Nos Tribunais

Justiça 4.0 disponibiliza dois novos cursos on-line em ciência de dados

29/06/2023 14:39 | Fonte: Agência CNJ de Notícias

Os cursos são são voltados para profissionais que atuam no Judiciário.

| Foto: CNJ
A+ A-

Número de acessos:

O Programa Justiça 4.0 disponibiliza dois novos cursos on-line da trilha formativa em Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciárioofertados em cooperação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os cursos autoinstrucionais de Machine Learning e Mineração de Texto são voltados para profissionais que atuam no Judiciário e estão abertos para matrícula na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud). 

As oito capacitações que compõem a trilha foram ofertadas em versão síncrona e virtual para magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário ao longo de 2022, quando capacitaram 1.215 profissionais.  

“O Judiciário está lidando com um alto volume de dados e informações, e a ideia do CNJ foi de trazer ferramentas e capacitações para que os tribunais consigam, cada vez mais, trabalhar de maneira mais eficiente, com equipes técnicas capacitadas para realizar a gestão e análise de dados”, acrescentou a coordenadora do Departamento de Pesquisas Judiciais do CNJ e juíza auxiliar da Presidência do CNJ Ana Aguiar. 

Para a coordenadora da unidade de Governança e Justiça para o Desenvolvimento do PNUD, Moema Freire, a formação em Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário possibilita uma atuação mais efetiva na prestação jurisdicional através da integração de dados, de forma a aperfeiçoar os serviços prestados à sociedade, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”. 

“Os cursos proporcionam conhecimento teórico e prático em ferramentas de análise de dados, capazes de auxiliar o dia a dia de profissionais do Judiciário na gestão e no processamento de dados”, afirma Gabriela Soares, diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ. 

“A disponibilização das capacitações na modalidade autoinstrucional tem como objetivo dar continuidade à formação e ao aperfeiçoamento dos membros do Poder Judiciário nas temáticas do Programa Justiça 4.0 e ampliar seu alcance a profissionais também de outras áreas”, detalha Tamires Souza, assessora em projetos de Educação a Distância do Programa.

Todos os cursos dessa trilha formativa já estão disponíveis para matrícula na modalidade autoinstrucional: 

As capacitações utilizam a infraestrutura do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle do CEAJud. Para acompanhar as aulas, é preciso equipamento capaz de acessar a plataforma, com versões mais atualizadas de Windows, Linux ou Mac e conexão de internet.   

A frequência de participação e o desempenho serão avaliados pelo percurso dos módulos de conteúdo programático e por avaliações para reforço do aprendizado. 

Machine Learning
O curso é ministrado por Anderson Ara, professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e tem como objetivo proporcionar conhecimento teórico e prático sobre os principais métodos de aprendizado de máquina não supervisionado e supervisionado e habilitar o aluno a utilizar o software R e/ou Python para implementar algoritmos de aprendizado de máquina.  

A capacitação tem carga de 40 horas, divididas em 10 módulos. Ao final do curso, o participante será capaz de realizar tarefas como análise de agrupamento e redução de dimensionalidade, regressão e classificação. Recomenda-se que o cursista tenha conhecimentos em fundamentos de estatística e em R intermediário. 

Mineração de Texto
A capacitação visa habilitar o cursista a utilizar o software R de computação estatística e gráficos para realizar análise com dados na forma de texto em linguagem natural. As aulas são ministradas por Walmes Marques Zeviani, professor do Departamento de Estatística da UFPR. 

Ao final do curso, o participante será capaz de configurar o ambiente para análise de texto no R, importar e pré-processar corpos de texto, realizar visualizações de dados e aplicar métodos como análise de sentimento, modelagem de tópicos, análise de agrupamento, rotulação de partes do discurso e word embeddings. O curso tem carga de 16 horas, divididas em sete módulos. Recomenda-se que os participantes tenham conhecimentos em R e Machine learning. 

Confira abaixo orientações de como escolher o curso ideal para você, de acordo com seus conhecimentos em cada área

 

Como se cadastrar no CEAJud   

  1. Acesse a página do CEAJud. 
  1. Na página inicial, clique em Criar uma conta.   
  1. Na tela seguinte, preencha os dados solicitados e clique em Criar minha conta.   
  1. Você receberá um e-mail de confirmação do cadastro. Ao acessar a página do CEAJud, informe seu CPF e a senha. 
  1. Pronto! Você está no ambiente de cursos. Agora, basta localizar o curso desejado e iniciar. 

Justiça 4.0  

As formações integram as ações de aperfeiçoamento funcional que estão sendo desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0, uma iniciativa de cooperação técnica entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apoiada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).  

O Justiça 4.0 desenvolve soluções tecnológicas disruptivas para acelerar a transformação digital do Poder Judiciário brasileiro.

Conheça outros cursos oferecidos no âmbito do programa

Número de acessos: