Nos Tribunais

IX Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Judiciário acontece de 28 a 30/6

13/06/2022 15:21 | Fonte: STJ

O seminário será realizado em formato virtual e terá transmissão pelo canal do STJ no YouTube.

A+ A-

No período de 28 a 30 de junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove oIXSeminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Judiciário. Nesta edição, a palestra de abertura do evento será realizada pelo filósofo ambientalista Ailton Krenak.

O seminário será realizado em formato virtual e terá transmissão pelo canal do STJ no YouTube. O público externo interessado em realizar inscrição para o evento deve clicar neste link– haverá certificado de participação para os inscritos.

A cada edição, o seminário incorpora e debate novos temas relacionados ao planejamento sustentável, a exemplo da regulamentação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Decreto 11.043/2022) e a recente instituição do certificado de crédito de reciclagem (Recicla+) –Decreto 11.044/2022.

Ambos os assuntos serão tratados em painéis específicos do seminário, no primeiro dia de evento. No painel sobre o Decreto 11.043/2022, participam a coordenadora de Resíduos Sólidos do Instituto Pólis, Elisabeth Grimberg; a gerente de Saneamento e Meio Ambiente da Confederação Nacional de Municípios, Cláudia Lima; e a presidente da Comissão de Sustentabilidade do Instituto Nacional de Tecnologia, Carolina Santos.

Já no painel sobre o Recicla+, participam o professor da Universidade Federal do Paraná Carlos Sanquetta; o secretário de Desenvolvimento da Estrutura do Ministério da Economia, Alexandre Ywata; e a professora da Universidade Positivo Maria Tereza Uille.

Evento terá debates sobre inovação, sustentabilidade e a Nova Lei de Licitações

No dia 29 de junho, estão programados vários debates, como o painelInovação e sustentabilidade – a adoção de facilities na gestão predial. Foram convidados a presidente da Associação Brasileira de Facility Management Property e Workplace, Irimar Palombo; a diretora da Central de Compras do Ministério da Economia, Lara Brainer; e a representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Gisele Doetzer.

O último dia do seminário, 30 de junho, também contará com uma série de discussões, com destaque para o painelAnálise de ciclo de vida e a Nova Lei de Licitações, no qual estarão presentes a representante da Fundação Getulio Vargas, Luciana Bettiol; o professor da Universidade de São Paulo Gil Anderi; e o analista de Comércio Exterior do Ministério da Economia Antonio Juliani.

Em todos os dias do seminário, os participantes poderão acompanhar o quadroHistórias que transformam, momento em que diferentes pessoas compartilham suas experiências de vida e ajudam a repensar práticas cotidianas na direção de um mundo mais sustentável, justo e cooperativo.

Toda a programação do IXSeminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Judiciário tem como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável– metas globais definidas pelas Nações Unidas em busca da erradicação da pobreza, da proteção do meio ambiente e da garantia de paz e prosperidade para as pessoas em todo o planeta.