantes comissões como a poderosa e cobiçada Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O PL e o PT já deixaram claro o desejo por presidir o principal colegiado. Na Câmara, o rodízio anual deve ser a aposta de Lira para garantir que todos fiquem satisfeitos.
Uma primeira semana animada e decisiva para o ano legislativo. As MP’s pendentes já serão analisadas, sem dúvida, pela nova formação do Congresso Nacional, vamos acompanhar para saber se alguma vai caducar e quais terão os “jabutis” embutidos. Tudo isso nos mostrará em qual tom a banda do Congresso tocará em 2023.
De Olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Devo, não nego, e pago o valor que eu propuser e da maneira que eu quiser
Reajuste finalmente aprovado. É pra comemorar?
Acessos: 2835
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval
O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.
A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.
Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.
“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.
📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus
A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.
🗓 Prazo para responder: até 20/2
📍 Disponível na área restrita
As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.
O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.
💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.
🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.
📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
A ANAJUSTRA Federal acaba de ampliar seus convênios educacionais. Quatro novas parcerias foram firmadas, oferecendo mais de 60 cursos de pós-graduação, 100% EAD, para quem quer se qualificar e garantir o aumento do Adicional de Qualificação.
💰 Mensalidades a partir de R$ 69,90
⏱️ Flexibilidade para conciliar estudos e rotina no Judiciário
🤝 Convênios com instituições reconhecidas
📖 Cursos em áreas estratégicas, como Direito, Gestão Pública, Tecnologia, IA, Dados e MBAs
Veja as novas parcerias no card!
Comente Novo AQ e receba o link da página especial para conferir todos os cursos disponíveis e seus descontos
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #educacao
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?
Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.
E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.
São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.
👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.
#anajustrafederal #convenios #beneficios
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.
Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.
Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.
Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.
Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.
Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎
#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa