STF abre Ano Judiciário de 2026 nesta segunda (2)
A sessão terá transmissão ao vivo da TV Justiça, da Rádio Justiça e…
Uma nova versão da Biblioteca Digital do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (BDTRT Rio) está no ar, com novidades. O lançamento oficial foi nesta quarta-feira, 18/9, no Salão Nobre do prédio-sede, e contou com a presença do presidente do TRT/RJ, desembargador José da Fonseca Martins Junior, além de magistrados e servidores. O magistrado destacou a importância da ferramenta para a memória do Regional, bem como a grande utilidade que ela representa para o trabalho de jurisdicionados e dos colaboradores internos.
A apresentação da ferramenta foi feita pelo servidor Javier Rapp, gestor da Coordenadoria de Organização do Conhecimento. As mudanças incluem a atualização da tecnologia de busca, que torna mais rápidos os resultados das pesquisas. Na página inicial, o usuário encontra campos específicos para pesquisa nas duas coleções mais procuradas do repositório, que são os acórdãos e normas internas. Esses atalhos permitem que a maior parte das pesquisas seja realizada com menos “cliques”.
O novo buscador exibe, além dos resultados, a quantidade de registros por relator, autor (no caso de livros, artigos e monografias), data de publicação, entre outras informações, facilitando o refinamento da pesquisa. Outra novidade é que os termos pesquisados aparecem em destaque (com realce amarelo) entre os resultados exibidos, facilitando a sua identificação pelo usuário.
A nova BDTRT Rio também está com um novo leiaute, mais moderno, e ganhou uma galeria de imagens para exposição de fotografias – atualmente, estão sendo exibidas imagens históricas do Tribunal, mas, futuramente, outras ações poderão ser realizadas nesse espaço, como exposições temáticas virtuais.
A interface da Biblioteca Digital também passa a ser responsiva, ou seja, adapta o tamanho das suas páginas ao tamanho das telas em que estão sendo exibidas, como as telas de celulares e tablets.
O projeto da nova Biblioteca Digital foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Gestão do Conhecimento (SGC) e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI).
Saiba mais
A Biblioteca Digital do TRT/RJ foi implementada em 2008. Ela consiste em um repositório de diversos tipos de informações produzidas pelo Tribunal, que podem ser acessadas pela internet, incluindo súmulas, acórdãos, pareceres, atos, resoluções, portarias, provimentos, entre outras espécies de atos normativos.
Por todos os seus recursos, a Biblioteca Digital é um importante instrumento de trabalho para os operadores do Direito e fonte de pesquisa para a comunidade científica. A ferramenta também contribui para a organização da memória do TRT/RJ e para a transparência pública.
Acessos: 0
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria.
Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria.
👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.
#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
Carnaval, verão, festival, presente e tecnologia com desconto? Temos. 😎
Os associados da ANAJUSTRA Federal contam com ofertas exclusivas em grandes marcas, com condições especiais por tempo limitado.
Confira todas as promoções no Clube de Vantagens e aproveite enquanto estão disponíveis.
🔗 Acesse anajustrabeneficios.com.br e aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #convenios
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval
O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.
A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.
Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.
“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.
📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus
A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.
🗓 Prazo para responder: até 20/2
📍 Disponível na área restrita
As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.
O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.
💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.
🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.
📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
A ANAJUSTRA Federal acaba de ampliar seus convênios educacionais. Quatro novas parcerias foram firmadas, oferecendo mais de 60 cursos de pós-graduação, 100% EAD, para quem quer se qualificar e garantir o aumento do Adicional de Qualificação.
💰 Mensalidades a partir de R$ 69,90
⏱️ Flexibilidade para conciliar estudos e rotina no Judiciário
🤝 Convênios com instituições reconhecidas
📖 Cursos em áreas estratégicas, como Direito, Gestão Pública, Tecnologia, IA, Dados e MBAs
Veja as novas parcerias no card!
Comente Novo AQ e receba o link da página especial para conferir todos os cursos disponíveis e seus descontos
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #educacao