STJ abre comemorações dos seus 35 anos; atividades vão até abril de 2024

Criado pela Constituição de 1988 – promulgada em 5 de outubro daquele ano –, o tribunal foi instalado oficialmente no dia 7 de abril de 1989.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A presidente da corte, ministra Maria Thereza de Assis Moura, discursa na cerimônia que abriu as comemorações oficiais.

A presidente da corte, ministra Maria Thereza de Assis Moura, discursa na cerimônia que abriu as comemorações oficiais. – Lucas Pricken/STJ

Foi com música, recordações e renovadas manifestações sobre a sua importância no cenário jurídico nacional que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) iniciou, na noite desta terça-feira (10), as atividades em comemoração de suas três décadas e meia de existência. Criado pela Constituição de 1988 – promulgada em 5 de outubro daquele ano –, o tribunal foi instalado oficialmente no dia 7 de abril de 1989.

A abertura oficial das comemorações foi feita pela presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura. Ela lembrou que a Constituição atribuiu à nova corte a função de guardiã da interpretação das leis federais, papel que, segundo a ministra, é fundamental para a preservação da ordem jurídica e a garantia dos direitos da cidadania.

“Ao olharmos para trás, vemos uma jornada repleta de desafios superados, de triunfos alcançados e, principalmente, do compromisso coletivo com a missão que nos une. Cada caso e cada decisão colaboraram com a construção do legado deste tribunal, e é com profundo respeito por esse legado que abrimos as comemorações”, declarou.
Programação terá exposição sensorial e seminário internacional
A ministra Maria Thereza informou que, até abril de 2024, serão realizadas várias atividades e eventos que vão enfatizar não apenas as conquistas obtidas pelo STJ, mas os aprendizados adquiridos ao longo dessa jornada e os desafios à vista no futuro.

Entre essas iniciativas, a ministra destacou um concurso de fotografia, uma exposição sensorial sobre o STJ como a primeira corte digital do país e um seminário com a participação de integrantes de cortes de justiça de outros países.

“Acima de tudo, as comemorações permitirão fortalecermos laços e renovarmos nosso compromisso com a afirmação dos direitos humanos e com a promoção de uma cidadania plural e inclusiva”, enfatizou.
O lançamento oficial da programação comemorativa foi marcado pela exibição de um vídeo sobre os 35 anos do STJ, produzido pela Secretaria de Comunicação Social. Na produção, os esforços para instalação da corte foram relembrados a partir do depoimento dos ministros aposentados Pádua Ribeiro, Nilson Naves, Carlos Velloso, Edson Vidigal e Cid Scartezzini.

O evento teve a participação da banda do Batalhão da Guarda Presidencial, que executou o Hino Nacional e várias peças populares.

Além da presidente do STJ, estiveram presentes o vice-presidente, ministro Og Fernandes, as ministras Assusete Magalhães e Regina Helena Costa, os ministros Humberto Martins, Raul Araújo, Antonio Carlos Ferreira, Marco Buzzi, Sérgio Kukina, Rogerio Schietti Cruz, Gurgel de Faria,Joel Ilan Paciornik e Paulo Sérgio Domingues, e o desembargador convocado João Batista Moreira.

Também prestigiaram a cerimônia os ministros aposentados do STJ Cesar Asfor Rocha, Castro Meira, Cláudio Santos e Edson Vidigal; o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, embaixadores e outras autoridades.

Acessos: 1023

A servidora aposentada do TRT-SC e associada da ANAJUSTRA Federal Stella Maris Kutney lança, no próximo 21 de março, o livro Era outra vez... as fadas! – voo-lume 1.

A obra reúne poemas encantados que convidam o leitor a mergulhar em um universo de fantasia, povoado por fadas, bruxas, duendes, elfos, magos e guardiões da natureza. Com linguagem lúdica e sensível, os textos exploram o poder da imaginação e o encanto das palavras.

Natural de Blumenau (SC) e moradora de Florianópolis há cerca de 30 anos, Stella encontrou inspiração nas lendas e no imaginário da chamada “Ilha da Magia”, cenário que dialoga com o universo fantástico presente na obra.

Apaixonada pela escrita desde a infância, a autora já publicou textos em jornais, revistas culturais e antologias poéticas. Agora, reúne parte dessa produção literária no novo livro.

📅 Lançamento: 21 de março

Parabéns à associada Stella Maris Kutney por compartilhar sua criatividade e sensibilidade com os leitores. ✨

Interessados em conhecer mais sobre o trabalho de Stella Maris Kutney podem acompanhar suas publicações nas redes sociais ou entrar em contato diretamente com a autora:
📧 E-mail: mensageira.das.fadas@gmail.com
📷 Instagram: @‌stella.maris.kutne
📘 Facebook: Stella Maris Kutney

#EspaçoCultural #Literatura #Poesia #ANAJUSTRAFederal
15 2
Aracaju celebra hoje mais um ano de história, beleza e qualidade de vida 💙

Conhecida pelo seu planejamento urbano, pela tranquilidade e pelo acolhimento do seu povo, a capital sergipana encanta em cada detalhe. Do encontro do rio Sergipe com o mar às paisagens da Orla de Atalaia, dos mercados cheios de cultura ao sabor marcante do caranguejo, Aracaju é um convite ao bem viver.

A “cidade do caju” completa 171 anos sendo esse pequeno grande tesouro do Nordeste, onde cada visita vira memória afetiva.

E para quem vive, nasceu ou já passou por lá, tem mais um motivo para aproveitar: no Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal, você encontra descontos em produtos e serviços para curtir ainda mais o melhor da cidade.

#anajustrafederal #aracaju #sergipe
15 3