Cartilha da Saúde do TRT12 vai ajudar servidores e magistrados em casos de emergência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Imagine a cena: você está em sua mesa de trabalho, concentrado no computador, quando um colega começa a passar mal e desmaia. Você saberia o que fazer nesta hora? Quem chamar, como proceder?

Pois uma situação bem parecida aconteceu há pouco tempo no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Durante a ocorrência, os colegas ligaram para a Coordenadoria de Saúde, que passou a orientação a ser seguida em todos os casos semelhantes: chamar o Samu. Outra atitude importante a ser tomada é informar o ocorrido ao setor de segurança, para que a entrada dos socorristas seja autorizada com mais agilidade.

O caso do colega que passou mal não foi nada grave, felizmente, mas acendeu a luz para a importância de informar magistrados e servidores sobre como agir em casos como esse. Por isso, atendendo à solicitação de uma servidora, feita por meio da Ouvidoria, a Presidência do TRT-SC determinou que a Coordenadoria de Saúde e a Secretaria de Comunicação Social elaborassem dois materiais: um cartaz e uma cartilha virtual de primeiros socorros.

Procedimentos de emergência

O cartaz traz informações como os telefones do socorro especializado e a forma de agir enquanto a ajuda não chega, devendo ser afixado em local visível dentro da secretaria. As unidades judiciárias de primeiro grau já receberam as cópias pelo malote desta semana, enquanto as administrativas e os gabinetes de desembargadores vão receber nos próximos dias.

A cartilha virtual traz informações mais completas, como o que deve ou não ser feito em determinadas ocorrências, identificação de sinais vitais, sintomas a serem observados, informações que devem ser passadas aos socorristas, entre outras. O material ficará disponível na página da Coordenadoria de Saúde, na intranet.

“A primeira e mais importante ação é chamar o socorro especializado. Depois, avisar a segurança do prédio e, em seguida, executar os procedimentos previstos no cartaz ou na cartilha”, explicou a médica Dolores Santos, chefe da Coordenadoria de Saúde e uma das responsáveis pelo material. “É muito importante que todos saibam os procedimentos básicos de primeiros socorros. Se executados prontamente e de forma correta, pode-se evitar que uma emergência se agrave e até mesmo salvar uma vida”, concluiu a servidora.

Leia a cartilha virtual

Acessos: 6

🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
47 11
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
9 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
15 0