Nos Tribunais

Evento no Tribunal Federal da 2ª Região celebra Dia da Memória

10/05/2022 10:44 | Fonte: TRF2

O evento foi incluído na agenda nacional do Dia da Memória, no portal do CNJ.

A+ A-

Na semana em que se comemora o Dia da Memória do Poder Judiciário, o Centro Cultural Justiça Federal programou diversas atividades no evento “Justiça & Memória: compartilhando histórias”. A programação da unidade doTribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2)homenageia seu primeiro diretor-geral, o desembargador aposentado Paulo Freitas Barata.

Em suas gestões – de 2002 a 2004 e de 2005 a 2007 -, Barata aliou a preocupação com a memória do Poder Judiciário às demais funções de um espaço cultural eclético, sempre de portas abertas ao público e oferecendo atividades diversificadas e de qualidade. O evento foi incluído na agenda nacional do Dia da Memória, no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Programação

10 de maio

17h – Da Justiça à Arte: visita orientada à Sala de Sessões

Visita orientada à Sala de Sessões do Centro Cultural – que foi sede do Supremo Tribunal Federal quando o Rio de Janeiro era a capital da República –, com ênfase em julgamentos emblemáticos desse período, como o do caso Olga Benário, os Movimentos Revolucionários de 5 de julho de 1922, entre outros.

11 de maio

18h – Mesa-redonda: A memória que se constrói: 20 Anos do INFOJUR, Informativo de Jurisprudência do TRF2

Debate sobre a trajetória da publicação, abordando as edições sobre Meio Ambiente, Ações Afirmativas, Políticas Públicas entre outras, relacionadas aos 20 anos da revista e sua evolução ao longo do tempo.Participantes: Sergio Feltrin (desembargador federal aposentado), Majel Lopes Kfouri (Setor de Jurisprudência do TRF2), Sergio Mendes Ferreira (Emarf) e Débora Cordeiro da Costa (Coordenadora do Núcleo de Gestão Documental e Biblioteca do TRF2)

13 de maio

10h – Homenagem ao desembargador federal aposentado Paulo Freitas Barata

Participantes: Paulo Freitas Barata (desembargador federal aposentado e ex-diretor-geral do Centro Cultural), Simone Schreiber (desembargadora federal e atual diretora-geral do Centro Cultural) e Débora Cordeiro da Costa (coordenadora do Núcleo de Gestão Documental e Biblioteca do TRF2)