Evento no Tribunal Federal da 2ª Região celebra Dia da Memória

O evento foi incluído na agenda nacional do Dia da Memória, no portal do CNJ.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Na semana em que se comemora o Dia da Memória do Poder Judiciário, o Centro Cultural Justiça Federal programou diversas atividades no evento “Justiça & Memória: compartilhando histórias”. A programação da unidade doTribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2)homenageia seu primeiro diretor-geral, o desembargador aposentado Paulo Freitas Barata.

Em suas gestões – de 2002 a 2004 e de 2005 a 2007 -, Barata aliou a preocupação com a memória do Poder Judiciário às demais funções de um espaço cultural eclético, sempre de portas abertas ao público e oferecendo atividades diversificadas e de qualidade. O evento foi incluído na agenda nacional do Dia da Memória, no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Programação

10 de maio

17h – Da Justiça à Arte: visita orientada à Sala de Sessões

Visita orientada à Sala de Sessões do Centro Cultural – que foi sede do Supremo Tribunal Federal quando o Rio de Janeiro era a capital da República –, com ênfase em julgamentos emblemáticos desse período, como o do caso Olga Benário, os Movimentos Revolucionários de 5 de julho de 1922, entre outros.

11 de maio

18h – Mesa-redonda: A memória que se constrói: 20 Anos do INFOJUR, Informativo de Jurisprudência do TRF2

Debate sobre a trajetória da publicação, abordando as edições sobre Meio Ambiente, Ações Afirmativas, Políticas Públicas entre outras, relacionadas aos 20 anos da revista e sua evolução ao longo do tempo.Participantes: Sergio Feltrin (desembargador federal aposentado), Majel Lopes Kfouri (Setor de Jurisprudência do TRF2), Sergio Mendes Ferreira (Emarf) e Débora Cordeiro da Costa (Coordenadora do Núcleo de Gestão Documental e Biblioteca do TRF2)

13 de maio

10h – Homenagem ao desembargador federal aposentado Paulo Freitas Barata

Participantes: Paulo Freitas Barata (desembargador federal aposentado e ex-diretor-geral do Centro Cultural), Simone Schreiber (desembargadora federal e atual diretora-geral do Centro Cultural) e Débora Cordeiro da Costa (coordenadora do Núcleo de Gestão Documental e Biblioteca do TRF2)

Acessos: 191

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
108 8
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
10 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
30 1