SJPI promove roda de conversa em homenagem ao Dia dos Pais
ANAJUSTRA Federal enviou brindes para os participantes.
Congresso será realizado de 15 a 17 de outubro, em Brasília.
O Supremo Tribunal Federal (STF) levará à 8ª edição da ExpoJud, a maior exposição de tecnologia e inovação para o ecossistema de Justiça, uma amostra da transformação digital que tem implementado nos últimos anos, com destaque para o App TV Justiça+ e para a utilização de inteligência artificial nos serviços prestados aos cidadãos pela Corte. O congresso será realizado de 15 a 17 de outubro, em Brasília, no Royal Tulip Brasília Alvorada.
O TV Justiça+, aplicativo da TV Justiça, lançado em agosto pelo presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, colocou o STF de maneira definitiva na era digital.
O serviço de streaming oferece, além da programação ao vivo da TV e da Rádio Justiça, a íntegra das sessões plenárias desde 2020 e alguns dos julgamentos históricos do STF. Todos os tribunais podem ser contemplados com seus conteúdos.
O STF também compartilhará, em seu estande, a experiência do processo de chamamento público para que empresas apresentassem ao Tribunal protótipos de soluções de inteligência artificial (IA). Realizado por meio de edital, o chamamento foi iniciado em novembro do ano passado, com o objetivo de encontrar soluções para o resumo de processos judiciais, com a preservação das principais informações processuais.
Ao todo, o Tribunal recebeu 22 propostas, que passam agora por uma prova de conceito, etapa em que serão testados o desenvolvimento, a evolução e a sustentação das soluções.
A Secretaria de Tecnologia e Inovação (STI) do Tribunal apresentará, ainda, as inteligências artificiais que já estão em uso no STF, como a ferramenta VitórIA, um robô que agrupa processos por similaridade de temas para identificação de novas controvérsias.
A VitórIA é a mais nova da família de robôs desenvolvidos pelo STF para organizar a classificação de processos por temas. O Victor, lançado em 2017, analisa e classifica temas de processos com repercussão geral e evita o recebimento de demandas repetitivas vindas de outros tribunais.
Já a ferramenta Rafa foi desenvolvida para classificar os processos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas, de forma a integrar a Corte à Agenda 2030 da ONU.
Em agosto, o presidente do STF assinou acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT 4) para o desenvolvimento colaborativo de funcionalidades do sistema Galileu, que usa tecnologias de inteligência artificial e foi desenvolvido pela corte trabalhista.
Como um convite ao Judiciário para reflexão sobre a inclusão social e o enfrentamento ao capacitismo, o estande do STF na ExpoJud apresentará a exposição “STF pelos meus olhos”, que exibe o trabalho de Bruno Moura, primeiro fotógrafo com síndrome de Down do Tribunal. A mostra reúne 20 fotografias tiradas por Bruno com apoio e supervisão dos fotógrafos que compõem a equipe de Fotografia do Supremo.
Durante os três dias, servidores do Supremo também integrarão a programação da ExpoJud Talks, com a participação em painéis sobre diversos temas.
O juiz auxiliar Anderson Paiva falará sobre “Inteligência Artificial Generativa no Direito”, no dia 16 (quarta), às 16h45, no teatro do Royal Tulip Brasília Alvorada.
A juíza Trícia Navarro, supervisora do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos do STF (Nusol/STF), e Matheus Casimiro, assessor especial da Presidência, participarão do painel “Desjudicialização e gestão de conflitos nas grandes empresas”, no dia 17 (quinta), às 10h, também no teatro do local.
Natacha Moraes de Oliveira, secretária de Tecnologia e Inovação, falará no Talks sobre “Estratégias para segurança, eficiência e integração digital” no dia 17, às 14h, no palco 2.
No mesmo dia, às 17h15, também no palco 2, será a vez da secretária-geral da presidência do STF, Aline Osorio com o tema “ChatGPT e IA no Judiciário: o impacto na automação de decisões”.
O quê: 8ª edição da ExpoJud – Congresso de tecnologia, inovação e direito para o ecossistema de Justiça
Quando: 15, 16 e 17 de outubro
Onde: Royal Tulip Brasília Alvorada, Brasília/DF
Acessos: 94
🏥 Planos, serviços gratuitos e brindes: a gente espera vocêjo @trtrjoficial
Nos dias 17 e 18 de agosto, a ANAJUSTRA Federal estará no Rio de Janeiro, no TRT1, com uma programação especial para quem quer conhecer opções de planos de saúde, tirar dúvidas e aproveitar serviços gratuitos de cuidado e prevenção.
No dia 17/8, às 14h, no Prédio Sede, você poderá conhecer melhor os planos Integral (Caberj), MedSênior, SulAmérica e Amil, consultar valores e entender qual opção pode atender melhor você e sua família.
Já no dia 18/8, das 9h às 16h, a programação será no TRT Fórum da Lavradio, com:
🩺 aferição de pressão
🩸 aferição de glicose
⚖️ bioimpedância
🙋 plantão tira-dúvidas
Os serviços serão realizados em parceria com Drogasil e Extrafarma.
E ainda teremos sucos, saladas de frutas e brindes para deixar a visita ainda mais especial. 🍓
Anote na agenda e venha conversar com a gente!
#anajustrafederal #saúde #riodejaneiro
Força, autonomia e qualidade de vida. 💪
Foi assim que Antonio Carlos Canabrava Abdala, do TST – Tribunal Superior do Trabalho, resumiu a importância da musculação em sua rotina.
Para ele, manter a musculatura fortalecida faz diferença direta na vida diária: contribui para a locomoção, para carregar peso e para seguir realizando atividades importantes do cotidiano, inclusive ao lado da família.
Histórias como a dele mostram como a atividade física pode contribuir para mais mobilidade, independência e bem-estar ao longo dos anos.
💙 Você também pratica uma atividade física?
Participe do Calendário 2027 da ANAJUSTRA Federal e compartilhe a sua história.
📅 Prazo prorrogado: inscrições até 14/8, às 16h.
#servidoresemmovimento #calendario2027 #anajustrafederal
Se ainda não viu a live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos”, talvez, não saiba que a Emenda Constitucional nº 3/1993 é que deu start no princípio contributivo no regime próprio dos servidores.
Quer entender como chegamos ao modelo previdenciário atual?
Dê o play e acompanhe esse sequência de cortes da live com Amarildo Vieira de Oliveira, diretor-presidente da Funpresp-Jud.
📢 ANAJUSTRA Federal no encontro nacional de aposentados e pensionistas
A mobilização pela aprovação da PEC 6/2024, que prevê a extinção gradual da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas, ganha força em Brasília.
Nesta quarta-feira,12/8, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, participou do 20º Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas do Serviço Público, promovido pelo MOSAP, na Câmara dos Deputados.
📌 A principal reivindicação do encontro é o apensamento imediato da PEC 6/2024 à PEC 555/2006.
📲 Leia a matéria completa em anajustrafederal.org.br
Mais energia, saúde e novas amizades. 🏓
Foi no pickleball que o servidor Alexandre Cunha de Souto Maior, do TRE de São Paulo, encontrou muito mais do que uma atividade física.
A prática passou a fazer parte da sua rotina, contribuindo para a perda de peso, a disposição e o bem-estar, além de ampliar sua rede de amizades. Para Alexandre, o pickleball se tornou um verdadeiro estilo de vida, unindo saúde física, equilíbrio emocional e conexão com outras pessoas.
💙 E qual atividade coloca você em movimento?
Participe do Calendário 2027 da ANAJUSTRA Federal e compartilhe a sua história.
📅 O prazo foi prorrogado: participações até 14/8, às 16h.
#servidoresemmovimento #calendário2027 #anajustrafederal
FELIZ DIA DOS PAIS! 💙 No Judiciário, eles dedicam seus dias a proteger direitos, promover a justiça e cuidar da sociedade. Em casa, essa missão continua: proteger, orientar, acolher e amar.
Para homenagear esses pais que fazem a diferença dentro e fora do trabalho, preparamos uma comemoração especial. 🎁
📅 No dia 31 de agosto, vamos sortear 36 prêmios úteis e de qualidade.
Todos os associados homens e adimplentes estão concorrendo automaticamente. Não é necessário cadastro.
#DiaDosPais #ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #ServidoresDoJudiciário #MêsDosPais