Cartilha da Saúde do TRT12 vai ajudar servidores e magistrados em casos de emergência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Imagine a cena: você está em sua mesa de trabalho, concentrado no computador, quando um colega começa a passar mal e desmaia. Você saberia o que fazer nesta hora? Quem chamar, como proceder?

Pois uma situação bem parecida aconteceu há pouco tempo no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Durante a ocorrência, os colegas ligaram para a Coordenadoria de Saúde, que passou a orientação a ser seguida em todos os casos semelhantes: chamar o Samu. Outra atitude importante a ser tomada é informar o ocorrido ao setor de segurança, para que a entrada dos socorristas seja autorizada com mais agilidade.

O caso do colega que passou mal não foi nada grave, felizmente, mas acendeu a luz para a importância de informar magistrados e servidores sobre como agir em casos como esse. Por isso, atendendo à solicitação de uma servidora, feita por meio da Ouvidoria, a Presidência do TRT-SC determinou que a Coordenadoria de Saúde e a Secretaria de Comunicação Social elaborassem dois materiais: um cartaz e uma cartilha virtual de primeiros socorros.

Procedimentos de emergência

O cartaz traz informações como os telefones do socorro especializado e a forma de agir enquanto a ajuda não chega, devendo ser afixado em local visível dentro da secretaria. As unidades judiciárias de primeiro grau já receberam as cópias pelo malote desta semana, enquanto as administrativas e os gabinetes de desembargadores vão receber nos próximos dias.

A cartilha virtual traz informações mais completas, como o que deve ou não ser feito em determinadas ocorrências, identificação de sinais vitais, sintomas a serem observados, informações que devem ser passadas aos socorristas, entre outras. O material ficará disponível na página da Coordenadoria de Saúde, na intranet.

“A primeira e mais importante ação é chamar o socorro especializado. Depois, avisar a segurança do prédio e, em seguida, executar os procedimentos previstos no cartaz ou na cartilha”, explicou a médica Dolores Santos, chefe da Coordenadoria de Saúde e uma das responsáveis pelo material. “É muito importante que todos saibam os procedimentos básicos de primeiros socorros. Se executados prontamente e de forma correta, pode-se evitar que uma emergência se agrave e até mesmo salvar uma vida”, concluiu a servidora.

Leia a cartilha virtual

Acessos: 3

🎬 “Minha história com os Quintos” é o retrato da luta e da conquista de milhares de servidores que contaram com o apoio da ANAJUSTRA Federal em cada etapa dessa jornada.

💪 Foram anos de incertezas, idas e vindas nas decisões, mas também de união, persistência e vitórias.

Hoje, com o reconhecimento do MS 39.881 no STF, o direito aos Quintos está reafirmado — garantindo tranquilidade e justiça para quem sempre dedicou sua vida ao serviço público.

📜 Justiça feita.
💙 Quintos garantidos.
👩‍⚖️ Servidor valorizado.

#ANAJUSTRAFederal #Quintos #MS dosQuintos #VitóriaDosServidores #STF #Justiça #DireitoGarantido #ServidorPúblico
360 29
Você sabia que pode escolher como e sobre o que quer receber as mensagens da ANAJUSTRA Federal? 💚
Com poucos cliques, é possível configurar suas preferências de comunicação e selecionar os temas de maior interesse, direto na área restrita do site.

👉 Acesse anajustrafederal.org.br e faça login com seu CPF e senha de associado.
No menu, clique em “dados pessoais” → “preferências de comunicação”.

Lá, você escolhe se quer receber nossos comunicados por e-mail, WhatsApp ou SMS — uma, duas ou todas as opções — e garante que nenhuma novidade fique de fora.

Entre os temas disponíveis estão:
⚖️ Ações jurídicas
🏥 Saúde e rede conveniada
📬 Boletim semanal
💼 ANAJUSTRA Corretora
... e outros assuntos de interesse do associado.

💡 Atualize suas preferências e mantenha-se informado da forma que preferir!

#anajustrafederal #preferenciasdecomunicacao #associadoanajustra #pju #judiciariofederal
12 0