Comitê que começou no TRT23 é referência para municípios de MT

O Pró-Infância incentiva a participação de todos no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FIA). Os recursos doados via imposto de renda de magistrados e servidores são descontados na folha de pagamento e, posteriormente, são devolvidos aos doadores.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Jader Moraes, coordenador do projeto, é representante da ANAJUSTRA Federal.

Jader Moraes, coordenador do projeto, é representante da ANAJUSTRA Federal. – TRT23

As ações desenvolvidas pelo Comitê Pró-Infância foram apresentadas no evento organizado pela Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM) na segunda e terça, 14 e 15/8. A instituição lançou o projeto ‘Servidor Amigo das Crianças e Adolescentes’, que seguirá os mesmos moldes da entidade que nasceu no TRT/MT e é referência nesse modelo de captação.

As informações foram apresentadas pelo servidor Jader Moraes (Coordenadoria de Polícia Judicial), que coordena o projeto há 18 anos. Criado em 2005, a entidade teve início a partir da colaboração de magistrados e servidores do Tribunal. “Antes da criação e regularização do Comitê, nós recebíamos doações de ticket alimentação de vários servidores e magistrados e, então, trocávamos por alimentos que eram destinados a instituições filantrópicas”, conta Jader.

Em 2005, o grupo de servidores à frente das ações sentiu a necessidade de ampliar as ações. “Foi quando surgiu o Comitê, hoje uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que capta recursos no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente há 18 anos. Na época, isso mais que duplicou os valores e a partir de então conseguimos comprar não só comida, como também ajudar na estruturação de projetos e entidades sociais, além de promover e gerenciar projetos para crianças e adolescentes em Cuiabá”, explica o servidor.

Imposto de Renda

O Pró-Infância incentiva a participação de todos no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FIA). Os recursos doados via imposto de renda de magistrados e servidores são descontados na folha de pagamento e, posteriormente, são devolvidos aos doadores. “Funciona como uma renúncia fiscal da União. Qualquer pessoa pode destinar 5% do valor pago no IR para o Fundo da Criança e do Adolescente. Esse valor, além de ajudar projetos e ações sociais, é totalmente devolvido à pessoa na hora da restituição dos valores, ou seja, não é um dinheiro que será retirado do doador, pelo contrário”.

Para isso é necessário que o contribuinte faça a opção da declaração de imposto de forma ampliada e não reduzida. “O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente é quem faz a gestão desse dinheiro e é quem aprova quais as iniciativas a serem contempladas. Anualmente, o Pró-Infância arrecada 200 mil reais para esse fundo e investe em ações que possam minimizar a violência e a vulnerabilidade social em Cuiabá”, diz Jader.

Embora a arrecadação via IR ainda seja uma importante fonte de renda do Pró-Infância, atualmente a entidade mantém ainda outras fontes de arrecadação, como repasse de valores diretamente ao CNPJ da entidade e ainda destinações de outras instituições privadas, a exemplo do Troco Solidário do Supermercado Comper e de recursos destinados pelo Banco Itaú para projetos sociais.

Ações

Os valores são empregados no projeto ‘Transformando Sonhos em Realidade’, que contempla as três ações do Pró Infância: Creche Boa Vontade (Jardim Passaredo), Escola André Avelino (CPA 1) e sede (Ribeirão do Lipa). Nas unidades são disponibilizadas aulas de karatê, xadrez, cultivo de horta, além de cursos de Auxiliar Administrativo e Panificação, os quais podem ser cursados também pelos pais das crianças e dos adolescentes.

O projeto da horta é realizado nos três pólos para ensinar os participantes sobre reciclagem, compostagem e cultivo de alimentos. “Atendemos cerca de 50 crianças de forma direta entre os 3 pólos, e de forma indireta, atendemos cerca de 150 pessoas, uma vez que tudo que é plantado nas hortas é disponibilizado para as crianças levarem para suas casas e também são utilizados no preparo da alimentação dada nas unidades”.

Já as aulas de esportes ocorrem nos três pólos do projeto, no contraturno escolar. “Atendemos cerca de 70 crianças de 7 a 17 anos. Temos vagas para até 50 crianças por pólo. O karatê faz parte das nossas ações desde 2016 e o xadrez veio depois. Organizaremos, em 02 de setembro, um torneio de enxadristas, com direito a medalhas e premiações. As inscrições contemplam, de forma voluntária, uma lata de leite”.

Já os cursos de auxiliar administrativo e panificação ocorrem na sede do Pró-Infância no Ribeirão do Lipa. “As capacitações ocorrem a cada dois meses. Este ano, já concluímos duas turmas e temos a previsão de abertura de outras duas”, afirma Jader.

Casa Lar

Além dos projetos, o Comitê é responsável pela administração de uma Casa Lar para crianças que tiveram direitos violados. A unidade, mantida em parceria com a prefeitura municipal, atende crianças de 3 a 7 anos. “Elas permanecem no local enquanto o Poder Judiciário avalia qual será o destino de cada, se retornará ao convívio familiar ou será encaminhada para adoção. Todo o atendimento é prestado, como acompanhamento em consultas médicas, atendimento odontológico e encaminhamento escolar”, destaca Jader.

Informações

Todas as ações do Pró-Infância estão disponíveis no site www.comiteproinfancia.org.br. Nas redes sociais – Instagram (@comiteproinfancia) e Facebook também são publicadas informações sobre cursos e demais atividades.

Acessos: 635

JUSAÚDE | EXAMES MÉDICOS

Repetir exames já realizados recentemente pode gerar custos desnecessários para o plano (e para você).
Sempre que for a uma nova consulta, leve consigo os resultados mais recentes. Essa atitude facilita o diagnóstico, otimiza o tempo do médico e evita exames desnecessários.
🔎 Consultas mais completas, diagnósticos mais precisos e economia para todos.

📁 Organize seus exames e colabore com a sustentabilidade do plano.

A JUSaúde, gestora de saúde da ANAJUSTRA Federal, reforça a importância do uso consciente para preservar o equilíbrio técnico-financeiro do contrato e manter condições justas para todos os associados.

#anajustrafederal #jusaúde #examesmedicos #planodesaude
15 0
Aquele momento em que um “oi” no corredor do fórum virou almoço junto, confidência, apoio em dia difícil e parceria pra vida. 

Quem nunca fez uma amizade do nada?
👯‍♀️

Se você fez um amigo assim no Judiciário, se liga, que a campanha do calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal já começou!

Participe acessando nosso hotsite e enviando a história desse laço que transcendeu o ambiente profissional e faz parte do seu dia a dia. 

👉 Comente “amizade” e receba o link para enviar sua participação!  #AmizadeVerdadeira
#LaçosQueFicam
#AmizadeNoTrabalho #anajustrafederal
15 2
NOVIDADE NO TRT3: PLANO SULAMÉRICA COM A QUALIDADE QUE VOCÊ MERECE

Servidores do TRT3 em Minas Gerais agora têm acesso a um dos melhores planos de saúde do país. A ANAJUSTRA Federal, por meio da JUSaúde, firmou parceria com a SulAmérica e trouxe para você mais uma alternativa de qualidade, confiança e cobertura nacional.

💡 Quem pode aderir?
Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes!

🌟 Benefícios do plano
✔️ Mensalidades a partir de R$216,58*
✔️ Cobertura nacional com foco hospitalar + obstetrícia
✔️ Coparticipação fixa por evento
✔️ SulAmérica Odonto gratuito
✔️ Suporte exclusivo em BH com atendimento presencial e por WhatsApp

🏥 Diferenciais da rede
Tenha acesso aos hospitais:

Mater Dei (BH e Betim)

Albert Einstein e Sírio-Libanês (SP)

Madre Teresa

Felício Rocho

Lifecenter

Neocenter

Hospital BH

Com mais de 120 anos de história, a SulAmérica une tradição e excelência clínica. E com a JUSaúde, você conta com um atendimento próximo, personalizado e confiável.

📍 Atendimento exclusivo na unidade administrativa do TRT3, em Belo Horizonte.

Fale com a gente pelo WhatsApp e faça sua adesão!

*Consulte condições e valores conforme faixa etária.
#sulamerica #trt3 #anajustrafederal #planoesaude #jusSaude #qualidadedevida #minasgerais #materdei #einstein #sirio #beneficios
11 0