Novos servidores ajudam a melhorar serviços nos TRTs

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


As fotos são dos TRTs 1, 3 e 17

Todos os anos os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) ganham novos servidores. Em dezembro, tomaram posse 104 servidores nos TRTs 1 (Rio de Janeiro), 3 (Minas Gerais), 8 (Pará e Amapá) e 17 (Espírito Santo) e mais 17 aprovados no concurso do TRT23 (Mato Grosso) aguardam para assumir cargos no Regional.

A posse de novos servidores auxilia os Tribunais a prestarem melhores serviços aos cidadãos que recorrem à Justiça Trabalhista. No TRT do Rio de Janeiro, durante a cerimónia de posse dos novos serventuários, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Sônia Regina de Freitas Andrade falou sobre os desafios atuais da JT. “Com o corte orçamentário na Justiça do Trabalho, no início do ano, nossa expectativa em dar posse era quase zero”, ressaltou. Ela enfatizou também a importância de que os novos servidores tragam sua experiência para contribuir com a instituição.

No Regional, foram empossados 26 novos servidores. Desse total, três analistas judiciários – área judiciária; e 23 técnicos judiciários – área administrativa. Destes, 19 são mulheres e sete homens. Do concurso de 2012, já foram chamados 194 aprovados para o cargo de analista judiciário – área judiciária e 662 para o cargo de técnico judiciário.

No TRT3, tomaram posse 25 servidores, sendo 15 no cargo de técnico judiciário da área administrativa, uma técnica judiciária da área de contabilidade e nove novos analistas judiciários – destes, dois são da área judiciária, dois da área administrativa, dois oficiais de justiça e três vinculados a especialidades (uma de contabilidade, uma de biblioteconomia e um de tecnologia da informação). Um dos nomeados, o agora analista da área administrativa Armando Lopes Pinto, já era servidor da casa.

No início de dezembro a 8ª Região deu posse a 21 novos servidores e no final do mês foram mais 29, entre técnicos, analistas judiciários e oficiais de justiça. Destes, 10 serão lotados na área de tecnologia e informação, os outros serão distribuídos entre as Varas Trabalhistas do Regional.

E no TRT da 17ª foram empossados três servidores, para as vagas de técnico judiciário e analista judiciário, ambos na área administrativa e analista judiciário na área judiciária.

No TRT de Mato Grosso, 17 servidores aprovados no último concurso ainda esperam nomeação pelo Tribunal e a posse que está prevista para janeiro de 2017.

Quadro atual

Conforme dados do relatório Justiça em Números 2016 (ano-base 2015), a Justiça Trabalhista possuía uma equipe de 41.747 servidores, sendo 39.326 do quadro efetivo (94,2%), 2.259 requisitados (5,4%) e 162 comissionados sem vínculo efetivo (0,4%).

Do total de servidores, 77% (32.168) estavam lotados na área judiciária, restando 23% (9.579) na área administrativa. Dentre os que atuam diretamente com a tramitação do processo, 23.501 (73%) estão no primeiro grau de jurisdição, onde também estão 84% dos processos ingressados e 91% do acervo processual.

Ainda conforme o relatório, existiam em 2015 na Justiça do Trabalho 782 cargos criados por lei ainda não providos, que representavam 1,9% dos cargos efetivos.

Atualizada em 02/01/2017

Acessos: 0

🎬 “Minha história com os Quintos” é o retrato da luta e da conquista de milhares de servidores que contaram com o apoio da ANAJUSTRA Federal em cada etapa dessa jornada.

💪 Foram anos de incertezas, idas e vindas nas decisões, mas também de união, persistência e vitórias.

Hoje, com o reconhecimento do MS 39.881 no STF, o direito aos Quintos está reafirmado — garantindo tranquilidade e justiça para quem sempre dedicou sua vida ao serviço público.

📜 Justiça feita.
💙 Quintos garantidos.
👩‍⚖️ Servidor valorizado.

#ANAJUSTRAFederal #Quintos #MS dosQuintos #VitóriaDosServidores #STF #Justiça #DireitoGarantido #ServidorPúblico
356 29
Você sabia que pode escolher como e sobre o que quer receber as mensagens da ANAJUSTRA Federal? 💚
Com poucos cliques, é possível configurar suas preferências de comunicação e selecionar os temas de maior interesse, direto na área restrita do site.

👉 Acesse anajustrafederal.org.br e faça login com seu CPF e senha de associado.
No menu, clique em “dados pessoais” → “preferências de comunicação”.

Lá, você escolhe se quer receber nossos comunicados por e-mail, WhatsApp ou SMS — uma, duas ou todas as opções — e garante que nenhuma novidade fique de fora.

Entre os temas disponíveis estão:
⚖️ Ações jurídicas
🏥 Saúde e rede conveniada
📬 Boletim semanal
💼 ANAJUSTRA Corretora
... e outros assuntos de interesse do associado.

💡 Atualize suas preferências e mantenha-se informado da forma que preferir!

#anajustrafederal #preferenciasdecomunicacao #associadoanajustra #pju #judiciariofederal
12 0