JM tem presença de negros em cargos de chefia acima da média do Judiciário
Dados divulgados com base em levantamento do CNJ mostram que 32,6% das…
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) aprovou, na sessão do dia 30 de setembro, as regras para a versão digital da carteira de identidade funcional dos servidores da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus. Os requisitos passam a integrar aResolução 133/2013, que dispõe sobre o documento de identificação.
Conforme o texto aprovado pelo CSJT, a carteira eletrônica deverá conter um QR Code para que seja possível a consulta em aplicativo online dos dados de identificação e a regularidade da inscrição no âmbito dos Tribunais. O documento obedecerá, no que couber, os mesmos requisitos estabelecidos para a versão impressa.
Correção monetária
Na mesma sessão, as conselheiras e os conselheiros autorizaram, por unanimidade, os Tribunais Regionais do Trabalho a procederem ao pagamento do recálculo da correção monetária dos passivos quitados administrativamente com adoção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e), em substituição à Taxa Referencial (TR), a contar de 30 de junho de 2009. A medida decorre daResolução CSJT 343, de 26 de agosto de 2022.
Planejamento, execução e monitoramento de obras
Foi aprovada a proposta de revisão daResolução CSJT 70/2010, que dispõe, no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, sobre o processo de planejamento, execução e monitoramento de obras, além dos parâmetros e orientações para a contratação de obras. As mudanças foram definidas a partir de resultados de estudos realizados pelo grupo de trabalho gtImóveis (instituído por meio doAto CSJT.GP.SG.NGC 81/2021).
Os estudos tiveram como objetivo propor novas diretrizes para elaboração de projetos de obras e aquisições, bem como critérios de ocupação. As alterações também consideram a necessidade de otimização do uso de espaços físicos no âmbito da Justiça do Trabalho e o advento da novaLei de Licitações e Contratos Administrativos(Lei 14.133/2021).
Atos referendados
Na sessão do CSJT, também foram referendados três atos da Presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
O Ato CSJT.GP.SG 134/2022, que suspende, até 30 de junho de 2023, a aplicação do artigo 27 daResolução CSJT 296/2021, que trata da adequação da jurisdição ou transferência de unidades judiciárias. A Resolução, aprovada no ano passado, dispõe sobre a padronização da estrutura organizacional e de pessoal e sobre a distribuição da força de trabalho nos órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.
Já oAto CSJT.GP.SG.SGPES 137, de 16 de setembro de 2022, também referendado, alterou aResolução CSJT 182/2017, que regula o exercício do direito de remoção, a pedido, de Juiz do Trabalho Substituto, entre Tribunais Regionais do Trabalho. Foram revogados os artigos 4º, 5º, 6º, 7º e 13 da norma.
Outro ato referendado foi oAto CSJT.GP.SG.SGPES 140, de 16 de setembro de 2022, que altera aResolução CSJT 336/2022, a qual estabelece diretrizes para a realização de Concurso Público para ingresso na Carreira da Magistratura do Trabalho no âmbito da Justiça do Trabalho.
Com as mudanças, a resolução passa a estabelecer que: a Escola Nacional da Magistratura do Trabalho (Enamat) participará da elaboração do conteúdo do programa do concurso; o concurso será realizado pelo CSJT, com a adesão facultativa dos Tribunais Regionais do Trabalho; fica facultado ao CSJT, por ato da Presidência, a delegação de atos do certame para TRT; e a nomeação dos candidatos aprovados será realizada por ato do presidente do Tribunal Regional do Trabalho.
Auxílio-alimentação e assistência pré-escolar
Os membros do Conselho julgaram improcedente pedido de providências feito pelo Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho dos Estados de Rondônia e Acre (Sinsjustra), que pleiteou a atualização monetária dos valores pagos aos servidores da Justiça do Trabalho a título de auxílio-alimentação e assistência pré-escolar.
A decisão decorre de impedimento legal, uma vez que o reajuste dos valores para o exercício de 2022 está vedado pelo artigo120 da Lei 14.194/2021 (Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022).
Sustentabilidade
Também foi homologado o Relatório de Monitoramento referente ao projeto de instalação de estrutura metálica de garagem com aproveitamento de energia solar no Fórum Trabalhista em Macapá (AP).
O documento foi elaborado pelo Núcleo de Governança das Contratações da Secretaria Geral do CSJT, que analisou se foram cumpridas as determinações fixadas pelo Conselho Superior do Justiça do Trabalho no acórdão que autorizou a execução da obra.
Acessos: 3879
Associado da ANAJUSTRA Federal de Pernambuco, Bahia ou Ceará? Então essa oportunidade é para você. 🚙
A Jeep preparou condições especiais por tempo limitado, com ofertas exclusivas em modelos como Compass e Commander, além de benefícios como pronta entrega, taxa 0%, supervalorização do usado e 5 anos de garantia. ✨
E os associados ainda contam com descontos adicionais a partir de 4% pela parceria da ANAJUSTRA Federal.
📲 Acesse a página do convênio em anajustrabeneficios.com.br
Mais de mil convênios esperando por você 🤩
Do lazer do fim de semana à viagem especial, nosso Clube de Vantagens conecta você a experiências com condições exclusivas.
Acesse e descubra tudo o que está disponível para você e sua família. ➡️ Comente CLUBE e receba o link para navegar e economizar.
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
Agora, no aplicativo da ANAJUSTRA Federal, você também pode escolher como deseja receber nossas comunicações.
✔ WhatsApp
✔ E-mail
✔ Editorias de interesse
Tudo isso no menu “Minha Conta”, igual à área restrita do site.
📲 Já tem o app?
Atualize agora na Play Store ou App Store.
📥 Ainda não baixou?
Baixe o aplicativo da ANAJUSTRA Federal e personalize sua experiência. Comente “APP” e receba o link para baixar.
#appanajustrafederal #servidoresfederais #servidorpublicofederal
💙 No Espírito Santo, os dependentes dos associados da ANAJUSTRA Federal também podem aproveitar descontos que fazem diferença de verdade no orçamento.
🎓 Mestrado com economia de mais de R$ 3 mil por ano
💪 Academia com mensalidade reduzida
🚗 Desconto de quase R$ 18 mil na compra de um carro novo
E isso é só uma parte dos benefícios disponíveis no Clube de Vantagens para o ES.
📌 Cônjuge, filhos e netos também podem acessar descontos em educação, saúde, academias, seguros, compras e muito mais.
➡️ Arraste para o lado e confira alguns exemplos reais de economia no Espírito Santo.
#ANAJUSTRAFederal #EspíritoSanto #ClubeDeVantagens #ServidorPúblico #Judiciário Benefícios Convênios Economia DependenteVIP
🦁 O prazo do IR 2026 está acabando!
Se você ainda não entregou sua declaração, aproveite nossa consultoria financeira gratuita 💙
Com atendimento especializado, você pode tirar dúvidas, receber orientações e declarar com mais segurança e tranquilidade.
E o melhor: você decide o dia e a hora que quer ser atendido!
📲 Para resgatar:
– acesse a área restrita
– faça login com seus dados
– entre no menu “Consultoria Financeira”
– escolha o melhor dia e horário
Fique em dia com o Leão sem complicação 🦁
#irpf2026 #servidorpúblicofederal #consultoriafinanceira #anajustrafederal
💙 O evento já começou no TRT15, em Campinas!
A ANAJUSTRA Federal está realizando, nesta terça-feira (12/5), o lançamento de duas novas opções de planos de saúde para os associados de Campinas: MedSênior e Select.
Com a novidade, os servidores passam a contar com ainda mais possibilidades de cuidado, qualidade e atendimento especializado, somando-se às opções já oferecidas pela entidade.
Além de conhecer os novos planos, os associados que passarem pelo evento também poderão tirar dúvidas com a equipe do JUSaúde e aproveitar serviços gratuitos ao longo da tarde ✨
📍 Hall de entrada do Plenário – 3º andar
⏰ Até às 16h
Te esperamos 💙