Novo Adicional de Qualificação é sancionado
As alterações do AQ representam um avanço significativo na política de…
O ano legislativo do Congresso Nacional começará a partir de 1º /2 e promete ser de muito trabalho já desde o início. Isso porque 27 Medidas Provisórias (MPS) ficaram pendentes em 2022. O trâmite requer que sejam analisadas na Câmara dos Deputados antes de seguirem para a análise do Senado Federal. Será que todas serão votadas ou algumas vão caducar antes de serem apreciadas?
Há medidas que foram assinadas no antigo governo, mas algumas já são do atual Executivo. E essa será uma boa oportunidade para avaliar como se portarão os partidos que estavam alinhados com a direita.
As eleições para o comando das duas Casas também movimentam esse início de trabalhos legislativos e mexe com as ‘costuras’ políticas com o surgimento de novos acordos de lideranças que direcionarão como as votações serão conduzidas.
As disputas são acirradas em torno das funções que integram a mesa diretora, além da presidência – são duas cadeiras de primeiro e segundo vice-presidentes, quatro de secretários e mais quatro suplentes de secretários. Todos com mandato de dois anos. Compor a mesa diretora é, sem dúvida, a atual menina dos olhos dos partidos.
Na Câmara, o atual presidente Arthur Lira já é visto como reeleito. No Senado, entretanto, o cenário está um pouco mais nebuloso e a reeleição de Rodrigo Pacheco enfrenta um pouco mais de resistência, mas nada que deva impedi-lo de conquistar novamente o posto. Ambos são favoritos nos respectivos pleitos, mas a história nos mostra que na política brasileira tudo pode mudar.
Muita coisa está em jogo além das cadeiras das mesas diretoras, especialmente cargos em importantes comissões como a poderosa e cobiçada Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O PL e o PT já deixaram claro o desejo por presidir o principal colegiado. Na Câmara, o rodízio anual deve ser a aposta de Lira para garantir que todos fiquem satisfeitos.
Uma primeira semana animada e decisiva para o ano legislativo. As MP’s pendentes já serão analisadas, sem dúvida, pela nova formação do Congresso Nacional, vamos acompanhar para saber se alguma vai caducar e quais terão os “jabutis” embutidos. Tudo isso nos mostrará em qual tom a banda do Congresso tocará em 2023.
De Olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Devo, não nego, e pago o valor que eu propuser e da maneira que eu quiser
Reajuste finalmente aprovado. É pra comemorar?
Acessos: 2831
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.
Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.
📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!
📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.
#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.
Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.
👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.
#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
Em 2025, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal registrou mais de 40 mil acessos aos convênios mais desejados do ano 🚀
Carro novo, eletrônicos, saúde, educação e lazer: os benefícios que realmente fazem diferença na vida dos associados lideraram o ranking.
👉 Deslize e confira os convênios mais buscados de 2025.
🔗 Acesse o portal de benefícios e aproveite as vantagens.
#clubedevantagens #anajustrafederal #retrospectiva2025
🚀 Mais entregas, mais direitos!
A ANAJUSTRA Federal está com a agenda cheia para o próximo ano — e o foco jurídico é: garantir mais direitos e corrigir injustiças que afetam o dia a dia dos servidores.
Veja tudo nos cards!
Seguimos juntos na defesa de cada servidor. 💙⚖️
#anajustrafederal #feliz2026 #pju
O Natal reacende em nós a verdade que fortalece a caminhada, renova a esperança e revela, mais uma vez, a grandeza do amor de Deus.
Que, na luz do Menino Jesus, esse amor eterno floresça em seu coração e no de sua família, trazendo paz, aconchego e bênçãos que iluminem cada passo e cada novo dia.
Com carinho, os votos de um santo e abençoado Natal da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #feliznatal #anajustra