Expojud

STF apresentará inovações tecnológicas do Tribunal na 8ª ExpoJud

Congresso será realizado de 15 a 17 de outubro, em Brasília.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Supremo Tribunal Federal (STF) levará à 8ª edição da ExpoJud, a maior exposição de tecnologia e inovação para o ecossistema de Justiça, uma amostra da transformação digital que tem implementado nos últimos anos, com destaque para o App TV Justiça+ e para a utilização de inteligência artificial nos serviços prestados aos cidadãos pela Corte. O congresso será realizado de 15 a 17 de outubro, em Brasília, no Royal Tulip Brasília Alvorada.

Inovação

O TV Justiça+, aplicativo da TV Justiça, lançado em agosto pelo presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, colocou o STF de maneira definitiva na era digital.

O serviço de streaming oferece, além da programação ao vivo da TV e da Rádio Justiça, a íntegra das sessões plenárias desde 2020 e alguns dos julgamentos históricos do STF. Todos os tribunais podem ser contemplados com seus conteúdos.

Chamamento público

O STF também compartilhará, em seu estande, a experiência do processo de chamamento público para que empresas apresentassem ao Tribunal protótipos de soluções de inteligência artificial (IA). Realizado por meio de edital, o chamamento foi iniciado em novembro do ano passado, com o objetivo de encontrar soluções para o resumo de processos judiciais, com a preservação das principais informações processuais.

Ao todo, o Tribunal recebeu 22 propostas, que passam agora por uma prova de conceito, etapa em que serão testados o desenvolvimento, a evolução e a sustentação das soluções.

Inteligência artificial

A Secretaria de Tecnologia e Inovação (STI) do Tribunal apresentará, ainda, as inteligências artificiais que já estão em uso no STF, como a ferramenta VitórIA, um robô que agrupa processos por similaridade de temas para identificação de novas controvérsias.

A VitórIA é a mais nova da família de robôs desenvolvidos pelo STF para organizar a classificação de processos por temas. O Victor, lançado em 2017, analisa e classifica temas de processos com repercussão geral e evita o recebimento de demandas repetitivas vindas de outros tribunais.

Já a ferramenta Rafa foi desenvolvida para classificar os processos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas, de forma a integrar a Corte à Agenda 2030 da ONU.

Em agosto, o presidente do STF assinou acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT 4) para o desenvolvimento colaborativo de funcionalidades do sistema Galileu, que usa tecnologias de inteligência artificial e foi desenvolvido pela corte trabalhista.

Inclusão

Como um convite ao Judiciário para reflexão sobre a inclusão social e o enfrentamento ao capacitismo, o estande do STF na ExpoJud apresentará a exposição “STF pelos meus olhos”, que exibe o trabalho de Bruno Moura, primeiro fotógrafo com síndrome de Down do Tribunal. A mostra reúne 20 fotografias tiradas por Bruno com apoio e supervisão dos fotógrafos que compõem a equipe de Fotografia do Supremo.

Painéis

Durante os três dias, servidores do Supremo também integrarão a programação da ExpoJud Talks, com a participação em painéis sobre diversos temas.

O juiz auxiliar Anderson Paiva falará sobre “Inteligência Artificial Generativa no Direito”, no dia 16 (quarta), às 16h45, no teatro do Royal Tulip Brasília Alvorada.

A juíza Trícia Navarro, supervisora do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos do STF (Nusol/STF), e Matheus Casimiro, assessor especial da Presidência, participarão do painel “Desjudicialização e gestão de conflitos nas grandes empresas”, no dia 17 (quinta), às 10h, também no teatro do local.

Natacha Moraes de Oliveira, secretária de Tecnologia e Inovação, falará no Talks sobre “Estratégias para segurança, eficiência e integração digital” no dia 17, às 14h, no palco 2.

No mesmo dia, às 17h15, também no palco 2, será a vez da secretária-geral da presidência do STF, Aline Osorio com o tema “ChatGPT e IA no Judiciário: o impacto na automação de decisões”.

Serviço:

O quê: 8ª edição da ExpoJud – Congresso de tecnologia, inovação e direito para o ecossistema de Justiça

Quando: 15, 16 e 17 de outubro

Onde: Royal Tulip Brasília Alvorada, Brasília/DF

Mais informações e programação completa, clique aqui.

Acessos: 76

Vamos de vídeo novo sobre os processos judiciais da ANAJUSTRA Federal e o tema da vez é Quintos. ⚖️

Quem tem essa parcela incorporada ao vencimento pode aderir à duas novas ações da entidade. Nesta entrevista, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim chama atenção dos servidores para essa necessidade. 

👉Ele fala também dos precatórios que foram devolvidos ao Tesouro Nacional, enfatizando que os valores serão atualizados. 

Na primeira conversa dessa série ele tratou dos 13,23%. Para assistir, volte quatro posts!

#anajustrafederal #acoesanajustrafederal #pordentrodasacoes #quintos
123 16
Quer um Clube de Vantagens de verdade?! 

🔹 Para você que mora na Bahia, selecionamos alguns dos melhores convênios em escolas, academias e farmácias. 

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #bahia
36 3
A terceira parcela do seu reajuste cai em fevereiro, mas você já quer saber como ficará sua remuneração com o acréscimo de 6,13% no vencimento básico, gratificações e adicionais?

📍O nosso simulador te ajuda!
👨🏻‍💻Acesse anajustrafederal.org.br e faça a sua simulação!

#anajustrafederal #simuladorpcs #pju #servidorpublicofederal
210 17
⚖️Por dentro da Ação dos 13,23%

📹 Em entrevista à ANAJUSTRA Federal, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim explicou como a ação dos 13,23% começou e o que está por trás do processo até hoje. Ele se mostrou confiante em uma decisão positiva e destacou: “Já temos ação em execução e é fundamental sensibilizar o ministro Fux sobre a necessidade dos associados da ANAJUSTRA Federal.”

Além disso, o advogado revelou que a entidade já pediu uma audiência com o ministro Luiz Fux, relator do processo no STF, que deve acontecer até fevereiro.

Assista a conversa na íntegra.

#anajustrafederal #direitos #stf #pju #servidores #açãojudicial
641 75