Robôs economizarão tempo na execução de tarefas repetitivas na JT

A ferramenta Solária, lançada nacionalmente pelo CSJT, já economizou mais de 59 mil horas de esforço no TRT-9.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) lançou na segunda-feira,17, em âmbito nacional, o Projeto Solária, que constrói robôs computacionais para realizar tarefas repetitivas e que não dependem da intervenção humana. O lançamento foi transmitido ao vivo pelo canal do CSJT no YouTube.

A solução tecnológica foi construída pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) e colocada à disposição dos demais Tribunais Regionais, do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho. O Solária já está em funcionamento no TRT da 9ª Região desde o início de 2021 e tem como objetivo construir soluções automatizadas para o trabalho do dia a dia das unidades judiciárias de primeiro e segundo graus.

O nome do projeto foi extraído de uma obra do escritor de ficção científica Isaac Asimov (1920-1992), em que o planeta Solaria se destinava à produção de robôs para atender aos humanos em suas necessidades. “No projeto a ideia é semelhante: construir robôs que possam auxiliar em atividades repetitivas e que são comuns no trabalho judiciário”. As principais motivações são a redução do número de servidores no Judiciário e o considerável volume de atividades.

Até o momento foram desenvolvidos 18 Robôs Judiciários (RJs) para a execução de diversas tarefas. “O diferencial do projeto foi a intensa participação dos usuários, no caso, os servidores das unidades judiciárias de primeiro e segundo graus”, explica o secretário-geral do CSJT, Juiz Bráulio Gusmão. “Além de acompanhar e direcionar a produção dos robôs, os próprios servidores são responsáveis pela sua disseminação e por sua evolução”.

Economia de esforço

Para medir a eficiência dos robôs, foram construídos indicadores, como o tempo que eles assumem das tarefas humanas e o que conseguem produzir. As tarefas são as que normalmente alguém faria e que agora são entregues à automação. Desde o início do projeto, no TRT da 9ª Região (PR), já foram economizadas mais de 59 mil horas de esforço e, no mês passado, as tarefas repetitivas do robôs equivaleram às atividades de 24 servidores.

RJ-2

A servidora Iara Dalazen Takahashi, do TRT da 9ª Região apresentou o Robô Judiciário nº 2 (RJ-2), criado para automatizar a publicação de acórdãos no PJe, gerar e publicar as intimações no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho, bem como movimentar os processos no fluxo do sistema PJe.

RJ-9

A servidora Carolina Furtado Boza apresentou o Robô Judiciário nº 9 (RJ-9), que junta no processo o espelho dos alvarás assinados no SISCONDJ, intima os beneficiários, por intermédio de seus advogados ou procuradores, via DEJT ou via Sistema, conforme o caso.

Implantação

Nas próximas semanas, todos os TRTs e o TST começarão a colocar os dois primeiros robôs em operação. A previsão é que os demais estejam disponíveis tão logo sejam concluídas suas configurações.

Acessos: 3398

Sabia que assim como o dependente da Maria Cristina, o seu dependente também é VIP aqui na ANAJUSTRA Federal?

Isso mesmo!
Os filhos, netos e cônjuges dos associados da ANAJUSTRA Federal têm acesso VIP ao Clube de Vantagens, seguros, consultoria financeira e classificados da associação, de forma direta e independente, com login próprio e liberdade irrestrita de uso.

Acesse a área restrita do site, faça o login, utilizando seu CPF e senha de associado, e localize o menu “minha conta” e depois “meus dependentes”. Depois de informar os dados de cada um, eles receberão um e-mail com os passos para criar o acesso ao Clube de Vantagens.

Acesse e aproveite!

Ah. A Maria Cristina hoje é servidora no TRF1, mas é nossa associada desde a época que estava no TRT2!

#anajustrafederal #dependentevip #pju #servidorpublico
10 1
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos nossa terceira dica (no nosso feed estão as outras duas) 🤩
Pobre Juan Vila Olimpia

15% de desconto sobre o total da conta (menos vinho)

15% sobre a comida ( Couvert, entradas, pratos e sobremesas )e bebidas (Todos os tipos de bebidas com ou sem alcool, menos vinhos)

📌 @restaurantepobrejuan

Inspirado nas típicas casas parrilleras argentinas, o Pobre Juan é um dos mais conceituados fine dinings especializados em carnes no país e ficou famoso por sua parrilla, cortes especialmente selecionados, excelência na carta de vinhos e o indefectível ofurô de cervejas.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
8 2
Para celebrar o Mês das Mulheres, a ANAJUSTRA Federal e a Volare Paper se uniram e criaram o e-book “10 ferramentas de autocuidado”, incentivando as mulheres associadas a adotarem práticas diárias de cuidado e amor.   

Mais da metade do quadro associativo da entidade é formado por mulheres. “Todos os anos nós comemoramos a data com o apoio a eventos de diferentes tribunais e um sorteio especial. Desta vez, quisemos ir além, promovendo um tema que é cada vez mais urgente para o feminino que é o autocuidado”, diz a diretora da associação, Glauce de Oliveira Barros. 

Comente nesse post “autocuidado” e receba as 10 ferramentas de autocuidado que preparamos para você.

💐👩🏼‍💻Baixe GRÁTIS

#anajustrafederal #diadamulher #marcomulher #autocuidado
27 41