Evento no Tribunal Federal da 2ª Região celebra Dia da Memória

O evento foi incluído na agenda nacional do Dia da Memória, no portal do CNJ.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Na semana em que se comemora o Dia da Memória do Poder Judiciário, o Centro Cultural Justiça Federal programou diversas atividades no evento “Justiça & Memória: compartilhando histórias”. A programação da unidade doTribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2)homenageia seu primeiro diretor-geral, o desembargador aposentado Paulo Freitas Barata.

Em suas gestões – de 2002 a 2004 e de 2005 a 2007 -, Barata aliou a preocupação com a memória do Poder Judiciário às demais funções de um espaço cultural eclético, sempre de portas abertas ao público e oferecendo atividades diversificadas e de qualidade. O evento foi incluído na agenda nacional do Dia da Memória, no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Programação

10 de maio

17h – Da Justiça à Arte: visita orientada à Sala de Sessões

Visita orientada à Sala de Sessões do Centro Cultural – que foi sede do Supremo Tribunal Federal quando o Rio de Janeiro era a capital da República –, com ênfase em julgamentos emblemáticos desse período, como o do caso Olga Benário, os Movimentos Revolucionários de 5 de julho de 1922, entre outros.

11 de maio

18h – Mesa-redonda: A memória que se constrói: 20 Anos do INFOJUR, Informativo de Jurisprudência do TRF2

Debate sobre a trajetória da publicação, abordando as edições sobre Meio Ambiente, Ações Afirmativas, Políticas Públicas entre outras, relacionadas aos 20 anos da revista e sua evolução ao longo do tempo.Participantes: Sergio Feltrin (desembargador federal aposentado), Majel Lopes Kfouri (Setor de Jurisprudência do TRF2), Sergio Mendes Ferreira (Emarf) e Débora Cordeiro da Costa (Coordenadora do Núcleo de Gestão Documental e Biblioteca do TRF2)

13 de maio

10h – Homenagem ao desembargador federal aposentado Paulo Freitas Barata

Participantes: Paulo Freitas Barata (desembargador federal aposentado e ex-diretor-geral do Centro Cultural), Simone Schreiber (desembargadora federal e atual diretora-geral do Centro Cultural) e Débora Cordeiro da Costa (coordenadora do Núcleo de Gestão Documental e Biblioteca do TRF2)

Acessos: 191

Aprender inglês com mais segurança e confiança pode ser o próximo passo da sua trajetória. 👏

A ANAJUSTRA Federal tem parceria com a HC School e preparou um benefício especial para associados e seus dependentes.

Ao se matricular em qualquer curso da HC School, você ganha um curso de fonética 100% gratuito, com foco em pronúncia, sons e fluidez ao falar inglês.

É a oportunidade ideal para começar do jeito certo e desenvolver uma comunicação mais segura no idioma. 😉

⚠️ Benefício válido para associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes
⏳ Oferta válida por prazo determinado

Acesse a página do convênio em anajustrabeneficios.com.br e saiba mais.

#anajustrafederal #beneficiosdoassociado #parcerias
9 0
Após o sucesso da última edição, a Agenda 2026 chega ainda mais completa, pensada para apoiar um ano com mais clareza, equilíbrio e planejamento.

🎡 Roda da Vida
Um espaço para refletir sobre diferentes áreas da sua rotina e entender onde investir energia para construir mais bem-estar ao longo do ano.

📊 Mudando Hábitos
Uma ferramenta prática para acompanhar novos hábitos, registrar sua evolução e manter a motivação para transformações reais no dia a dia.

💰 Regra 50-15-35
Uma forma simples de organizar o orçamento, distribuir melhor a renda e visualizar para onde seu dinheiro está indo.

E aí, já está com a sua Agenda e Calendário 2026 em mãos?

Se ainda não recebeu, envie uma mensagem para protocolo@anajustrafederal.org.br.

Boas anotações e um 2026 cheio de conquistas!

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
28 9
💡 Garanta seu Adicional de Qualificação e veja a diferença no contracheque!

A gente facilita o caminho pra você: reunimos os cursos certos com descontos exclusivos para associados.

🎓 Graduação, pós, MBA, mestrado e doutorado
💸 Descontos que chegam a até 77%
📍 Modalidades presencial e on-line
🔢 Simule quanto seu salário pode aumentar com o novo AQ

Acesse nossa página especial, escolha seu curso e transforme qualificação em ganho real.

👉 Comente “NOVO AQ” e receba o link da página especial.

#anajustra #adicionaldequalificação #pju
76 62