TRF1 altera normas sobre licença-paternidade para magistrados e servidores
A alta hospitalar do bebê ou da mãe é o novo marco temporal.
No primeiro semestre de 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) incrementou sua produtividade e cumpriu com folga a Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – julgar mais processos do que os distribuídos.
Mesmo com as dificuldades decorrentes da pandemia da Covid-19, entre 2 de janeiro e 29 de junho deste ano, foram distribuídos e registrados 208.119 processos, e houve o julgamento de 296.224 – uma taxa de 142% de cumprimento da meta do CNJ.
Os números foram divulgados durante a sessão da Corte Especial desta sexta-feira, 1º/7, que marcou o encerramento do semestre forense. O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, manifestou gratidão pelo empenho dos servidores e magistrados para manter o ritmo e a qualidade da prestação jurisdicional, aprimorando a atuação do tribunal apesar da continuidade do contexto pandêmico.
“Mesmo com a ampla reestruturação imposta pela pandemia, o Superior Tribunal de Justiça alcançou a marca dos 296.224 processos julgados de janeiro a junho deste ano, cumprindo, assim, com excelência, a Meta 1 do CNJ. Conseguimos julgar um número de processos maior do que o de distribuídos – quase 90 mil processos a mais –, o que representa uma baixa no acervo de 207.083 processos”, afirmou Martins.
Mais processos recebidos e finalizados
Em relação ao mesmo período de 2021, o STJ concluiu um número 4,62% maior de demandas processuais. No primeiro semestre de 2022, foram baixados 207.083 processos, contra 197.926 nos seis primeiros meses do ano passado.
Houve, também, aumento de 3,1 mil no volume de feitos distribuídos e registrados, em comparação com o semestre inicial de 2021. Atualmente, 262.492 processos tramitam no tribunal.
Dos 296.224 processos julgados, 237.425 foram objeto de decisões monocráticas. No âmbito da Presidência do STJ, foram decididos 84.272 feitos entre os meses de janeiro e junho.
Presidente e vice dividirão plantão
Durante as férias forenses, entre 2 e 31 julho, as decisões da Presidência continuarão a ser publicadas no Diário da Justiça Eletrônico, mas os prazos processuais estarão suspensos na corte.
O plantão judiciário será compartilhado entre os ministros Humberto Martins e Jorge Mussi – presidente e vice, respectivamente. As sessões dos órgãos colegiados no STJ serão retomadas a partir de 1º de agosto, quando a Corte Especial volta a se reunir.
“Neste dia 2 de julho, será iniciado o recesso forense e estaremos, eu e o vice-presidente, Jorge Mussi, até o final do mês, à frente das decisões, sempre com o mesmo espírito de união, trabalho e justiça, e sobretudo com o compromisso de celeridade e transparência que tem marcado a trajetória deste tribunal”, encerrou o presidente do STJ.
Acessos: 198
✨ É tempo de renovar esperanças e seguir acreditando ✨
Que 2026 chegue trazendo mais conquistas, mais valorização e mais motivos para acreditar no futuro que estamos construindo juntos.
Com coragem para seguir em frente, confiança para transformar desafios em aprendizado e união para fortalecer ainda mais a nossa categoria.
💙 Feliz Ano Novo!
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.
Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.
📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!
📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.
#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.
Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.
👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.
#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
Em 2025, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal registrou mais de 40 mil acessos aos convênios mais desejados do ano 🚀
Carro novo, eletrônicos, saúde, educação e lazer: os benefícios que realmente fazem diferença na vida dos associados lideraram o ranking.
👉 Deslize e confira os convênios mais buscados de 2025.
🔗 Acesse o portal de benefícios e aproveite as vantagens.
#clubedevantagens #anajustrafederal #retrospectiva2025
🚀 Mais entregas, mais direitos!
A ANAJUSTRA Federal está com a agenda cheia para o próximo ano — e o foco jurídico é: garantir mais direitos e corrigir injustiças que afetam o dia a dia dos servidores.
Veja tudo nos cards!
Seguimos juntos na defesa de cada servidor. 💙⚖️
#anajustrafederal #feliz2026 #pju